ALTERNATIVA

Codau rescinde contrato com empresa da troca dos hidrômetros

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 05/12/2023 às 20:52Atualizado em 06/12/2023 às 21:30
Compartilhar

Nesta terça-feira, a Codau rescindiu o contrato com TCM Seerviços de Limpeza e Conservação. A empresa era responsável pela troca dos hidrômetros, suspensão e restabelecimento de água, reparos em muros e passeios pós-obras da companhia. O contrato estava vencido desde 20 de outubro. Em nota, a Codau explicou que a TCM recebeu várias notificações por descumprimento de cláusulas contratuais, entre elas atrasos no cronograma físico-financeiro do trabalho. Ressalta, também, que não há qualquer irregularidade relacionada à troca dos hidrômetros.. 

RESSARCIMENTO
Na nota distribuída pela Codau para comunicar o encerramento do contrato com a TCM, chama a atenção a posição da companhia sobre o furto de 775 hidrômetros, entre novos e velhos, que estavam sob responsabilidade da contratada. Esses hidrômetros foram trocados pela TCM, antes do furto. Agora a Codau quer ser ressarcida financeiramente.  

IMBROGLIO DAS CONTAS ERRADAS 
Codau precisa encontrar uma alternativa, urgentemente, para corrigir as faturas de água cobradas pela média. Não é razoável que os mais de 6.700 consumidores atingidos pelo erro sejam penalizados com a obrigação de se deslocarem até o SAC da Codau para fazer reclamação. Afinal, os consumidores terão de se deslocar até o centro, gastando combustível ou passe de ônibus, perder seu tempo esperando atendimento, pra ter a conta revista. Seja lá quem errou que corrija seu erro, mas não imponha esse ônus ao cidadão. Aliás, a Codau tem meios de fazer essa correção, já que identificou o número exato de faturas lançadas pela média. Enfim, a companhia sabe exatamente quais contas estão erradas. É só anular essas contas e emitir outras, corrigidas. 

AGILIDADE 
Vereador Marcos Jammal defende que a Codau suspenda a cobrança dessas faturas lançadas pela média (PM) e emita novas faturas, corretas, para substituir as erradas. E o faça o quanto antes, para evitar que a fatura corrigida chegue ao mesmo tempo que a fatura do mês, onerando o cidadão com duas contas para pagar simultaneamente. 

MULTIDÃO 
Jammal também pondera, com propriedade, que a Codau não tem pessoal suficiente para atender quase 7 mil consumidores atingidos pela cobrança de água pela média. Nem mesmo ampliando o horário de atendimento, como foi determinado para esta semana. “É tanta gente, que não caberia nem no Uberabão”. Isso sem contar aqueles que vão reclamar por outros motivos também, aumentando mais a fila para atendimento. 

MUDANÇA NA GUARDA 
Exoneração, a pedido, da GM Jéssica Beatriz Souza Soares de Paiva do cargo de subcomandante da Guarda Civil Municipal foi publicada nesta segunda-feira. A saída de Jéssica já era tida como certa bem antes de se confirmar, dadas as dificuldades de relacionamento com os comandados. Primeira mulher a assumir o cargo, Jéssica enfrentou desafios enormes com a corporação predominantemente masculina. 

Jéssica será substituída por Carlos Humberto Oliveira Granela. 

NOVO COMANDO 
Por falar em comando, o Republicanos passa a ser presidido em Uberaba pelo empresário Domingos Araújo, pai da prefeita Elisa, confirmando o que esta coluna antecipou. Na executiva do partido estão, também, o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, como secretário geral, e o Diretor geral da Câmara, Glauco Braz, como vice-presidente. O tesoureiro é Lázaro Alves dos Santos, tendo a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, como vogal. 

RUMO CERTO 
Ao que tudo indica, o Republicanos deverá receber dois dos atuais vereadores assim que a janela partidária for aberta: Almir Silva, líder do governo na Câmara, e o presidente do Legislativo, Fernando Mendes. 

MUDANÇA DE RUMO 
Até então comandado por Leonardo Queiroz, o Republicanos estava no grupo de apoio à pré-candidatura do Pastor Eduardo Isidoro. 

NOVIDADE 
Ex-Procurador Geral da Câmara, Diógenes Sene acaba de ser nomeado para adjunto da Secretaria de Governo. 

MUDANÇAS 
Por falar em mudanças, o engenheiro Karim Mauad não responde mais pela Controladoria Geral da Câmara. Presidente Fernando Mendes diz que não houve nenhum problema com o agora ex-controlador. Está apenas “preparando a Câmara para 2024”. 

Ainda não está definido o nome que irá substituí-lo no cargo. 

NOS HOLOFOTES 
Com vários clientes no setor do agronegócio e, principalmente, dentro da cadeia produtiva do setor sucroenergético, a Solis vem ampliando cada dia mais seu portfólio no agronegócio. Durante a ExpoCigra, chamou a atenção o carro mais sustentável do mundo (foto abaixo), que é um veículo elétrico, que também funciona à base de etanol, ou seja, é híbrido, contribuindo para a redução de emissão de gases, auxiliando a preservação ambiental. Com identidade visual criada pela Solis, o veículo destaca o setor, lembrando que o veículo é “movido pelo agro”, bem como enfatiza a importância do uso de Etanol, alinhando tecnologia e sustentabilidade. 

Carro mais sustentável do mundo (Foto/Paulo Lúcio)

Carro mais sustentável do mundo (Foto/Paulo Lúcio)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por