ALTERNATIVA

Codau não atende aos telefones causando indignação

Pessoas lavavam telhados e denúncia não foi feita (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 14/10/2014 às 11:01Atualizado em 17/12/2022 às 03:13
Compartilhar

POR GÊ ALVES – REDATORA INTERINA

Terra mãe. Sacramento, que com o seu Desemboque é o berço do Brasil Central, acaba mesmo fazendo um papel maternal neste período de sacrifícios vividos pelos uberabenses. O rio Claro, cuja transposição ajuda a aliviar o sofrimento, está naquele município.

Aliviando. Outra grande colaboração vem do frigorífico Boi Bravo. Bacana a postura do empresário Romeu da Costa Telles de, voluntariamente, liberar dois poços artesianos para ajudar neste momento difícil. Oito torneiras para uso da comunidade foram instaladas beira-muro. Passei por lá no sábado e pude conferir a alta demanda. Outro poço artesiano, com capacidade para 15 mil litros/hora, a pedido do vereador Edmilson “Doidão” de Paula ao empresário, está sendo disponibilizado para encher caminhões-pipa destinados a creches, escolas, hospitais, asilos e afins. Tudo gratuitamente e apenas uma limitaçã a água buscada não pode ter finalidade comercial. Outras empresas, como a ABCZ, bem que poderiam fazer o mesmo.

Vigiando. E parece que tem uns e outros que não estão é nem aí pra este problemão. No sábado, moradores do Condomínio Villagio di Roma, na Odilon Fernandes, acionaram os síndicos indignados com ação de trabalhadores de estabelecimento nas imediações que – pasmem – lavavam o telhado. Para completar, o fato acabou não registrado no Codau porque os telefones não atenderam. SOS, Plantão!!!

Recorrente. Ônibus que faz a linha 59 quebrou três vezes na mesma semana. Na empresa a afirmação ao usuário é de conhecimento do fato. Enquanto isto, usuários perderam hora, inclusive muitos atrasando o ponto. O responsável pelo setor na Prefeitura, Claudinei Nunes, admite a situação, com problemas verificados por três dias na mesma semana e mesmo horário e afirma que a empresa foi notificada em todas as ocorrências.

Fim (?). Há quem “pressinta” que a linha de produção da Black & Decker em Uberaba esteja com o tempo minguado e aposte que, em pouco tempo, a unidade daqui seja transformada apenas em centro de distribuição. As demissões que vêm acontecendo paulatinamente continuam e houve, conforme fontes, redução de turnos.

Demais. Tenho ouvido muitas críticas e dificuldade de entendimento por parte da população para o faz e desfaz e faz de novo nas obras ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira. Não são poucos os que apontam falhas de planejamento.

Troca. Mudanças na saúde já estão acontecendo. Soube ontem que Lourival Bessa, que até ontem estava coordenador na Unidade de Saúde São Cristóvão, passa a trabalhar hoje na UPA São Benedito.

Danado! Cada vez fica mais evidente o jeito do vereador Luiz Dutra para a articulação política. Prova contundente disto é a unanimidade que se desenha em torno do seu nome para a presidência da Câmara. Pelo menos em passado recente não me lembro de nada parecido, sobretudo considerando as divisões fortes verificadas nos últimos pleitos.

Colhendo. O governador eleito Fernando Pimentel teve apenas 71 votos a mais que Pimenta da Veiga em Sacramento. Por lá a vitória é vista como da chapa, não do PT. É que o vice de Pimentel é Antônio Andrade, que há várias eleições foi o deputado federal majoritário na cidade e teria carreado também agora em 2014 muitos votos para dobradinha junto aos sacramentanos. Mas o destaque por lá mesmo foi Anastasia para o Senado, que perdeu em Uberaba, mas foi o preferido com larga vantagem na cidade vizinha. O prefeito Bruno Cordeiro trabalhou diretamente com Anastasia enquanto governador e viu seus apoiados a deputado federal e estaduais também eleitos: Marcos Montes Cordeiro (majoritário à Câmara) e Léo Portela, Antônio Lerin e Antônio Carlos Arantes (Assembleia).

Nem tudo é o que parece. O deputado federal reeleito e majoritário no Triângulo Mineiro, Marcos Montes (PSD), rebate propaganda divulgada no horário eleitoral gratuito em que a coligação liderada pelo PT afirma que Aécio Neves (PSDB) perdeu a eleição no primeiro turno em Minas Gerais - Estado que ele governou. “O eleitorado elegeu o governador do PT, mas, com certeza, não foi por causa do Aécio e seu grupo político”, avalia Marcos Montes. E justifica: “O sucessor de Aécio, ex-governador por dois mandatos, Antonio Anastasia (PSDB), foi eleito senador com 5,1 milhões de votos, e vai ocupar a única vaga de Minas Gerais disputada este ano para o Senado". Para MM, o voto no senador eleito Anastasia foi o voto em Aécio e no seu grupo político.

Fenômeno. A título de curiosidade eleitoral com viés nacional, o deputado federal Bonifácio Andrada (PSDB/MG), 84 anos, foi reeleito e cumprirá seu décimo mandato. Considerando que participou do Legislativo estadual por quatro mandatos e um no municipal, soma-se 15 eleições legislativas iniciadas em 1954, ou seja, 60 anos de experiência nos parlamentos. Considerando que os grandes Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Antônio Carlos Magalhães, José Sarney, Leonel Brizola e Franco Montoro ocuparam e se elegeram para muitos cargos no Executivo, deixando de se candidatar ao Legislativo, penso até que estes 15 mandatos legislativos do patriarca do clã Andrada sejam algo inédito, talvez um recorde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por