ALTERNATIVA

Comitê de enfrentamento da Covid perde 4 integrantes da área técnica de uma vez

Lídia Prata
Publicado em 31/01/2021 às 21:00Atualizado em 19/12/2022 às 05:11
Compartilhar

Confirmad pelo menos 4 integrantes do Comitê Técnico de Enfrentamento a Covid-19 em Uberaba estão deixando o cargo. O primeiro a confirmar a saída foi o médico infectologista Vitor Maluf. Ele alegou que, por ser responsável pela maior unidade de atendimento Covid na rede privada e face à demanda alta ultimamente, ficou preocupado por não estar fazendo o seu melhor em nenhuma das frentes. “Então decidi pela minha dedicação total à assistência dos pacientes” - disse o único infectologista que compunha o Comitê. Vitor Maluf, porém, fez questão de frisar sua gratidão à prefeita Elisa pela confiança.

ADEUS DE SABRINA

Quem também deixou o Comitê foi a médica Sabrina Sarreta, que chegou a ser anunciada para o cargo de secretária municipal de Saúde, mas, depois, desistiu. Aos membros do Comitê, Sabrina se despediu, justificando seu afastamento com o que chamou de “inabilidade política” e até uma certa “ingenuidade” de sua parte em acreditar que as questões de ordem técnica pudessem prevalecer num momento tão delicado como esse.  “Tenho consciência das minhas limitações e humildade suficiente para admiti-las. Desejo sorte e sucesso a vocês” - frisou a médica.

DE VOLTA À ROTINA

O médico Raelson Batista foi o terceiro a confirmar sua saída do Comitê e atribuiu sua decisão a motivos pessoais. Alegou interesse em investir profissionalmente num projeto especial de telemedicina na rede privada. Já o analista de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Irálio Ferreira Fedrigo, o quarto integrante do Comitê a pedir afastamento, vai voltar a dar aulas de pós-graduação.

DESCONTENTAMENTO NO AR

Se fosse um ou dois integrantes se desligando do Comitê num momento delicado como esse, por motivos pessoais, seria até compreensível. Mas 4, simultaneamente, é evidência de descontentamento ou desacordo com as medidas tomadas pelo governo municipal para o enfrentamento à pandemia. Nenhum dos quatro admite publicamente essa versão, mas nem seria necessário, diante das evidências. Nos bastidores desde a sexta-feira a debandada do Comitê já era dada como certa, face às alterações promovidas pela prefeita Elisa após ouvir os setores da sociedade civil sobre as medidas a serem adotadas no novo Decreto. Consta que os médicos se sentiram desprestigiados, uma vez que as orientações técnicas passadas à prefeita não teriam sido acatadas. Entre colocar a credibilidade profissional em risco endossando medidas com as quais não concordavam e fazer “cara de paisagem”, teriam optado por deixar o Comitê.

NOVA COMPOSIÇÃO

De interlocutor próximo à prefeita Elisa ouvi que ela também não estava satisfeita com as medidas muito rigorosas sugeridas pelos técnicos do Comitê. Não concordava, por exemplo, com fechamento de bares e restaurantes às 22h, o que, aliás, ela própria admitiu em entrevista à Rádio JM na sexta-feira. Elisa optou por fixar o horário máximo às 23h, atendendo ao apelo dos empresários do setor. “Elisa é doce, meiga, adepta do diálogo, mas tem suas próprias ideias e não abre mão delas” - disse a fonte, confirmando que a prefeita vai reformular o Comitê esta semana e já teria feito convites a profissionais altamente capacitados”. Segundo consta, no sábado a prefeita teve um encontro reservado com a infectologista Cristina Barata, que coordenou as bem sucedidas medidas adotadas pelo Comitê Técnico no governo Paulo Piau.

QUE SINA!

Área abandonada da falida Cia. Têxtil Triângulo Mineiro no Distrito Industrial I pode permanecer nesse estado por muito tempo mais. O falecimento do empresário chinês Chao en Ming, vítima de Covid, deve colocar na estaca zero o investimento planejado para aproveitamento daquele terreno. Ali ele pretendia construir um entreposto de produtos típicos locais, ancorando um mini shopping e até espaço para faculdades. Chao era presidente do Conselho de Administração da Minupar Participações S/A  e diretor presidente da Companhia Minuano de Alimentos.

TRÊS ANOS

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, lamentou a morte de Chao En Ming. Contou que demorou 3 anos para conseguir o contato e falar com ele. “Chao se apaixonou por Uberaba quando veio aqui”, lembra José Renato, frisando que a assinatura do protocolo de intenções para a construção do complexo comercial na área da antiga Têxtil ocorreu em novembro do ano passado. Chao estava entusiasmado com o empreendimento, e ressaltou a José Renato sua intenção de viabilizar logo a obra por telefone, enquanto estava hospitalizado em decorrência da Covid. Mas, depois, o quadro de saúde do empresário se agravou, ele foi entubado e acabou falecendo na noite deste sábado. Uma pena!

PERDAS

Neste fim de semana Uberaba perdeu Nancy Fiorelli Fidélis, viúva do jornalista Fabiano Fidélis. Mulher bonita, chique, elegante e educada, Nancy marcou sua vida em Uberaba pela simpatia com que tratava a todos. Foi mais uma vítima das complicações decorrentes da Covid.

Também neste domingo faleceu Cláudio Pessutti, o sobrinho da apresentadora Hebe Camargo. Ele estava hospitalizado desde dezembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, lutando contra a Covid. 

MELOU!!!

Aulas presenciais na rede particular em Uberaba, assim como em todos os demais municípios mineiros exceto Juiz de Fora, estão suspensas por força de liminar conseguida pelo Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, Sinpro-MG, em medida cautelar proposta contra o Estado de Minas Gerais.  Na decisão, o juiz ressalta que “segundo orientação do Ministério da Educação, o ensino à distância tem sido amplamente adotado na rede privada de ensino. A tecnologia passou a fazer parte da rotina de alunos, sendo importante aliada no processo de aprendizagem. Nesse contexto, entendo que é precipitada a retomada das aulas presenciais, devendo ser desconsiderados os critérios usados pelo estado, que não se mostram eficientes, por enquanto, para o controle da propagação da Covid-19, não obstante a adoção pelas escolas de rodízio de alunos e medidas de higiene”.

ORIENTAÇÃO

Ex-Procurador Geral do Município, o advogado Paulo Salge manifestou nesses autos da ação movida pelo Sinpro-MG  há seis meses e adverte que a decisão vale para todas as escolas particulares de Uberaba. Se  teimarem em abrir as portas para aulas presenciais estarão descumprindo a ordem judicial, e, portanto, ficarão sujeitas ao pagamento de multa, dentre outras penalidades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por