ALTERNATIVA

Com vistas às eleições, pré-candidatos deixam o governo

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 05/04/2024 às 21:43Atualizado em 08/04/2024 às 22:00
Compartilhar

Porta Voz que circulou nesta sexta-feira trouxe uma série de exonerações de ocupantes de cargos comissionados no governo Elisa, sinalizando os nomes que poderão disputar as eleições para a Câmara Municipal. Herval Kobayashi, adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Ildeu Menezes, adjunto da Secretaria do Agronegócio, Lisandra Abreu (surpresa!), adjunta da Secretaria da Fazenda, Sônia Manzan, presidente da FETI, e Luiz Medina, presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer.

A superintendente de Bem-Estar Animal, Ana Paula Boaventura, também deixou o cargo.

SUBSTITUIÇÃO
Para a presidência da FETI já foi nomeada Ana Beatriz Teixeira Junqueira, que era diretora do Departamento Jurídico da Fundação, até então.

DEMOCRACIA EM ALTA
Festão para apresentação dos pré-candidatos do Democracia Cristã, no final da tarde desta sexta-feira, penúltimo dia para as filiações partidárias com vistas às eleições de outubro. Apenas Cabo Diego Fabiano é detentor de mandato na chapa que provavelmente irá concorrer às cadeiras da Câmara Municipal. Como pré-candidatos do DC estão vários nomes que disputaram eleições anteriores e alguns novatos na política. Na lista constam, dentre outros, Pablo da banda Projeto ao Cubo, Felício, presidente do Instituto dos Cegos, Pastora Gabi, da igreja Ceifa, e Celinha Andrade, do futsal. Vale mencionar que o evento de apresentação das pré-candidaturas do DC começou com a execução do Hino Nacional, por iniciativa do presidente sargento Weber Januário, que é também excelente músico. Prefeita Elisa marcou presença no evento.

JUS ESPERNEANDI
Na manhã desta sexta-feira, o vereador Cabo Diego Fabiano foi entrevistado no programa O Pingo do Jota, da Rádio JM. E rasgou o verbo sobre a troca de comando do Democracia Cristã. Acusado de ter dado um golpe na antiga executiva presidida por Marlus Salomão, Cabo Diego reagiu: “ninguém toma partido por golpe. Foi tudo construído”.  Ou seja, os antigos comandantes do DC estão apenas “esperneando”.

CAPACIDADE DE REAÇÃO
Segundo Diego Fabiano, ao assumir o DC com o presidente Weber Januário, o partido estava praticamente às moscas. Poucos filiados. Em menos de 20 dias, eles conseguiram mais de 150 novas filiações, assim como formatar a chapa com 22 pré-candidatos a vereadores.

CALMA, PESSOAL!
A propósito, ao assumirem o DC, os novos comandantes chamaram para uma conversa os filiados que lá estavam e desejam disputar as eleições deste ano. Explicaram que todos eles teriam vez na composição da chapa. Mas não adiantou. A debandada se consumou.

TROCA TROCA
No troca-troca de partidos, o ex-secretário de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Glorivan Bernardes, trocou o Podemos, afinado com Franco Cartafina, pelo União Brasil, partido da base de apoio à reeleição de Elisa. Glorivan deixou o governo depois de um episódio envolvendo exposição de armas no Dia da Criança em evento da Prefeitura, o que lhe custou o cargo de secretário. Agora, filiado ao União Brasil, Glorivan mostra que aquele episódio ficou no passado.

MUDANÇA
Por outro lado, o pivô da decisão de Glorivan Bernardes para deixar o Podemos está igualmente superado. A executiva do partido substituiu o então vice-presidente pelo vereador Professor Wander. E “segue dama”!

BYE BYE
Por falar em “adeus”, o ex-secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, deixou os quadros de filiados do PSD, partido que tem Marcos Montes como um de seus maiores expoentes. Nos bastidores, comenta-se que a decisão de Iraci foi motivada pela filiação da prefeita Elisa, com quem o ex-secretário tem “diferenças” desde a troca de governo. Segundo amigos próximos a Iraci, ele teria ficado muito magoado com as críticas e acusações do atual governo a sua pessoa e ao trabalho por ele realizado na gestão Paulo Piau. Vale lembrar que Iraci Neto foi citado por várias vezes, inclusive por Marcos Montes, como um dos nomes do PSD na disputa a prefeito de Uberaba...

FIM DO MISTÉRIO
Em busca de fazer história e encarar o seu quinto mandato, o vereador Samuel Pereira acabou optando pelo PMB – Partido da Mulher Brasileira – que é presidido por Ana Maia. Até o final da tarde desta sexta-feira o destino partidário de Samuel continuava sendo uma incógnita. Agora o mistério chegou ao fim.

CONFIRMADO!
Cássio Facure deixou a presidência da Fundação Cultural de Uberaba nesta sexta-feira. Para seu lugar irá Fabiano Cavalcanti.

NA DISPUTA
Depois de rápidas férias, Cássio deverá se dedicar às eleições. Ele ainda não confirma candidatura a vereador pelo Republicanos. Diz apenas que é “soldado” do partido, o que significa que poderá ser até indicado para dobradinha com Elisa na disputa majoritária. Conversas nesse sentido já existem há algum tempo.

É O CARA
Quem conhecia apenas o Cássio Facure músico, teve oportunidade de testemunhar sua atuação como gestor da Fundação Cultural. E fez bonito no cargo de presidente! Na avaliação dele, seu principal feito nesses três anos do governo Elisa foi o reposicionamento da cultura em Uberaba. “Hoje a cultura é percebida em todos os cantos da cidade” – destaca Cássio. Particularmente, acredito que o ponto alto foi “o conjunto da obra”. Cássio fez um trabalho sensacional, sobretudo valorizando a cultura popular e destacando novos talentos da cidade nas mais diversas manifestações culturais. Cássio fez história!

FALTA POUCO
Embora tenha conseguido captar R$ 2,6 milhões via Lei Rouanet para viabilizar o Museu Chico Xavier, Cássio Facure deixa a presidência da Fundação sem ter tido o gostinho de inaugurar essa obra.

LONA FURADA
A propósito, a lona da Concha Acústica deverá ser trocada apenas no segundo semestre, de acordo com Cássio Facure. Já a lona do Circo do Povo deverá ser instalada até junho. Oremos!

VIVA DELTA
Por falar em eleição, a deputada uberlandense Dandara (PT) estará em Delta neste sábado, para participar do lançamento da pré-candidatura de Felippe Faquineli a prefeito. Aliás, a própria Dandara deverá disputar as eleições majoritárias em Uberlândia, na sucessão do prefeito Odelmo Leão.

TUCANOU
PSDB ganhou mais um reforço de peso nesta sexta-feira, com a filiação da colega jornalista Gê Alves. Segundo o secretário geral do partido, Luiz Cláudio Campos, Gê tem boas possibilidades para disputar cadeira no Legislativo. “Conversa muito bem. Tem todas as credenciais e o entusiasmo do PSDB”. Fico aqui pensando como será a Câmara se Túlio Micheli e Gê Alves se elegerem vereadores...

(Foto/Divulgação)

DIA DE FESTA

Ex-prefeito Anderson Adauto completa mais um ano de vida neste sábado, cercado por amigos e correligionários, em Uberaba. Parabéns!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por