ALTERNATIVA

Codemig vai garantir demanda para ter o gasoduto

Lídia Prata
Publicado em 09/11/2017 às 09:07Atualizado em 16/12/2022 às 09:11
Compartilhar

Operação “ressuscita zumbi”

Alternativa: Prefeito, como foi a reunião na Petrobras?

Piau: Foi boa.

Alternativa: Vai conseguir ressuscitar esse “zumbi”?

Piau: O presidente da Petrobras pediu aos assessores que protelem o leilão por mais 60 ou 90 dias e criou um grupo de trabalho para apresentar um produto vendável aos investidores privados. Para a Petrobras, a diferença entre a UFN-3 e a UFN-5 é a presença de gás lá em Três Lagoas. Nesse sentido, a Codemig assumiu o compromisso de garantir contrato de consumo de gás de um milhão e meio de metros cúbicos por dia. Isso é fundamental para o sucesso do negócio, ou seja, a iniciativa corre risco dentro de limites, mas o Estado deve correr riscos em benefício do futuro da população, como fez com a Fiat/Betim, quando o Estado ficou inicialmente sócio do negócio e depois saiu.

 Pra valer

O presidente Pedro Parente e duas gerentes da Petrobras (Anelise Quintão e Marina Facheti) comandaram a reunião ontem com as lideranças de Uberaba. Ouviram a exposição de motivos do prefeito Paulo Piau sobre a necessidade de tratamento à planta de amônia de Uberaba igual ao dado à fábrica de Três Lagoas, ou seja, a venda do projeto integral, sem fatiar os ativos. Depois ouviram o presidente da Câmara, Luiz Dutra, externar o sentimento de frustração dos uberabenses com o desmantelamento da fábrica local pela Petrobras. Discussões daqui e dali, houve um certo desconforto quando Parente disse que a decisão da petroleira pela venda fatiada de ativos deveu-se à falta do gasoduto na região. Foi aí que o presidente da Codemig, Marco Antônio Castelo Branco, deu a cartada decisiva: o governo de Minas vai resolver já essa questão do gasoduto.

Gás de onde?

Até onde se sabe, a intenção do governo Pimentel é trazer o gás de São Carlos para Uberaba, que é considerada a alternativa mais viável (a essa altura do campeonato). O presidente da Codemig assumiu a responsabilidade de conseguir parceiros na iniciativa privada para viabilizar a extensão do ramal do gasoduto da TGBC até aqui e sinalizou que tem uma “carta na manga”. Ou seja, voltamos ao primeiro capítulo da novela do gasoduto, porém agora com chances reais de um final feliz.

Elogios – Antes de encerrar a reunião, Pedro Parente abriu parênteses para elogiar a postura do prefeito de Uberaba na defesa do projeto da planta de amônia. Na frente de todos os presentes, enalteceu o empenho de Piau, que, obviamente, ficou visivelmente constrangido.

Reforço – Piau vai aproveitar o Encontro de Prefeitos da Alta Mogiana para pedir o apoio dos colegas. O argumento é forte: todos os municípios vizinhos querem o gás e a maneira mais rápida de conseguirem esse objetivo é através do consumo pela fábrica de amônia de Uberaba.

Ações paralelas

Bancada mineira no Congresso comprou a briga pela fábrica de amônia em Uberaba e elaborou um documento pedindo o cancelamento da venda fatiada da UFN-5. Documento foi entregue ontem mesmo ao presidente Pedro Parente e hoje chegará às mãos do presidente Michel Temer. Duas audiências públicas já estão marcadas para tratar do assunto, sendo uma no dia 14, em BH, promovida pela Assembleia Legislativa de Minas, e outra no dia 27, em Uberaba.

Presença indesejada

Em que pese a elogiável ação das polícias na prisão de parte dos integrantes da quadrilha que assaltou a Rodoban, nada justifica a intenção da Polícia Civil de tentar trazê-los de Goiânia para Uberaba. Que fiquem por lá. Afinal, quem quer mais bandido ligado ao PCC na nossa terra, diante do risco de fugirem da penitenciária e voltarem a praticar crimes na nossa cidade? Francamente. É o tipo de “troféu” que a nossa polícia não deveria querer.

É ele!

O blog “O Antagonista” divulgou entrevista feita com o deputado federal Marcos Montes sobre a eventual candidatura do ministro da Fazenda Henrique Meirelles a presidente da República. “O Meirelles é um cara que tem potencial.” Quando indagado sobre a falta de carisma do pré-candidato do PSD, MM saiu com essa: “Não, carisma ele não tem. Mas isso se constrói. O poder constrói o carisma. Agora, se a economia se viabilizar, principalmente com a retomada do emprego, tudo muda. Meirelles não tem carisma nem voto, mas é candidato fortíssimo. O Brasil não está procurando algo diferente e que fuja do tradicional? Eu acho que o Meirelles é, sim, algo diferente”.

Caravana do Meirelles

Ainda na entrevista a O Antagonista, Marcos Montes revela que Henrique Meirelles, em breve, sairá em “caravana” pelo país para popularizar sua imagem. Segundo o líder do PSD na Câmara, é preciso dar um “verniz” político ao pré-candidato. Os dois vão conversar nos próximos dias sobre possíveis destinos. Certamente Uberaba estará na rota da caravana.

Se fosse sempre assim...

Vejam como são as coisas: para defender a planta de amônia, todos os nossos deputados se deram as mãos, mostrando que quando nossos políticos trabalham em conjunto em prol da cidade, sem vaidades, tudo pode acontecer. Caio Narcio, tucano, sugeriu a ida a Brasília para reunião com a bancada mineira, articulada junto ao deputado mineiro Fábio Ramalho, vice-presidente da Câmara dos Deputados. Lá na mesma sala estavam vários outros deputados de Minas, em especial Aelton Freitas, Adelmo, Marcos Montes e o próprio Caio, todos com Paulo Piau. O resultado foi um documento de bancada pedindo a suspensão do leilão. Da mesma forma, ontem, no Rio de Janeiro, o governo de Minas também esteve presente, representado pelo presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco. Que os anjos digam amém!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por