CONFIRMAÇÃO
Marcos Montes pode ser confirmado nesta quarta-feira como ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse anúncio tem sido aguardado com ansiedade, desde que a ministra Tereza Cristina comunicou sua decisão de disputar as eleições de outubro como candidata ao Senado pelo Mato Grosso do Sul. Desde então, a própria Tereza Cristina tem defendido abertamente o nome de Marcos Montes para sucedê-la no cargo. Só falta o Presidente Bolsonaro bater o martelo.
ÚLTIMO COMPROMISSO
Em discurso durante evento de entrega de títulos de propriedade rural em Ponta Porã (MS), a ministra Tereza Cristina anunciou nesta terça-feira que deixará o governo de Jair Bolsonaro nesta quarta-feira, dia 30. “Vim aqui hoje, com muita emoção. Amanhã [quarta-feira, 30] é o meu último dia no Ministério da Agricultura, essa é a minha última agenda aqui no meu estado como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que muito me honrou", disse a ministra.
À noite a ministra seria homenageada com um jantar, em Brasília, mas foi cancelado. Tereza Cristina ainda acompanhará o Presidente Bolsonaro em viagem ao Piauí nesta quarta. Com isso, a transmissão do cargo deve ficar para quinta, dia 31. Tereza Cristina quer fazer a despedida na área externa do prédio do MAPA, com a presença de todos os funcionários.
SEM FESTA
Segundo comentários diretos de Brasília, o Presidente Bolsonaro não vai fazer anúncio oficial do novo ministro. Vai publicar simplesmente no Diário Oficial e pronto. Seja como for, o que nos interessa é ver Marcos Montes efetivado no MAPA como titular. Com festa, ou sem festa.
PRATA DA CASA
Mantendo-se as expectativas, Marcos Montes deve comparecer à solenidade de abertura da Expozebu como ministro da Agricultura. Em todas as edições da feiras, os ministros da pasta são tão aguardados quanto os presidentes da República. desta vez, o ministro será de “casa”, se tudo correr como se espera.
HOMENAGEM
Durante a Expozebu, a ministra Tereza Cristina receberá homenagem especial da diretoria da ABCZ.
EM PAUTA
Passava das 19h desta terça-feira quando o presidente Ismar Marão postou vídeo nas suas redes sociais para tranquilizar os servidores públicos municipais. Garantiu que o projeto de reajuste salarial já tramitou na Câmara e será votado nesta quarta-feira. A preocupação das lideranças da categoria decorreu do fato de que tradicionalmente a quarta-feira é dia reservado para sessões de requerimentos, mas excepcionalmente hoje o projeto da recomposição salarial será incluído na pauta de votação, para garantir que os servidores já recebam o próximo salário com o aumento.
AINDA NÃO
Uberlândia já liberou o uso de máscaras em locais fechados, exceto ambientes hospitalares, clínicas de saúde e similares. Aqui em Uberaba, entretanto, o secretário municipal Sétimo Bóscolo Neto reforça que essa medida só poderá ser adotada quando atingirmos 70% da população vacinada com 3 doses contra Covid. Até agora estamos pouco mais de 50% das pessoas nessa situação.
POUCO IBOPE
Com o arrefecimento da pandemia, a procura pela 3ª dose da vacina contra Covid também caiu em Uberaba. Segundo Ana Maria Bernardes, ex-diretora de Vigilância em Epidemiologia, os drives têm registrado pouca procura. Este fato, todavia, poderia ser evitado com uma campanha mais incisiva de chamamento da população, com divulgação ampla (não só nas redes sociais da Prefeitura) dos locais de vacinação. A inconstância do funcionamento do drive no Shopping Uberaba e a morosa liberação de informação sobre os locais de vacinação podem ser incluídos entre os entraves à meta de 70% de vacinados com 3 doses em Uberaba.
MÃOS AMIGAS
Presidente da ACIU, Anderson Cadima, ofereceu ajuda ao secretário Sétimo Bóscolo Neto para a divulgação de campanha institucional de chamamento da população para tomar a 3ª dose da vacina contra Covid. Além disso, propôs colaborar com a motivação ao empresariado uberabense, no sentido de incentivar os colaboradores das empresas a se imunizarem com as 3 doses.
BEM MELHOR
Nas duas últimas semanas epidemiológicas, Uberaba registrou queda acentuada nos números da Covid. Na 11ª semana, por exemplo, foram registrados 493 casos e 6 óbitos por Covid. Na 12ª, o número de casos ficou em 260, com o registro de um único óbito. Como estamos na 13ª semana epidemiológica, a torcida se concentra em zerar o número de óbitos.
MENOS TUDO
No pico da epidemia, no final de janeiro, a Saúde totalizou 2.182 testes de Covid por dia. Na semana passada, foram apenas 394 testes por dia.
AGRAVANTE
Outro detalhe que chama a atenção no relatório da Saúde apresentado a empresários reunidos na Aciu, na noite de segunda-feira, refere-se ao perfil dos óbitos em Uberaba. Segundo Ana Maria Bernardes, 100% das vítimas da variante ômicron tinham comorbidades. Não houve registro de óbito em crianças, embora os casos de contaminação infantil tenham sido altos em janeiro e fevereiro.
VIDA NOVA
Ao participar de reunião com a diretoria plena da Aciu na noite de segunda-feira, o secretário Sétimo Bóscolo Neto disse que agora é hora de retomar o planejamento e as ações da Saúde, que foram muito prejudicados pela pandemia. Com a redução substancial dos casos de Covid, a Saúde mira o enfrentamento à dengue e as campanhas de vacinação contra a Influenza, dentre outros projetos em andamento. A vacinação contra a Influenza, por exemplo, começa no dia 4 de abril, para idosos a partir de 60 anos e grupos de risco, inicialmente.
SEM PREVISÃO
Não há previsão de data para início da vacinação de adultos, com 60 anos ou mais, com a 4ª dose contra Covid. Foi o que revelou o secretário Sétimo Bóscolo Neto. No entanto, ele acredita que a vacinação contra a Covid será incluída no calendário anual, junto com outras tantas vacinas, como a Influenza por exemplo.
SINAL DE ALERTA
Em que pese a Saúde ter intensificado o trabalho de enfrentamento à dengue, Sétimo revela que quase metade das casas não foram visitadas ainda, porque os agentes não encontram os moradores ou não conseguem ter acesso ao interior dos imóveis para identificar e combater eventuais focos do aedes. E olha que o número de casos de dengue em Uberaba está crescendo a cada dia.
FINALISTA DA HEINEKEN
Está no site da Rádio Itatiaia, de BH, informação dando conta que Uberaba está entre as cidades que se destacaram nas negociações com a Heineken e são favoritas para receber a nova cervejaria. De acordo com a publicação, as outras duas são Uberlândia e Passos, no Sul de Minas. Diz ainda que a decisão deve sair em abril.
Na verdade, tudo isso não passa de especulação, por enquanto.
BOLSOLINDAS X BOLSOFEIAS
Colega jornalista Ellen Miziara esteve no “cercadinho” do Palácio do Planalto em bate-papo descontraído com o Presidente Bolsonaro e ouviu dele que virá a Uberaba para a Expozebu: “Não sei que dia não, mas está previsto”. A certa altura do papo, Ellen disse que Bolsonaro será recebido aqui pelas “Bolsolindas”, mulheres do seu fã clube na cidade. Bolsonaro brincou, bem humorad “Cuidado, porque a esquerda pode lançar as Bolsofeias”. Veja o vide