Surpresas a caminho?
Semana de dores de cabeça para os candidatos a prefeito de Uberaba. Para o candidato “verde” Públio Rocha a má notícia veio no fim da tarde de segunda-feira, com a validação da aliança do PP (de Angela Mairink e Anderson Adauto) com o PT por sentença do juiz eleitoral Habib Felippe Jabour. Com isso, o PV perdeu o PT na coligação e Públio corre sério risco de integrar o time dos candidatos “nanicos” nesta eleição.
Vai trocar?
O PV já trabalha em BH para reverter a sentença de primeira instância que deu vitória ao PP na disputa pelo apoio do PT. Mas o Partido Verde corre contra o relógio, já que 30 dias antes das eleições precisa ter uma definição se vai trocar o vice petista (Josimar Rocha) ou correr o risco e esperar uma eventual decisão favorável do TRE-MG. Há quem entenda que são grandes as chances de Públio virar o jogo, demonstrando que a opção do PT local pela coligação com o PV foi um ato jurídico perfeito.
Corda bamba
Tem mais: todos os candidatos a vereadores pelo PT que seguiram Josimar Rocha na aliança com o PV também correm o risco de ficar fora da disputa, caso o Tribunal Regional Eleitoral confirme a sentença do juiz Habib Jabour. Até sair uma definição, os candidatos a vereadores estarão literalmente na corda bamba.
Fora! - Nesta terça-feira, a dor de cabeça foi para Luiz Renato Gomes, o Froidinho, que teve sua chapa inteira impugnada por falta de documentação. Justo agora que ele estreou no horário da propaganda eleitoral gratuita...
Sentimental – Programa eleitoral de parte dos prefeitáveis ontem na TV teve forte apelo emocional, com direito a lágrimas e depoimentos sentimentais em alguns deles.
Debate JM
Sete dos oito candidatos a prefeito de Uberaba participaram por si ou por seus representantes da reunião realizada na manhã dessa terça-feira, na sede do Grupo JM de Comunicação, para discutir os termos do regulamento para o debate que a Rádio JM promoverá. Só faltou Lerin, que não veio, nem mandou representante, mas já confirmou presença no evento. Simea de Freitas e Gledson Morelli vieram pessoalmente. Com as bases já acertadas, agora é esperar pelo confronto no dia 10 de setembro, entre 8h e meio-dia.
Formato diferenciado
O debate entre os candidatos a prefeito terá um formato diferenciado, começando com duas rodadas de perguntas feitas por jornalistas do Grupo JM de Comunicação aos candidatos. Num outro bloco, os candidatos serão sabatinados por convidados da Rádio JM, escolhidos entre os diversos segmentos da sociedade organizada. Os prefeitáveis terão dois momentos distintos para o confronto direto, sendo um deles tratando de temas específicos e outro com temas de livre escolha. Todo o debate será transmitido ao vivo pela Rádio JM e também pelo JM Online.
No fim
Termina hoje o prazo para o ex-prefeito Anderson Adauto protocolar sua defesa às impugnações à sua candidatura, um das quais pelo Ministério Público Eleitoral e outra pelo PMDB. Sentença pode ser conhecida ainda esta semana, definindo se Anderson poderá ou não ser candidato. De qualquer forma, se a decisão lhe for desfavorável, é certo que haverá recurso ao Tribunal Regional Eleitoral também.
Estacionamento proibido
Placa de propaganda eleitoral em cima de caminhão estacionado em ponto estratégico da feira do bairro Abadia poderá render condenação ao pagamento de multa de R$5 mil a R$15 mil ao candidato Lerin. Representação dando conta de propaganda ilegal por parte do prefeitável do PSB foi protocolada na segunda-feira.
Último capítulo
Depois de nove meses de angustiantes capítulos diários, a novela do julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff terá seu epílogo nesta quarta-feira, finalmente. O dia será dedicado exclusivamente à votação pelos senadores, depois de um dia inteiro de falatório deles, ontem, uns pró, outros contra a cassação dela. Que Dilma será impedida, não há dúvida. Resta saber qual será o placar da votação.
Até tu, Brutus?
Ao discursar na tarde de ontem, o senador Fernando Collor de Melo disse que o governo Dilma foi “uma tragédia anunciada”. Justo Collor dizer isso???
De longe!
Quem está definitivamente fora da campanha eleitoral deste ano é Ricardo Saud. Nem aqui tem vindo mais. O motivo de seu afastamento foi a escolha do tucano Samir Cecílio Filho para vice de Lerin, candidato que Saud estava apoiando até então. O próprio Lerin confirmou o afastamento de Saud.
Memória viva
Presidente José Peixoto e a historiadora Maria Antonieta Borges Lopes acertaram a retomada do trabalho de pesquisa sobre a história da Aciu, para viabilização de livro específico sobre o tema, o quanto antes. Certamente haverá muito fato interessante nas páginas dessa obra.