Sabe quem é esse aí, em cima do caminhão dos bombeiros, sexta-feira, durante o temporal? Sim, ele mesm o repórter-fotográfico Jairo Chagas, colhendo as imagens da tragédia causada pelas chuvas e enfrentando o verdadeiro rio em que a avenida Leopoldino de Oliveira se transformou. Se automóvel não passava ali, Jairo não teve dúvida: pediu carona aos bombeiros. É por essas e outras que o Jornal da Manhã faz a diferença!
Adeus anunciado. Deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB) está disposto a abandonar as disputas eleitorais e cumprir seu último mandato parlamentar a partir de 2011. Por um lado, está cansado de correr atrás de votos, embora seja um campeão nas urnas. Por outro, argumenta que tem consciência de já ter dado sua contribuição à região e quer se dedicar mais às atividades particulares. Mas, como em política tudo é possível e nada é improvável, melhor deixar o tempo correr para confirmar se essas declarações não são apenas fruto do cansaço pós-eleição...
Projetos em curso. Dentre os projetos que andam empolgando o deputado tucano Narcio Rodrigues, dois merecem sua atenção nesse final de ano, em especial. O primeiro deles é a criação da Cidade das Águas, em Frutal, sua terra natal. Esse é um projeto ambicioso, que conta com recursos da Unesco e inclui a catalogação de árvores para estudo e até a disponibilização de um barco-escola. Dia 24 Narcio embarca para a Europa, a convite da Unesco, para conhecer de perto projetos semelhantes.
O outro projeto contempla Uberaba, com a transformação da antiga estação de trem de ferro da Mojiana em espaço cultural para abrigar Arquivo Público, sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, um museu, uma lanchonete e muito mais. Pelo pouco que vi desse projeto posso garantir que será um marco para Uberaba.
Falta pouco. Derrotado nas urnas este ano, Fahim Sawan poderá recuperar o mandato de deputado estadual em meados do ano que vem. Pelos cálculos de Narcio Rodrigues, o governador reeleito Antônio Anastasia deve convidar deputado estaduais para a composição do secretariado, como é praxe em todos os governos. Se chamar três parlamentares, ficaria faltando apenas um para dar a cadeira a Fahim, que ocupa a 4ª suplência. Aí é questão de tempo, pois em maio o deputado estadual Mauri Torres deve ir para o Tribunal de Contas do Estado, abrindo, assim, vaga para Fahim.
Reforço - Se o raciocínio do deputado Narcio Rodrigues estiver certo (e tem tudo para estar, pois ele é muito afinado com a cúpula tucana) será ótimo para Uberaba, que passará a contar com três representantes na Assembleia Legislativa mineira.
Sem chance – Narcio não acredita que o governador Antônio Anastasia entregue uma secretaria de Estado ao deputado Fahim Sawan. “Pela tradição tucana, não se dá secretaria a quem perde eleição. Essa lógica é do PT, que transforma em ministro quem sai das urnas derrotado”, analisa Narcio.
Multiplicando as queixas. As reclamações de leitores contra o atendimento ruim prestado pelos grandes supermercados aos uberabenses só aumentam. Silvana Elias Pereira enviou e-mail à colunista com o seguinte relat “Acompanhando uma mãe idosa ao Bretas Supermercados fiquei extremamente assustada com o tratamento que dispensam ao cliente. Não há agilidade no atendimento a idosos, não há ninguém para empacotar, nem para colaborar em compras mais pesadas. Por exempl minha mãe de 78 anos precisava adquirir uma caixa de leite. Um peso significativo em se tratando de uma pessoa idosa. Como acompanhante, fui eu quem tirou a caixa do estoque, coloquei no carrinho, retirei-a novamente para passá-la pelo caixa (que disseram ser preferencial, mas no qual esperamos mais de 20 minutos), transportei-a até o carro e a coloquei no porta-malas.”
Desrespeito em série. Silvana Elias alerta, ainda, para o que ela considera uma sequência de desrespeitos nas lojas do supermercado Bretas, em Uberaba. “Não há nenhum cuidado com os trabalhadores, já que uma mesma pessoa tem que conferir código de barras, pesar frutas e verduras, empacotar, passar o cartão e ainda ouvir reclamações constantes dos clientes que, muitas vezes, atribuem ao trabalhador a falta de respeito e a desconsideração do proprietário do supermercado com o cliente! Socorro! Gostaria de perguntar: precisam economizar em tudo e gerar menos empregos?” Tomara que os novos donos do Bretas mudem esse conceito e melhorem o atendimento em suas lojas em Uberaba.
Multou? - Leitor da coluna quer saber se a Prefeitura multou os Correios por causa do péssimo estado em que se encontra o passeio ao redor do prédio da praça Henrique Krugger. “Se fosse um particular já teria duas ou três multas para pagar”, analisa. Alô, prefeito!