ALTERNATIVA

Complicações

Mudança de comando do PDT pode prejudicar candidatura de Wagner Jr à prefeitura

Lídia Prata
Publicado em 15/07/2016 às 08:27Atualizado em 16/12/2022 às 18:06
Compartilhar

Sirley Soalheiros, presidente estadual, e o advogado Jacob Estevam, novo presidente do PDT em Uberaba, durante encontro dos pré-candidatos a prefeitos e vereadores do partido em Minas, dias atrás

Volta às origens

Conforme esta coluna antecipou na edição de terça-feira, o DEM voltou às mãos do grupo histórico em Uberaba. Luiz Guaritá Neto assume agora a presidência do partido, fato que por si só deve mexer no quadro eleitoral desse ano. “Acabou acontecendo o que era esperado. O DEM tem origem no PFL, desde os tempos de Hugo Rodrigues Cunha. Tem um passado e uma história na política de Uberaba. E foi respeitado pela direção do partido”, analisa Luiz Neto, que também entrou na vida pública pelas mãos de Hugo via PFL.

Nova opção

Com a entrada do DEM no cenário eleitoral, o PMDB pode rever a decisão de disputar as eleições com chapa pura. Aliás, Luiz Neto já fala em colocar o Democratas na disputa pelo posto de vice na dobradinha com Paulo Piau, através do bem-sucedido empresário Marco Túlio Paolinelli.

É o cara!

Ainda segundo Luiz Neto, o DEM não teve tempo para trabalhar um nome para ser cabeça de chapa este ano. Mas, ele chega junt “temos a oferecer um nome de peso, um empresário reconhecido como gestor competente, bem relacionado na comunidade, muito querido, um empregador respeitado por seus colaboradores, atuante em vários segmentos e com visão de futuro insuperável, que é o Paolinelli. Ele é capaz de dar um upgrade fantástico à chapa encabeçada pelo Piau. Melhor que Paolinelli, impossível!”

Reviravolta – Em termos de reviravolta, a maior deve atingir a cogitada dobradinha Wagner Junior e Dr. Heleno. Com o PDT voltando ao comando do advogado Jacob Estevam, dificilmente essa aliança será mantida.

Complicações – Se Wagner Junior perder efetivamente o apoio do PDT poderá ficar sem tempo de TV no horário eleitoral gratuito. E mais: corre o risco de não poder participar de eventuais debates com seus adversários.

Sem volta

A propósito, o advogado Jacob Estevam revela que não tem volta a mudança no comando do PDT em Uberaba. “Recebi telefonema da própria presidente estadual do partido, Sirley Soalheiro, na quarta-feira, confirmando que já havia protocolado no Tribunal Regional Eleitoral o documento para registro da nova executiva do PDT em Uberaba. Antes dessa decisão, ela se reuniu com os deputados estaduais do partido e houve a opção pelo nosso nome. Está sacramentado”, assegura Jacob.

Nome próprio

Como o PDT terá candidato a presidente da República em 2018 – Ciro Gomes, no caso – o partido quer se estruturar nos municípios desde agora. E, para isso, todo o projeto de ações a serem desenvolvidas foi previamente apresentado a Jacob Estevam, que, aliás, presidia o partido até o ano passado, quando perdeu o comando do PDT local para o médico Fahim Sawan.

Nulidade

“A convenção marcada pela executiva atual para o dia 23, se vier a acontecer, será nula”, garante Jacob Estevam. Ele pretende marcar a convenção do PDT para o início de agosto, com a presença da presidente Sirley Soalheiro e outros expoentes da sigla em Minas.

Rumos

A partir da troca de comando, o PDT irá redefinir seu rumo nas eleições de outubro. Não está certo que o apoio à pré-candidatura de Wagner Junior será mantido. “Muitos dos filiados ainda são da nossa época. E vamos ouvi-los antes de qualquer decisão. Vai prevalecer o que for melhor para o partido, e não o interesse pessoal do presidente ou de quem quer que seja” – destaca Jacob Estevam.

Lé com lé

PR com Lerin: estava ou não decidido há muito tempo? Esta coluna cantou a pedra, apesar dos desmentidos dos caciques republicanos...

Cré com cré

Na opção de coligação oficializada pelo PR à tarde passada, a sigla deve eleger no máximo três dos seis vereadores que disputarão a reeleição. Os outros vão ficar no "prejuízo". Por isso, a essa altura do campeonato e correndo o risco de não se reeleger, acredito que pelo menos Borjão deve estar arrependido de ter deixado o DEM...

Preju

Não bastasse a onda de assaltos que leva terror e pânico aos uberabenses, outro tipo de furto traz prejuízo a proprietário de veículos. Não raro, quando deixam o carro estacionado na rua e até em alguns lava-jatos são surpreendidos com prejuízo decorrente de pequenos furtos de emblemas e peças do veículo. Reclamar a quem?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por