ALTERNATIVA

Codau cidadã tem estreia tímida

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 18/09/2023 às 21:17Atualizado em 19/09/2023 às 21:29
Compartilhar

Estreia do programa Codau Cidadã foi bastante tímida. Antecipado em uma semana, a divulgação do evento acabou prejudicada. Aliás, ao contrário do que se pensou inicialmente, a van adesivada foi substituída por uma tenda improvisada, montada na Praça da Abadia na manhã de sábado. Sem identificação visual, a tenda acabou sendo confundida com ponto de vacinação, o que pode explicar, em parte, a baixa procura de informações por parte dos consumidores. O programa é bom, mas a execução deixou a desejar. Pode e deve ser aprimorada, para alcançar seu objetivo, que é levar informação e esclarecer as dúvidas dos cidadãos sobre as contas de água. 

1º Codau Cidadã aconteceu neste fim de semana (Foto/Divulgação)

1º Codau Cidadã aconteceu neste fim de semana (Foto/Divulgação)

OBJETIVO ATINGIDO 
Mas, o presidente José Waldir, por sua vez,  avalia que o objetivo do programa foi atingido. “Todas as pessoas saíram de lá com as dúvidas sanadas. A maioria delas buscava entendimento sobre o consumo mensal e valores da conta de água” – avaliou. 

POR QUE A TENDA? 
Segundo explicação da assessoria da Codau, o uso da van foi reavaliado e a opção recaiu sobre a tenda e cadeiras, pois “o projeto  de atendimento ao público é de acolhimento. E o público sentado fica dentro desta proposta”. Ainda de acordo com a autarquia, “o itinerante foi formatado com três computadores para agilizar as consultas ao sistema, o que também evitou filas”. A Codau avalia que, no geral, foi rápido o atendimento aos 52 consumidores que estiveram na Praça da Abadia, no sábado pela manhã. E garante que o layout da tenda está sendo elaborado, para ser identificado facilmente pela população. Da mesma forma, a Codau vai intensificar a divulgação dos dois próximos locais, que serão a Praça do Zé do Tiro, no Parque das Américas, e na Praça da República, no bairro de Lourdes. 

PÉ NA TÁBUA 
Decreto publicado na edição de sexta-feira do jornal oficial do município coloca “pilha” nos encarregados das licitações na Prefeitura. Todas elas terão de ser concluídas e homologadas até o dia 15 de dezembro, para encerramento do exercício fiscal de 2023. Isso significa que vários processos de licitação que ainda estão pendentes, especialmente de obras, terão de ser agilizados.  

DE VOLTA 
Candidato de oposição a presidente do CREA-MG, Gilson Queiroz esteve em Uberaba nesta segunda-feira, reunindo-se com profissionais da área no final da tarde. Antes, porém, participou do JM News 2ª edição, na Rádio JM, e revelou sua intenção de reativar a delegacia regional do CREA aqui na cidade. Gilson foi presidente do Conselho por dois mandatos, ocasião em que foi criada a nossa  regional, que levou o nome de “Regional Rio Grande”. Depois, foi desativada e o comando centralizado em Uberlândia. Hoje Uberaba conta com apenas um fiscal do CREA na cidade. 

FEIRÃO  
Por falar em obras, ACIU realizou na noite dessa segunda-feira o lançamento oficial do 1º Feirão da Construção. Evento vai reunir mais de 50 empresas do segmento, dentre madeireiras, lojas de materiais elétricos, tintas, etc. Do dia 20/9 a 20/10, as empresas participantes vão conceder descontos aos clientes, que ainda poderão concorrer a quatro prêmios no valor de R$ 2.500,00 cada, em dinheiro. Se você está pensando em reformar sua casa, a hora é esta. 

PROVIDÊNCIAS 
Leitores de Alternativa têm se sentido incomodados com a “ornamentação” de pelo menos dois locais públicos, em que se veem garrafas pet pintadas e até cruz fincada no gramado. Em frente ao Hospital de Clínicas, grande parte da ilha central apresenta essa “decoração”, batizada de “Jardim de Alice”. Mais recentemente, o mesmo estilo de “ornamentação” surgiu na rotatória próxima ao Fórum estadual. Nada contra protestos ou manifestações populares, mas será que nossas ruas e praças não merecem um tratamento mais adequado, com plantas e flores de verdade, embelezando a cidade? Com a palavra a Prefeitura! 

MAIS UMA 
Essa eleição de conselheiros tutelares em Uberaba está dando “pano pra manga”. Primeiro foi a intervenção (oportuna, diga-se de passagem) do Ministério Público para democratizar o processo de escolha e oportunizar a participação de mais interessados em se candidatar. Depois, reaberto o prazo para inscrições e já com a primeira prova aplicada, vieram alterações no edital. Isso mesmo: troca de pneu com o carro em movimento. Não bastasse, na edição do Porta Voz desta segunda-feira foi publicada mais uma alteração, passando do dia 15 (sexta-feira) para as 17h do dia 18 (hoje) a divulgação do resultado da avaliação psicológica dos candidatos. Detalhe: a publicação no Porta Voz saiu depois do horário estabelecido para a prometida divulgação. Pode? 

PRETO NO BRANCO 
Publicada a composição registrada da Comissão Provisória do Novo em Uberaba, trazendo na presidência o advogado Richard Maciel. A médica Sabrina Sarreta é vice-presidente, Anderson Alves dos Santos, financeiro, e Renato de Almeida Martins, secretário de assuntos institucionais. 

CHAPA FORTE 
A propósito, o presidente Richard Maciel ressalta que o Novo vai disputar as eleições de 2024 com chapa forte de vereadores. Há perspectiva de lançamento de candidato a prefeito e vice, também. 

PRESTÍGIO 
A propósito, o vice-governador Mateus Simões virá a Uberaba na terça-feira da próxima semana para a entrega das obras de recapeamento da avenida Filomena Cartafina e, principalmente, para prestigiar a nova comissão provisória do Novo.  

FEIRA GOSPEL 
As inscrições para participar da Feira Gospel que será promovida pela Fundação Cultural estarão abertas a partir desta terça-feira, dia 19, até o dia 22, entre meio dia e 17h. A Feira Gospel será realizada no dia  30 de setembro, mas a partir de novembro ganhará mais musculatura, sendo realizada em todo primeiro sábado de cada mês. Só não dá para entender esse prazo tão curto para as inscrições e tão “em cima da hora”... 

GASTÃOZINHO 
O presidente Lula já gastou mais no seu cartão corporativo em seis meses de mandato do que seus antecessores Jair Bolsonaro, Michel Temer e Dilma Roussef.  De acordo com dados do Portal da Transparência, que monitora o uso do Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF) pela Secretaria de Administração da Presidência da República, Lula gastou quase R$ 8 milhões de janeiro a julho deste ano. 

Ex-deputado Franco Cartafina, vereador Marcos Jammal e o ex-vice-prefeito Moacyr Lopes foram flagrados no fim de semana em altos papos. O trio está afinado no discurso de oposição (Foto/Leitor)

Ex-deputado Franco Cartafina, vereador Marcos Jammal e o ex-vice-prefeito Moacyr Lopes foram flagrados no fim de semana em altos papos. O trio está afinado no discurso de oposição (Foto/Leitor)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por