ALTERNATIVA

Com 60% dos leitos ocupados, governo Elisa endurece as regras contra a Covid

Lídia Prata
Publicado em 28/01/2021 às 21:48Atualizado em 19/12/2022 às 05:14
Compartilhar

NOVAS REGRAS

Depois de ouvir as propostas do Comitê Técnico, a prefeita Elisa optou por dialogar com diversos segmentos que serão impactados diretamente pelas novas medidas restritivas antes de dar o sinal verde para a publicação do novo decreto. Passou o dia apresentando as deliberações e ouvindo ponderações diversas para ajustar o texto do decreto. Dentre as novas medidas de contenção estão a redução do horário de funcionamento de bares e restaurantes até 23h, a volta das barreiras físicas nas lojas, suspensão de eventos em geral e até festas familiares residenciais. Tudo pelos próximos 15 dias, quando então será feita nova avaliação do quadro da pandemia em Uberaba. Há várias outras medidas, neste que deve ser o decreto mais extenso e detalhado de todos até agora. Mas tem um detalhe: a Prefeitura vai dar prazo até dia 1º para os segmentos empresariais, religiosos e esportivos se adaptarem às novas regras.

REGRAS MAIS DURAS

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, a elevação da taxa de ocupação dos leitos hospitalares para Covid acendeu a luz amarela. Na sexta-feira passada a taxa girava em torno de 40%, mas saltou para mais de 60% esta semana. Isso foi determinante para indicar a necessidade de aumentar as restrições visando coibir o que o secretário chamou de “práticas abusivas”. O foco do novo decreto será, mais uma vez, evitar as aglomerações, em nome da proteção à saúde.

REPOSIÇÃO DESCARTADA

Seis manauaras que estavam internados no Hospital Regional desde domingo tiveram alta e já estão voltando para casa. Ótima notícia. No entanto, subiu de 2 para 6 o número de pacientes amazonenses que precisaram ser entubados em razão do agravamento do quadro clínico. Um deles continua inspirando mais cuidado.

Por outro lado, o secretário Sétimo Bóscolo Neto descartou completamente a possibilidade de vinda de outros pacientes de Manaus para Uberaba, em razão da alta hospitalar desses seis pacientes.

FORA DE COGITAÇÃO

Ainda de acordo com o secretário municipal de Saúde, não procedem as suspeitas de que a vinda desses pacientes de Manaus seja a culpada pela alta do número de casos de Covid em Uberaba. Segundo ele, qualquer reflexo somente poderia ser sentido dentro de 10 a 14 dias, assim como as medidas restritivas adotadas agora só terão reflexos dentro de duas semanas, que é o tempo de incubação do vírus.

EM CONSTRUÇÃO

Com a chegada das novas doses das vacinas do Covid hoje, em Uberaba, a vacinação dos grupos prioritários deve ser retomada na terça-feira, segundo expectativa do secretário Sétimo Bóscolo Neto. O plano de vacinação está em construção e deve ser validado nas próximas horas, porque as equipes da secretaria estão revendo as dificuldades da primeira etapa para correção nesse segundo momento.

EM ALTA

Movimento nas UPAs foi tão intenso esta semana, que a Funepu distribui nota à imprensa pedindo para a população procurar preferencialmente as unidades básicas de saúde mais próximas de casa quando apresentar sintomas de dengue, deixando as unidades de pronto atendimento para os horários em que as UBSs estiverem fechadas ou em caso de agravamento dos sintomas.

Para se ter uma ideia do crescimento do número de casos de dengue em Uberaba nos últimos dias basta dizer que apenas na noite de quarta-feira foram confirmados 5 casos de dengue na UPA Mirante e mais um na UPA São Benedito.

QUE SUJEIRA

Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, o chefe da seção de controle de endemias, Diogo Barros, contou que estão sendo reforçadas as ações de enfrentamento ao mosquito da dengue face ao aumento do número de casos na cidade. Já temos bairros, como o Portal do Sol, com mais de 80% de infestação e esses são os alvos principais das ações de combate neste momento. Porém, o que mais chama a atenção é o volume de lixo retirado das casas pelos agentes da Prefeitura. Em apenas três dias de serviço nesta semana foram mais de 3 toneladas recolhidas no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Pior: muita gente está juntando lixo em casa à espera da visita dos agentes, como se eles fossem responsáveis pela coleta de tanta sujeira. De janeiro para cá, segundo Diogo Barros, já foram recolhidas mais de 11 toneladas de lixo nos imóveis visitados. Francamente.

INFESTAÇÃO ALTA

Mas não foi só em bairro habitado por pessoas de baixa renda que os índices de infestação do aedes aegypt andam altos. Condomínio de classe média alta, o Cyrella também está nesta lista. Mas, segundo Diogo Barros, o problema são as construções, que vez por outra acumulam água em sacos plásticos e outros recipientes deixados pelo pessoal que trabalha nas obras.

LUGAR IMPRÓPRIO

Porta Voz desta quarta-feira, 27, manteve a rotina de publicações de notificações em série a proprietários de imóveis que cometeram infrações. Das 51 notificações desta semana, a maioria absoluta refere-se a depósito irregular de material de construção no passeio o que, cá pra nós, é um desrespeito ao pedestre. Calçada não foi feita para movimentação de areia, brita e outros materiais do gênero. Além do uso indevido dos passeios, as outras notificações foram motivadas por passeios danificados, falta de limpeza de terreno, edificações abandonadas e por aí seguiram.

NOVO CARGO

Depois de ocupar a presidência da Fundação Cultural no final do governo Paulo Piau, o advogado Marcelo Palis acaba de ser nomeado para o cargo de Controlador Geral da Câmara Municipal de Uberaba. Quem tem padrinho…

FIM DO PRAZO

Termina hoje o prazo para pagamento do IPTU com abatimento de 20%. Apesar desse descontaço, poucos contribuintes poderão aderir ao pagamento à vista. A grande maioria está descapitalizada, ou endividada. Índice de inadimplência pode bater recorde em 2021.

ENFIM, LIVRE

Saiu finalmente publicado no Diário Oficial da União o ato de concessão de aposentadoria do delegado Glorivan Bernardes. “Aposentei. Entrei e saí de cabeça erguida. Foi um prazer. Faria tudo de novo. Levo comigo o permanente e enorme orgulho de ter sido agente e delegado de Polícia Federal. Simples assim” - disse Glorivan, que agora está livre para ser nomeado para o cargo de secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por