Gê Alves – redatora interina
gealves13@gmail.com
Em recuperação. Após cirurgia cardíaca, quarta-feira, para colocação de duas pontes de safena e uma mamária, o deputado estadual Heli Andrade continuava até ontem à noite na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em São Paulo. A sua liberação para suíte está prevista para hoje. As informações são de que os exames pós-cirúrgicos apontam recuperação satisfatória, segundo os médicos que o acompanham. Boletim sobre o estado de “Grilo”, acompanhado de nota à imprensa, deve sair nas próximas horas.
Pedestres. A faixa existe e começa a haver um respeito por ela na avenida Fernando Costa, segundo leitores. Contudo, me contam que alguns ainda atravessam fora dela a menos de 10 metros, outros ignoram o sinal vermelho para pedestres e atravessam sem cerimônia. Ainda sobre trânsito de forma geral e os absurdos que a gente vê por aí todo dia e tem falado aqui, de leitores vem sugestão para palestras educativas nas escolas, para ensinar o que é contramão e suas consequências; fila indiana, uso da faixa, ou seja, o trivial. Tem razão, é preciso formar uma geração de pedestres e motoristas melhores.
SEM MAU CHEIRO. Onde tinha mau cheiro que parecia eterno, vai ter vida. Isso mesmo. A Codau e a Cemig estão em conversa adiantada para povoar o córrego das Lages com peixes. A notícia em primeira mão me foi dada pelo presidente da companhia, ex-prefeito Luiz Guaritá Neto, dentro desta nova perspectiva do córrego despoluído que pôs fim ao odor nervoso no centro da cidade e que perdurou décadas e décadas. Na obra contra as enchentes (claro, dentro das médias históricas de chuva) separou-se o esgoto, tendo sido tirados 480 pontos clandestinos
É promoção! Tem promoção no ar. A Passaredo está com a Promopass, com passagens Uberaba/Congonhas – Congonhas/Uberaba por 149,99. O valor promocional pode ser garantido até dia segunda-feira (7) para embarques no período de 27 de outubro até 31 de janeiro de 2020.
Boa notícia. A partir de fevereiro de 2020, me conta o secretário executivo do Ministério da Agricultura, ex-prefeito Marcos Montes, produtos de origem animal inspecionados por consórcios públicos municipais poderão ser comercializados nas cidades. A medida, prevista em decreto publicado quarta-feira (2), atende antiga demanda dos municípios e ampliará o mercado para os produtores rurais de grande parte do país. Atualmente, as mercadorias inspecionadas pelos serviços municipais podem ser comercializadas apenas nos locais onde são fabricadas.
Aprovado! Grande a repercussão junto aos comerciantes da região da nota de ontem sobre as ações na praça da Rodoviária. Um deles leu o artigo de João Sabino e viu as melhorias na praça. Leu as referências na coluna e se manifestou: “Achei que a nossa causa estava irremediavelmente perdida. Felizmente não está”. O secretário da área social, Marco Túlio Cury, por sua vez, fez contato para informar que outras ações integradas vão ser realizadas. A praça Carlos Terra foi prospectada pelo urbanista João Lucas Borges, em 1972, e no mesmo ano o ex-prefeito Arnaldo Rosa Prata construiu a nova rodoviária.
Renova. A atividade do Renova BR, que acontece hoje em mais de 440 cidades brasileiras, ocorre em Uberaba em oito locais. A iniciativa marca o início da contagem regressiva de um ano para as eleições municipais de 2020. O Renova visa a formação política e no seu primeiro ano, de 117 candidatos que passaram por lá, 17 foram eleitos.
Emprego. A ação de Daniel Moisés visa aproximar empresas de pessoas em busca oportunidade de trabalho ou empreendedorismo. Ele promove ciclo de capacitação com oferta de cerca de cem vagas em empresas locais no Sebrae. Perfil no Instagram e site “quero trabalharuberaba” atraíram 1,6 mil pessoas em uma semana. As vagas para o evento esgotaram-se em quatro horas de inscrições.
Urbanismo. Vinicius Martins mora no exterior, mas sua ação acontece na avenida Leopoldino de Oliveira, com engenheiros e arquitetos para elaboração de projeto de revitalização do local. Revitalização urbana também será trabalhada por Antonio Evangelista, que vislumbra a criação do Observatório Urbano de Uberaba, focado na investigação dos planos urbanísticos da cidade, habitação social, educação patrimonial e sustentabilidade, numa atividade conjunta com sociedade civil e instituições de ensino no Centro Educacional da UFTM.
Educação. Rochelle Bazaga e Celso Neto vão trabalhar na educação. Ela na Escola Estadual Castelo Branco, com revitalização do local e atividades de formação aos alunos na área de história e aulão do Enem. Ele na Escola Estadual Geraldino, com a revitalização da horta e aula de manutenção; musicalização com bateria universitária; primeiros socorros e pintura do muro.
Social. José Victor Prado promove doação de cobertores, roupas e alimentos na praça Dr. Jorge Frange, enquanto Rafael Oliveira, em mutirão, revitaliza o campo de futebol no conjunto Cartafina/Vila Esperança, e Fábio Apolinário vai atuar na área de coleta de recicláveis no galpão da Cooperu.
Eu fico por aqui. Lídia Prata volta na próxima semana. Obrigada!