ALTERNATIVA

Codemig vende área do DI 3 arrendada para plantio de cana

Lídia Prata
Publicado em 07/07/2021 às 18:37Atualizado em 19/12/2022 às 03:08
Compartilhar

É CANA!

Vereador China postou vídeo nas redes sociais para denunciar a ocupação por canavial de uma área no Distrito Industrial 3, que teria sido vendida pela Codemig para grupo empresarial interessado em montar uma usina termelétrica no local. Segundo o vereador, a Usina Delta estaria colocando obstáculos para deixar a área plantada com cana, o que coloca em risco cerca de 300 empregos a serem gerados pelo empreendimento industrial. Ele ressalta que a área do DI deve ser destinada à indústria, e não à lavoura.

RETAGUARDA CONTRATUAL

O problema dessa área de cerca de 550 mil metros quadrados no DI 3 é um pouco mais complexo. Acionada, a Usina Delta apresentou contrato de arrendamento da área, firmado em 1993, que veio sendo renovado desde então. A última renovação ocorreu em agosto do ano passado, com término previsto para 2027. Mas, não pretende obstaculizar o desenvolvimento industrial de Uberaba e está disposta a entregar a área imediatamente, desde que a Codemig pague a indenização prevista no contrato, correspondente ao preço de 150 toneladas de cana por hectare. Segundo os advogados que representam a Usina Delta, Dnieper e Frederico Paropat, na semana que vem as partes terão uma reunião em Belo Horizonte, para resolver o impasse diretamente com a Codemig.

PÉ NA TÁBUA

Já está correndo o prazo para a Comissão Processante das Vacinas concluir os trabalhos de apuração iniciados pela CEI dos Fura-Filas. Composta pelos vereadores Elias Divino, Anderson Dois Irmãos e Alessandra Piagem, a Comissão Processante precisa se debruçar o quanto antes sobre a lista nominal de supostos vacinados em desacordo com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A checagem individual dos nomes certamente vai se deparar com professores vacinados antes da hora, chefes de departamento, coordenadores pedagógicos, vigias, auxiliares de secretaria, inspetor de alunos, engenheiro, telefonista, pajem de creche, motorista (que não é de ambulância), trabalhador braçal lotado em áreas públicas que estavam fechadas ao público!) e por aí vai. Todos servidores do município. Mas, a CPP precisa estar atenta, porque o relatório da CEI contém alguns cochilos. É o caso da indicação da existência de 1.172 nomes vacinados em suposta irregularidade, quando, na verdade, são pouco mais de 600. Isso porque na hora de incluir na tabela, a sequência numérica saltou de 603 para 613; de 704 para 717; de 759 para 780; 1135 para 1140, de 1150 para 1160, e por aí afora.

HORA CERTA

Passando os olhos pela lista nominal de servidores municipais que constam como vacinados antes da hora é possível identificar que muitos deles são facilmente justificáveis, porque prestam serviços na área de saúde. Mesmo exercendo funções como trabalhador braçal, ou serviços gerais, esses servidores estavam obviamente expostos aos riscos de contaminação justamente por prestarem serviços em unidades de saúde. Com isso, quando a CPP afunilar as investigações, a lista deve cair para algo em torno de 10% do total. A conferir.  

 AUXILIO FUNERAL

Já está em fase final de elaboração o edital para deflagração do processo licitatório que visa à contratação de serviços de auxílio-funeral. A expectativa é publicar o edital ainda neste mês. Informação é da Procuradoria Geral do Município. Na outra ponta, a PGR discute a elaboração do projeto de lei para implantar e regularizar os regimes jurídicos de prestação de serviços funerários no Município, assim como as regras de transição normativa. 

Na realidade, o Município firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para a regulamentação dos serviços funerários no município. Um dos compromissos assumidos pela Prefeitura prevê o envio de projeto de lei à Câmara, no prazo de 120 dias, para implantar e regularizar os serviços funerários aqui. Antes, porém, a Prefeitura terá de realizar audiência pública para discutir o assunto com a população. E o prazo já está correndo…

VALE A PENA VER DE NOVO?

Pesquisa encomendada pelo DEM, realizada pelo Instituto Ipsos e divulgada pela revista Veja mostra que se a eleição presidencial fosse hoje, Lula venceria o presidente Jair Bolsonaro com facilidade. O petista teria 58% dos votos, contra 25% de Bolsonaro. Brancos e nulos somariam 13%. Outros 4% disseram não saber. Lula venceria também voltaria à Presidência da República se seus adversários fossem Sérgio Moro (57% a 20%),  Ciro Gomes (57% a 14%), Mandetta (60% a 12%) e Tasso Jereissati (60% a 9%). 

PARA PENSAR

Lula está,no mínimo,no segundo turno. É o que diz o diretor do Instituto de Pesquisas Percent, Luiz Cláudio Campos, analisando friamente os números da pesquisa Ipsos. Segundo ele, “Bolsonaro pode ir ao segundo turno,como não. Mas não creio que dê para Lula desidratar tanto a ponto de perder a vaga.Se não houver uma candidatura consistente, que possa fazer frente à polarização, a eleição presidencial poderá acabar no primeiro turno. O fenômeno Bolsonaro de 2018, que ajudou muita gente a se eleger na esteira de seu apoio e vínculo a ele, elegendo deputados, senadores e até governadores, tem tudo para agora se repetir, mas com Lula”. 

SURPRESA!!!

Ainda na avaliação de Luiz Cláudio Campos,o quadro atual é este. Pode mudar? “Pode, porque pesquisa é retrato do momento. Mas os números atuais  são eloquentes.” Depois de acertar em cheio todas as pesquisas para prefeito nas últimas eleições em Uberaba, Luiz Cláudio analisa que, pelos números atuais, só se houver uma mudança significativa na economia será possível a Bolsonaro reagir.  O presidente hoje tem uma “imagem sofrível e impraticável, em termos de rejeição, para pretender uma reeleição”.

TERCEIRA VIA

Para o diretor do Instituto de Pesquisas Percent, o Centro até tem eleitor. Mas precisa achar um candidato que o empolgue. Este é o problema: quem?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por