Edital de credenciamento de construtoras interessadas em participar da próxima edição do Feirão da casa própria da Cohagra deve ser publicado logo depois do carnaval. A presidente interina Regiane Isidoro pretende dobrar o número de construtoras e de ofertas de imóveis que foram ofertados na primeira edição do feirão . Por lá passaram cerca de seis mil pessoas interessadas nas ofertas. Contabilizou 882 propostas, mas apenas 109 delas resultaram em vendas efetivas. Mesmo assim o resultado foi considerado um sucesso pela presidente. A intenção é que o novo feirão aconteça em junho, numa espécie de Arraiá da Casa da Própria, com foco em imóveis do programa Minha Casa Minha Vida faixa 2.
REFIS
Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, Regiane Isidoro anunciou também que a Cohagra estuda com a Secretaria de Fazenda a possibilidade de lançar um Refis para regularização de débitos. O programa Pró-Moradia, é que da própria Cohagra, registra cerca de 80% de inadimplência. Nesse Pró-Moradia estão incluídos, por exemplo, unidades do Residencial 2.000, Gameleiras e Primavera. No total são cerca de R$ 3 milhões em pagamentos atrasados. A intenção de Regiane é lançar esse programa de refinanciamento da dívida ainda no mês de março.
ALFREDÃO
Enquanto as obras do Alfredo Freire IV caminham, a Cohagra prepara um mutirão para plantio de árvores no local, de modo a preparar o bairro para quando as famílias se mudarem para as casas. As espécies ainda não foram escolhidas. Poderão ser tanto ipês mirins, quanto mudas frutíferas.
DEVOLUTIVA
Secretário de Obras e Serviços Urbanos “madrugou” no Cemitério São João Batista no dia seguinte à denúncia feita pelo presidente da Câmara, Ismar Marão, sobre atitudes inadequadas de coveiros durante sepultamento de um amigo. Segundo Marão, os coveiros quebraram uma placa de concreto e os pedaços acabaram caindo sobre o caixão. No primeiro dia de trabalho da equipe, após esse episódio, Pedro foi ao local para entender o que aconteceu. “Os coveiros reconheceram o erro, explicaram que foi uma exceção e se mostraram receptivos. São muito humildes. Combinamos que, daqui pra frente, ao menos um membro da equipe ficará responsável pela preparação prévia da sepultura — medição e ajuste das placas — para evitar que situações como essa se repitam” – contou o secretário.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
Em compensação, os coveiros aproveitaram a ida do secretário Pedro Arduini para reivindicar melhorias de estrutura e algumas ferramentas de trabalho. “Esse pleito não havia chegado até mim. Mas me comprometi a providenciar o necessário de imediato, e já estou resolvendo aqui” – garantiu. Por fim, Pedro destacou que pretende estar mais presente no cemitério, pelo menos uma vez por semana, alguma hora do dia, acompanhando de perto o trabalho e reforçando o diálogo com a equipe.
CEI DO LIXO
Anderson 2 Irmãos, presidente; Túlio Micheli, vice-presidente; e Luiz da Farmácia, relator. Assim ficou composta a Comissão Especial de Investigação (CEI) do Lixo, instaurada na Câmara nesta quinta-feira. São dois governistas e um vereador de oposição, compondo a equipe que vai comandar as apurações dos fatos.
XEQUE MATE!
Ao liberar a base de apoio para assinar o requerimento pedindo a instalação da CEI, o governo municipal evitou que os trabalhos fossem conduzidos exclusivamente pela oposição. E conseguiu. Que venham à tona as informações necessárias ao esclarecimento das dúvidas que pairam sobre o serviço de coleta de lixo em Uberaba.
PANELÕES
Buracos na rua Padre Jerônimo, entre avenida Guilherme Ferreira e rua do Carmo, desafiam reparos imediatos, tanto quanto vazamento de água naquele trecho. Situação dos panelões também anda grave no bairro Abadia, especialmente na avenida Getúlio Guaritá. Haja suspensão para tanta bacada!
TRAGÉDIA
A tragédia que se abateu sobre a família do prefeito Dione Araújo (UB), em Itumbiara (GO), a cerca de 240 km de Uberaba, chocou não apenas aquela cidade, como todos aqueles que tiveram acesso à informação. Genro do prefeito e secretário de Governo naquele município, Thales Machado matou os dois filhos (um de 12 anos e outro de 8 anos) e tirou a própria vida em seguida. Em suposta carta por ele escrita antes do desatino, Thales teria insinuado eventual traição da esposa, embora nada disso tenha sido provado. Ao tomar conhecimento da tragédia, o prefeito Dione sofreu um infarto e se encontrava em estado grave na UTI do hospital de Itumbiara até o início da noite desta quinta-feira. O governador Ronaldo Caiado se manifestou nas redes sociais e foi pessoalmente a Itumbiara prestar sua solidariedade.
QUE MUNDO É ESTE?
Mandou bem a Polícia Federal ao abortar o plano de rapaz que preparava ataque a uma escola infantil de Uberaba. Sob o comando do delegado Murilo Gimenes, a PF evitou o que poderia ser uma tragédia, com mortes de inocentes e sofrimento de famílias. Em entrevista exclusiva à colega Gê Alves, o delegado Murilo contou que o caso vinha sendo investigado há cerca de quatro meses. Disse também que o cidadão confessou o plano macabro e afirmou que agia sozinho. Qual escola seria alvo do ataque não se sabe, mas, por cautela, daqui pra frente é melhor que todas reforcem a segurança.
FIM DA LINHA
Aliás, a Polícia Federal tem se destacado por sua atuação em várias frentes. No caso escandaloso envolvendo o Banco Master, foi justamente a PF que teve a coragem de arguir a suspeição do ministro Dias Toffoli para conduzir o caso e levar ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, indícios de crimes envolvendo o então relator da investigação do caso no STF. Toffoli não teve escolha e abriu mão da relatoria. Aleluia! Estava vergonhoso para o STF e para o Brasil essa história!
DESFAÇATEZ
Como poderia o ministro conduzir investigações contra o Banco Master, depois de admitir, publicamente, que era sócio dos irmãos José Carlos e José Eugênio Dias Toffoli no Tayayá Resort, em Ribeirão Claro (SP)? Os irmãos foram sócios do Arleen Investimentos, cujo sócio oculto, segundo revelou o jornal “O Estado de S. Paulo”, é Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, o “cara” do Banco Master. Que isenção tinha Toffoli para investigar um negócio no qual ele próprio estava envolvido?