Mudança da Cohagra
Cohagra deve mudar de endereço nas próximas semanas. Vai trocar o palacete da avenida Guilherme Ferreira pelo Praça Uberaba Shopping, no mesmo espaço onde funcionou o Fujioka. Mas a mudança não será apenas física. O atendimento será humanizado e todos os servidores (incluindo presidente e vice) atenderão ao público em salas totalmente envidraçadas, tipo aquário, o que possibilitará a visualização de quem está trabalhando ou não. Além da facilidade do acesso das pessoas ao local, dada a proximidade com o terminal do BRT, o presidente Marcos Jammal acredita que a Cohagra também poderá levar um bom movimento para as lojas do shopping, movimentando a economia da cidade.
Comissionados na mira
As denúncias envolvendo a nomeação de comissionados pelo governo Paulo Piau não param de pipocar. Há caso de gerente de unidade (Cras) que sequer tem Ensino Médio, enquanto a lei exige que seja técnico de nível superior, concursado e tenha experiência em trabalhos comunitários e gestão de programas, projetos e serviços socioassistenciais, independente do porte do município. Todas essas exigências foram ignoradas na nomeação aqui em Uberaba...
Diagnóstico completo
O secretário de Desenvolvimento Social, Túlio Cury, admite que realmente a coordenadora nomeada não preenche os requisitos, mas está lá há anos e conhece o Cras como ninguém. No entanto, ele ressalta que assumiu a pasta recentemente e manteve as equipes de trabalho até concluir um diagnóstico completo de todos os órgãos sob responsabilidade da Seds. “Estamos avaliando tudo, as equipes, o acolhimento, o atendimento, os projetos, para em seguida promovermos as mudanças que se mostrarem necessárias. Nesse primeiro momento não há como fazer mudanças radicais, sob pena de retrocesso nos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos pelo Município”, ressalvou o secretário.
Varinha de pescar – Dentre outros projetos que Túlio Cury pensa em desenvolver na Seds está o que pretende acabar com o mero assistencialismo pelo Poder Público. “É preciso ensinar a pescar. Não podemos só dar o peixe”, defende o secretário.
Trabalho já! - Só com a Casa de Passagem (que deveria ser mesmo só de passagem, mas tem moradores fixos há anos), o Município gasta por mês R$ 2,5 milhões. O alto custo da Casa de Passagem é um exemplo de que essa política paternalista precisa ter alternativa menos onerosa para o Município e para o contribuinte, por consequência. Túlio Cury pensa em criar centros profissionalizantes para essas pessoas aprenderem um ofício e sobreviverem dele, sem que dependam eternamente da Casa de Passagem e do Município.
Viva o atestado!
Existem alguns médicos ‘vendendo atestados’ em Uberaba. Esta constatação está clara para o presidente do Codau. Só no ano passado a autarquia registrou mais de 10 mil atestados, que representam juntos mais de 20 servidores parados o ano inteiro, sem trabalhar um único dia. “E geram o custo do pagamento de horas extras pela população para aqueles que cobrem o serviço dos faltosos”, lembrou Luiz Guaritá Neto. Em função disto, o Codau montou um departamento com médicos do Trabalho para fazer perícia e constatar a veracidade dos fatos, confrontando o estado de saúde do servidor com os atestados apresentados. Além disso, está procurando o Conselho Regional de Medicina e a prestadora de assistência médica para registrar os abusos e pedir atitude, no sentido de penalizar esses maus profissionais, que fazem do atestado uma espécie de comércio. A lista desses atestados suspeitos é extensa.
No fim
Companhia de Missões Especiais está com os dias contados em Uberaba. Segundo consta, os cerca de 60 militares que integram essa companhia serão colocados no policiamento preventivo nas ruas, na tentativa de reduzir os assustadores índices de criminalidade na cidade. Vale lembrar que essa companhia é mais técnica e especializada em ocorrências envolvendo explosões, protestos violentos e outros crimes de maior gravidade. Se por um lado a sua desativação representa uma perda para a cidade, por outro traz o alento de que alguma alternativa está sendo tentada para melhorar a segurança pública em Uberaba.
Divisão
Delta, Veríssimo e Campo Florido deixarão de pertencer à área de cobertura da Polícia Militar de Uberaba, para se subordinarem a Conceição das Alagoas. Mudança deve se concretizar nas próximas semanas.
De olho
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro tem uma sala de vacinas aberta a toda população. Mas, nesse momento de pânico com o surto de febre amarela, a sala está fechada. Motiv a funcionária está de férias e não tem quem possa substituí-la. Pode?
Alô, alô
Os Correios vão lançar no mês que vem sua operação na área de telefonia móvel, oferecendo apenas planos pré-pagos, chips e recargas. É o tal negóci em vez de investir na melhoria do serviço prestado ao cliente, os Correios querem concorrer com as operadoras de telefonia. Francamente!
Para baixinhos?
Em Araçatuba (SP), a Secretaria de Educação protocolou uma denúncia no Ministério Público sobre a situação financeira encontrada na própria secretaria. Argumenta que verbas foram jogadas fora com compras de livros sobre vinhos e churrasco, num total de R$ 320 mil. Todos os livros foram comprados no fim do ano passado, pelo governo anterior. Detalhe: a rede municipal de Araçatuba atende apenas estudantes de até 11 anos. Que tal???