ALTERNATIVA

Com exclusividade à Rádio JM, Zema reafirma pré-candidatura a presidente e descarta sair do Novo

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 29/01/2026 às 22:20Atualizado em 30/01/2026 às 21:29
Compartilhar
Governador Romeu Zema encerrou sua rápida passagem por Uberaba com visita ao Grupo JM de Comunicação, no final da tarde desta quinta-feira. (Foto/Divulgação/JM)

Governador Romeu Zema encerrou sua rápida passagem por Uberaba com visita ao Grupo JM de Comunicação, no final da tarde desta quinta-feira. (Foto/Divulgação/JM)

Governador Romeu Zema encerrou sua rápida passagem por Uberaba com visita ao Grupo JM de Comunicação, no final da tarde desta quinta-feira. Concedeu entrevista exclusiva à Rádio JM, cuja íntegra será exibida nesta sexta-feira, no programa O Pingo do Jota, a partir das 8h30min, com transmissão também pelo YouTube do Jornal da Manhã e redes sociais do JM e da Rádio JM. Vários assuntos estiveram na pauta, incluindo repasses para a Saúde e em especial para o Hospital Regional, e – claro – política e eleições. Durante quase uma hora o Governador respondeu às perguntas, sem rodeios. A entrevista está simplesmente imperdível!
 
DAQUI NÃO SAIO
Depois que o governador Ronaldo Caiado (GO) se filiou ao PSD, as especulações se intensificaram em torno da possível filiação de Zema no partido comandado por Gilberto Kassab. Afinal, outros três governadores que também são pré-candidatos a Presidente da República já estão no PSD. Mas, na entrevista à Rádio JM, o governador descartou qualquer possibilidade de deixar o Partido Novo. Vai com o Novo até o fim.
 
SEM COMPOSIÇÃO
Esta semana Zema participou de jantar com Ratinho Junior, Eduardo Leite e Ronaldo Caiado para tratar de eleições. Só faltou Flávio Bolsonaro, porque está nos Estados Unidos. O governador Zema contou ter reafirmado aos colegas que será candidato a Presidente da República. Nem vice de Flávio Bolsonaro, nem filiação no PSD ou no PL. E ponto final.
 
ESTRATÉGIA
A candidatura de Zema pelo Novo faz parte de uma estratégia eleitoral que ele próprio admitiu na entrevista ao Pingo do Jota. Segundo o governador, a direita está unida no propósito de oferecer candidaturas diversas e enriquecer o debate durante a campanha presidencial. Todavia, no segundo turno estarão todos juntos, no mesmo palanque, para derrotar a esquerda.
 
“INTRIGA”
O governador Zema atribuiu a “intriga” o bafafá envolvendo seu vice, Mateus Simões, e o presidente da Associação Mineira de Municípios, Luís Eduardo Falcão, e a ex-vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputada Lud Falcão. E reforçou que Mateus Simões tem seu apoio total, porque é o nome mais preparado para sucedê-lo. Não tem plano B neste caso. Ou seja, não está no radar do governo, nem do próprio Zema, substituir Mateus Simões pelo secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, na corrida pelo comando de Minas Gerais.
 
MISSÃO IMPOSSÍVEL?
Ainda na entrevista à Rádio JM Romeu Zema lembrou que, em 2018, apenas 1% do eleitorado mineiro acreditava no sucesso da sua candidatura a governador. Tanto assim que ele fez campanha praticamente sozinho.  Percorreu Minas Gerais quase inteira dirigindo o seu próprio carro e sem dinheiro para a campanha. Mesmo assim saiu vitorioso das urnas. Ainda que seja impossível rodar o Brasil de carro para levar sua mensagem como candidato a Presidente da República, Zema quer provar que é possível fazer uma boa campanha, sair vitorioso, porém sem gastar uma fortuna, sem dinheiro do fundo eleitoral e sem horário gratuito de rádio e TV.
O restante da entrevista você vai conferir no programa O Pingo do Jota nesta sexta-feira. Zema “rasgou o verbo” sobre este e vários outros temas polêmicos.
 
SAIA JUSTA
Decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais mandando a Prefeitura restabelecer o contrato com a Gathi tumultuou ainda mais a situação do transporte escolar rural. Às vésperas do início do ano letivo, ainda não se sabe quem vai transportar os alunos e professores a partir de segunda-feira, porque o quadro de hoje pode mudar amanhã, ou sábado, ou domingo... E nessa história marcada por instabilidade, insegurança e dúvidas, os únicos prejudicados são os alunos da zona rural. Que situação!
 
EXCLUSÃO
No dia em que a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas) lançou o Programa Casa em Dia, iniciativa que permitirá a regularização de débitos habitacionais de mais de 15 mil famílias em todo o estado, a presidente interina da Cohagra teve sucesso nas tratativas para garantir a exclusão de área em Uberaba que seria dada em pagamento da dívida do Estado com a União. Regiane Isidoro esteve em Belo Horizonte, onde se reuniu com o presidente da Cohab, e conseguiu reverter a situação. A área, no caso, fica ao lado do Memorial Chivo Xavier e deverá ser destinada a programa de habitação popular.
 
PROJETO INOVADOR
A proposta inicial apresentada pela presidente interina Regiane Isidoro é bem diferenciada para essa área próxima ao Memorial Chico Xavier. Dentre outras inovações, o projeto prevê uma torre hoteleira, seis salas comerciais no terreno, praça pública e projeção de até 15 pontos comercias. Paralelamente prevê a construção de sete torres de apartamentos, contando com 112 unidades na primeira fase e capacidade para expansão até alcançar 500 unidades. O projeto, neste caso, será executado mediante Parceria Público Privada, segundo Regiane.
 
DESPERDÍCIO
Advogada criminalista Elisângela Nery, presidente da Comissão da OAB que cuida das questões relacionadas à Penitenciária estadual em Uberaba, esteve no programa O Pingo do Jota desta quinta-feira e foi taxativa sobre denúncia recebida pelo JM: não está sendo servida comida estragada aos presos. “Isso é mentira!” – disse a advogada. Em que pese serem quase 1.500 presos recolhidos num espaço previsto para receber 700 pessoas, Elisângela explicou que a comida é transportada e servida em marmitex e, por isso, pode exalar um cheiro mais forte do feijão. “A alimentação não é tão ruim assim. Eu já comi” – acrescentou.
 
NO LIXO
Por outro lado, a advogada Elisângela Nery confirmou o desperdício de refeições nos dias de visitas familiares aos presos. Obviamente eles preferem a comida levada pelos parentes, do que a marmita da Penitenciária. E não há o que fazer, na opinião da criminalista.
 
LISTÃO
Teve de tudo nos 13.984 atendimentos pelo Fale 115 da Codau, registrados até o dia 27 de janeiro. Mudança de titularidade, atualização cadastral, dúvidas na conta de água, reclamações sobre coleta de lixo, emissão de segunda via, pedido de religação de água, pedidos para o Cata Treco, vazamento de água e de esgoto, falta d´água, solicitação de capina e roçada,  e pedidos de vistoria. Ufa! Ainda bem que não foram 13.984 reclamações sobre vazamentos...
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por