ALTERNATIVA

Com os cabelinhos da nuca arrepiados

Entre janeiro a setembro desse ano, as importações cresceram 104,2%, passando de ...

Lídia Prata
Publicado em 26/10/2011 às 10:13Atualizado em 19/12/2022 às 21:40
Compartilhar

Maria Cândida Sampaio - redatora interina

Saem hoje

Os alunos da rede municipal fazem provas do Saem hoje. As avaliações elaboradas pelo Colégio Cenecista Dr. José Ferreira serão aplicadas aos 15.969, alunos tendo como tema “Século XXI, a tecnologia a serviço do homem”. Alunos do 1º e 2º anos responderão a 20 questões, enquanto os estudantes do 3º ao 9º ano, 30 questões. O grupo de pais e professores que procurou a coluna na semana passada volta a externar sua preocupação quanto ao nível dos questionamentos, tomando por base o pré-teste aplicado há cerca de 15 dias. Vamos aguardar...

Mercado em perigo

Dados apresentados pelo diretor de assuntos comerciais externos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Benedito Rosa, em Goiânia, deixou produtores de leite do todo o país, inclusive de Uberaba, com os cabelinhos da nuca arrepiados. Entre janeiro a setembro desse ano, as importações cresceram 104,2%, passando de US$213 milhões em 2010 para US$435 milhões no mesmo período de 2011.

Impasse se arrasta

Em abril terminou o acordo comercial firmado entre Brasil e Argentina para importação do produto. A CNA e a Faeg enviaram missão à Argentina para firmar acordo de preços e cotas, que fracassou porque os argentinos demandaram uma cota de 4,4 mil toneladas de leite em pó mês - a cota atual é de 3,3 mil toneladas. Tal medida também tem que ser tomada para queijos.

De olho no mercado

Já o Uruguai teve média mensal de importação de leite em pó em 2011 de 2,6 mil toneladas, mais que o dobro das 1,2 mil toneladas/mês de 2010. Somente no mês de setembro foram importadas 4,5 mil toneladas. Do Chile, o Brasil importou nos nove primeiros meses deste ano 4,7 mil toneladas de leite em pó. Este volume é 51% maior que as 3,1 mil toneladas internalizadas em todo ano de 2010. As exportações de leite em pó do Chile podem chegar a 10 mil toneladas este ano. Há a suspeita de triangulação de leite em pó proveniente da União Europeia e Nova Zelândia - regiões onde o Brasil tem medidas antidumping aplicadas.

Prejuízo para nós

A importação de leite em pó da Argentina e do Uruguai gera problemas econômicos e sociais, não apenas para os produtores, mas também para o mercado consumidor. O governo brasileiro tem pressa em acertar a situação para evitar surtos de importação.

Isenção para produtores

O governo mineiro isentou os agricultores familiares do Estado do ICMS nas operações para atender aos programas de aquisição de alimentos para entidades assistenciais e alimentação escolar. O benefício, que alcança produtores de biscoitos, bolos, pães, doces, temperos e rapadura caseiros e artesanais, entre outros, foi criado por meio da Instrução Normativa nº 2, da Superintendência de Tributação (Sutri) da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

Capacitação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Uberaba (Semat) promove seminário de capacitação sobre resíduos sólidos, a partir de 18h30 desta quinta-feira (dia 27), no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Aciu). A reunião técnica discutirá a responsabilidade compartilhada e logística reversa de pilhas, bateria, lâmpadas fluorescentes, eletrônicos e seus componentes.

Plano de carreira

O plano de carreira do magistério foi discutido ontem em reunião entre o Sindemu e a administração municipal. O principal problema para entrar em vigor da nova legislação aprovada pela Câmara no mês passado são os prazos legais. São 30 dias depois da publicação da lei para a publicação do decreto que a regulamenta, mais 30 para o enquadramento dos professores e outros 60 para entrar em vigor. Com isso, ultrapassaria o fim do ano, em que pese o prefeito Anderson Adauto ter dado sua palavra à categoria de que a validade seria retroativa a 1º de dezembro. Mas, como gato escaldado tem medo de água fria...

Apostilados

O Sindemu pretende agendar nos próximos dias encontro com os servidores do Magistério que são apostilados. Pretende fazer um estudo sobre a vantagem ou não de cada servidor nessa condição aderir ao plano de carreira. Isso porque existem aqueles que se apostilaram com 100% dos vencimentos, ou, em outra situação, com apostilamento proporcional.

Cerest

O trabalho realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Uberaba) é muito importante e deveria ser alvo de maior atenção, principalmente porque recursos não faltam, tanto que em anos anteriores sobrou dinheiro, porque o Município acabou não aplicando tudo e, por isso, teve de ter devolvido para o governo federal. Hoje acontece capacitação sobre Saúde Mental do Trabalhador para profissionais da saúde e acadêmicos. O curso será ministrado no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura, a partir de 7h30. O objetivo é reunir os profissionais para discutir as políticas de saúde do trabalhador e saúde mental e sensibilizar quanto à notificação de doenças ocupacionais.

Falta de imaginação

Realmente os autores de novela precisam começar a se reciclar. A falta de imaginação e as histórias cada vez mais receptivas estão cansando o público em geral. É novela com nome de personagem igual ou parecido em horários diferentes, tramas mais do que manjadas, abuso de tipos, jeitos e trejeitos, além dos terríveis bordões. São estórias que não acrescentam nada. Num país que está mudando, os conceitos subliminares também precisam evoluir, sob pena de o público, democraticamente, mudar de canal ou desligar o aparelho e ir comer uma pizza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por