NEM BEM ABRIU E JÁ FECHOU DE NOVO
Reabertura das lojas nesta segunda-feira não foi unânime em Uberaba. Muitos comerciantes entenderam que seria melhor abrir na quarta-feira, pós-feriado, porque não havia sentido em abrir num dia para fechar no outro. Houve, porém, quem comemorou a oportunidade de voltar a atender clientes, mesmo que com barreiras físicas impedindo o acesso ao interior da loja.
Na verdade, para o comércio funcionar nesse feriado seria necessário um acordo entre os sindicatos, com a devida comunicação aos comerciários, o que não foi feito, pois o decreto permitindo a flexibilização da atividade só foi conhecido no início da noite de sexta-feira. Faltou tempo hábil para as tratativas em torno do assunto.
QUE DEMORA!!!!
A terceira vítima do coronavírus em Uberaba faleceu na noite de domingo, mas só foi confirmada pela Secretaria de Saúde no final da manhã desta segunda-feira. O assunto já estava circulando nas redes sociais, com homenagens da família da vítima e até pedidos aos amigos para levarem a sério essa pandemia. O que fez a Saúde segurar tanto a informação? Por que razão não agiu com a necessária transparência, já na noite de domingo, se tinha em mãos os resultados dos exames realizados no fim de semana? Essa demora na confirmação dos fatos coloca em xeque todo o trabalho que vinha sendo realizado pelo Município.
JÁ DEU
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, nesta segunda-feira, o prefeito Paulo Piau anunciou mudança no trabalho realizado nas barreiras sanitárias. O modelo adotado durou pouco, e já esgotou sua finalidade, porque se limitou a ao apelo pedagógico. Daqui pra frente a tática será outra: o município vai aproveitar as imagens das 70 câmeras do Cidade Vigiada para checar carros com placas de fora. Uma vez flagrado, o motorista será advertido que deve permanecer 14 dias recluso em casa. Se a advertência será obedecida são outros 500...
PRAZO DE VALIDADE
Não há interesse do Município no aproveitamento futuro do Hospital São José. Passada a pandemia, o imóvel e seus respectivos equipamentos serão devolvidos aos proprietários. Foi o que disse o prefeito Paulo Piau aos ouvintes da Rádio JM.
FOCO NO REGIONAL
Intenção do prefeito Paulo Piau é estruturar o Hospital Regional, que pode ter até 170 leitos. Difícil é saber de onde virão os recursos para o custeio, já que o próprio prefeito não acredita na recuperação financeira do Estado para efetuar o repasse dos 25% ao Município, como previsto em contrato. Até hoje o Estado não pagou um centavo para manutenção do Hospital Regional, sob a justificativa de estar com o caixa depauperado. Hoje, além dos recursos do governo federal e os do Município, o HR conta com repasses de outras sete prefeituras da região. Mais nada.
QUE SITUAÇÃO!!!
Embora o Hospital de Clínicas da UFTM tenha área específica no Pronto Socorro para atendimento a casos suspeitos de Covid-19, deixou paciente aguardando dentro de ambulância por mais de duas horas na porta e não permitiu sua entrada, alegando que ela era suspeita de coronavírus. A paciente, no caso, é uma mulher de 61 anos, de Pirajuba, que estava em tratamento em Frutal. Teve sua transferência solicitada para o Hospital de Clínicas, mas lá chegando foi barrada. Levada ao Hospital Regional, para não ficar sem assistência, onde se constatou que o caso não era de Covid-19. Resultad a coitada acabou sendo transferida para outro hospital.
Acionada, a superintendente do HC, Ana Lúcia Simões, garantiu que a paciente foi atendida e avaliada pela equipe do Pronto Socorro, mas se constatou que não era caso para internação naquele hospital.
CASA PRÓPRIA
Cohagra vai deixar o Praça Shopping dentro dos próximos 60 dias. Confirmação foi feita pelo novo presidente da Companhia, Ernani Nery, justificando a medida como necessidade de contenção de despesas. Atualmente, a companhia paga R$ 11 mil mensais de aluguel, fora despesas com a manutenção do imóvel, o que, no final, totaliza algo em torno de R$ 20 mil por mês. Em breve a Cohagra passará a funcionar no prédio da rua Governador Valadares 1130, antiga sede do Probem. “Quem dá casa tem que ter sua casa própria” – brinca o presidente.
PRIORIDADES
Pelo menos por enquanto não está nos planos do presidente Ernane Nery o enxugamento do quadro de pessoal da Cohagra. Segundo ele, a prioridade é mudar para prédio próprio e sair do aluguel, resolver questão das obras dos conjuntos residenciais que estão paralisadas e retomar os imóveis que estão em situação irregular. Ernane adianta, ainda, que logo depois desse período turbulento de pandemia a Cohagra apresentará seus novos projetos.
LIMPANDO AS GAVETAS
Nos bastidores, porém, os comentários dão conta que os "peixinhos" do ex-presidente Marcos Jammal estão com os dias contados na Cohagra... A conferir.
Presidente Ernane Nery visitou a sede do Probem com engenheiros do IEATM que vão assessorar a Cohagra na mudança de endereço. Objetivo é o aproveitamento da estrutura existente nas salas ocupadas atualmente pela companhia no Praça Shopping e evitar novos gastos, até porque a adequação da Cohagra no Praça custou uma grana preta aos cofres públicos
PARADEIRO
Só mesmo no dia 25 para saber o partido no qual o ex-deputado Lerim se filiou. No fim de semana circularam rumores de que teria ido para o PMN, de Gleibinho Terra, mas o próprio Gleibinho desmentiu a informação.
CHAPA COMPLETA
A propósito, o PMN terá chapa completa para vereadores, incluindo um primo do deputado federal André Janones, chamado Mac Janones. Como pré-candidato a prefeito o PMN deverá confirmar Gleibinho Terra.