Marilu Teixeira - Redatora Interina
Jairo Chagas
Delegado Heli Andrade vistoriando as obras de reforma do prédio da Delegacia de Polícia, no Parque das Américas
Valeu o esforço
Delegado-chefe da Polícia Civil, Heli Grilo Andrade está com esperanças de que no prazo de três meses transfira o plantão da 15ª para o antigo prédio da delegacia, que fica na rua Dr. Luiz Próspero, no Parque das Américas. Atualmente em reforma, o prédio já abrigou, inclusive, a cadeia pública, desativada quando da inauguração da penitenciária "Professor Aluízio Ignácio de Oliveira". Para conseguir recursos para as obras, dupla sertaneja Teodoro e Sampaio, amigos de Heli, doaram toda a renda de show realizado na cidade para a reforma. Os demais departamentos serão transferidos à medida que o prédio for ficando pronto.
Ruim comigo?
PR vem emitindo sinais ao Executivo de que é melhor ter a bancada como aliada. Apesar de já ter demonstrado desejo de reaproximação, o que não aconteceu até agora, vereadores foram incisivos em recente votação de projeto para dar continuidade ao grupo gestor do projeto Água Viva. Conseguiram mudar a proposta de quatro anos para um, renovável de acordo com o andamento da obra. Eh!
E as comissões?
Falando em Câmara, tem gente dizendo por aí que muda a legislatura, mas a vereança continua gastando tempo e dinheiro com projetos inconstitucionais. Será?
Listão
E tem vereador contando os dias para começar a cobrar as nomeações dos cargos comissionados na Câmara Municipal. O presidente Luiz Dutra pediu um prazo até abril para colocar a Casa em ordem (leia-se finanças) e retomar as nomeações. Dizem que a lista é enorme. A conferir!
Acéfalos
Em Uberaba, apenas 19 (54,2%) dos 35 partidos políticos existentes possuem comandos oficializados na Justiça Eleitoral. É um dos menores índices dos últimos tempos – o que pode ser atribuído a dois fatores: a reorganização pós-eleições municipais de 2016 e a exigência para que as comissões provisórias (indicadas pelas instâncias superiores) sejam substituídas por diretórios (eleitos em convenção de filiados). Ô loco!
Ajustes
Vale lembrar que os partidos políticos têm até dia 3 de agosto deste ano para se adequar à exigência de eleger diretórios, sob pena de serem extintos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A data foi definida, por unanimidade, pelo TSE, que prorrogou por 150 dias o prazo que venceria agora, em março. Determinação é em todos os níveis, nacional, estadual e municipal.
E agora, José?
Por outro lado, muitos dirigentes municipais fizeram compromissos com os comandos superiores e nem chegaram perto de cumprir as promessas em 2016 - nas eleições de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Até alguns candidatos a prefeitos que presidiam partidos foram colocados para escanteio. É vero.
As diferenças
Três partidos criados em 2015 vivem situações diferentes em Uberaba. Apesar de ter comando, o Partido da Mulher Brasileira (PMB) ainda aparece sem filiados no sistema da Justiça Eleitoral. Já o Novo possui filiados, mas nunca teve comando. E a Rede tem comando e filiados. Uma verdadeira salada...
Evolução
Quanto ao eleitorado de Uberaba, a cidade ganhou 353 novos eleitores desde as eleições de outubro do ano passado. De acordo com a Justiça Eleitoral, são atualmente 225.217 (números de janeiro de 2017), contra 224.864 que estavam aptos ao voto em outubro de 2016.
Poderosas
Perto do Dia da Mulher (comemorado em 8 de março), vale ressaltar que o sexo feminino é maioria do eleitorado de Uberaba. São 120.983 mulheres contra 104.051 homens. De acordo com o sistema da Justiça Eleitoral, 183 não informaram o sexo. Olha eeelas!!!
Fôlego
Falando em mulheres, a presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Ilcea Borba Marquez, teve seu mandato esticado. João Eurípedes Sabino só assume o posto no fim do mês em função de viagem marcada. Atual diretoria se encerraria no dia 17. Mais alguns dias para Ilcea reinar.
Olha ele!!!
Leitora da coluna diz que o arquiteto Germano Gultzgoff não está esquecido. É matéria de mestrado da professora de Arquitetura da Uniube, Ana Lúcia Mardegan. Tomara que o trabalho da professora consiga preservar suas obras, que fazem diferença na história arquitetônica da cidade. Uberaba do futuro agradece.