Feirão da Salvação
Sabe aquela história “é agora ou nunca”? Pois parece ser a tônica do feirão de imóveis que a Cohagra vai realizar na semana que vem, entre os dias 12 e 14. Talvez esta seja a última oportunidade para quem quer comprar a casa própria pelo programa Minha Casa Minha Vida tentar fazer negócio, pois as regras de financiamento para imóveis nas faixas 1,5 a 2 seguramente vão mudar em breve. Governo federal já tem sinalizado nesse sentido. No feirão da Cohagra serão colocados à venda cerca de três mil imóveis pelas construtoras Laterza, Inter, Jayamu, Infratécnica, Vic e MRV.
Questão de opção
Muito se tem criticado a opção do governo municipal por investir em imóveis muito populares, a partir de recursos federais destinados à construção de casas da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, justamente a faixa destinada às pessoas de baixa renda. Presidente da Cohagra, no entanto, argumenta que essa camada da população estava desguarnecida e houve a oportunidade de conseguir os recursos do governo federal para implantar aqui os novos conjuntos do MCMV. Era pegar ou largar. A Cohagra pegou. E colocou Uberaba entre as cidades que mais conseguiram recursos para construção de casas populares nos últimos seis anos.
Reforma já
Pouca gente sabe, mas a Cohagra está usando recursos do Fundo Municipal da Habitação em obras de reforma de imóveis em condições muito precárias do Residencial 2000. Cinco casas já foram reformadas, algumas com a colocação pisos e forros, ou reforma de telhado, construção de banheiros azulejados e por aí vai. A reforma é sempre feita por uma construtora que venceu licitação, e segue uma tabela oficial de preços. O morador define as prioridades da reforma e, dentro do orçamento fixo de R$5 mil, as obras são realizadas em poucos dias.
Parceria
Presidente Jammal está negociando parceria com fábrica de tintas para lançar um programa de pintura de imóveis das famílias de baixíssima renda. Programa tem inspiração no que foi feito no Pelourinho, na Bahia, com as adaptações à realidade local.
Fica!
Novo diretor comercial da Codiub, Marcelo Augusto Teodoro ficou “balançado” ao tomar conhecimento do abaixo-assinado dos funcionários da Fundação Cultural de Uberaba ao prefeito Paulo Piau, que não queriam perdê-lo nos quadros da entidade. Mas, acostumado a encarar desafios, como a realização de eventos do porte do Axé Uberaba e outros do gênero, Marcelo decidiu encarar mais um: comercializar nas cidades da região os programas desenvolvidos pela Codiub para a administração pública. Abram alas que lá vai ele!
Tacada de mestre
Presidente do Fundicau está divulgando pelas redes sociais um vídeo em que conclama os uberabenses a destinar parte do Imposto de Renda ao Fundo da Criança e Adolescente. O vídeo explica o passo a passo para a doação pelo contribuinte. Saiu na frente e fez bonito!
Mais um
É uberabense o novo diretor do Departamento de Outorgas da Secretaria Nacional de Aviação Civil. Trata-se de João Weber Rocha.
Tipo exportação
Projeto “U+20”, de Uberaba, está despertando o interesse de outros municípios brasileiros. Isso mesmo. Esse projeto é um planejamento da cidade para os próximos 20 anos, inspirado no que já existe em cidades como Medelín. Define metas e prioridades de desenvolvimento, independentemente de haver revezamento entre situação e oposição na gestão municipal. Interessante é que as metas só podem ser alteradas mediante aprovação do Conselho da Comunidade, o que não é assim tão fácil. Como o grande problema dos municípios brasileiros é a falta de projetos, a Frente Nacional de Prefeitos adotou a ideia para difundir o U+20 entre os municípios com interesse em recursos de financiamento.
Olha o fumacê aí!
Com o fantasma de uma nova epidemia de dengue rondando a cidade, o fumacê será intensificado na semana que vem. Desta vez os alvos serão os bairros Jardim Primavera, Cássio Resende, Amoroso Costa e Abadia, além do Beija-Flor 2, Vila Celeste, Jardim Itália, Valim de Melo 1, Parque das Aroeiras. Mas todo mundo sabe que só o fumacê não resolve. Cada um tem de cuidar do próprio quintal para evitar a proliferação desse maldito mosquito.
Que sujeira!
Fico impressionada com os números oficiais do volume de lixo recolhido pelos mutirões de limpeza realizados pela Prefeitura nos bairros da cidade. Foram recolhidos quase 25 mil quilos de entulhos de fevereiro para cá, E olha que esses mutirões só percorreram as ruas do Residencial 2000, Alvorada, Maracanã, Valim de Melo 2, Parque das Gameleiras 2, São Vicente, Costa Teles e Parque São Geraldo. Já pensou quando cobrir a cidade toda? Cá pra nós: é muito entulho, muito lixo, muita sujeira que poderia perfeitamente ter uma destinação adequada por parte da população.
Reta final
Edição de aniversário da JM Magazine já está na reta final. E virá com nova roupagem, mais exuberante do que nunca. Revista entrará em circulação a tempo da inauguração da ExpoZebu. Fique de olho! Quem sabe o que é bom não perde uma edição sequer da JM Magazine, claro.