Larissa Prata
Diretor Luiz Ciabotti Neto e nosso impressor-chefe Armando Neves acompanharam ontem o desembarque das novas rotativas no Parque Gráfico do JM. Depois de várias viagens a diferentes regiões do país em busca do equipamento ideal, os dois comemoraram ontem a chegada da V-25 a Uberaba
Novo capítulo
Mais um capítulo da história do Grupo JM de Comunicação teve início nesta segunda-feira, com o desembarque das novas impressoras rotativas no Parque Gráfico da rua Edson Prata. São cinco unidades da marca Harris, modelo V-25, muito semelhantes às outras quatro já existentes. Até o fim do ano estará tudo pronto para a estreia do novo sistema de impressão. Além de conferir maior celeridade no processo de produção do jornal diário, o equipamento permitirá ao JM crescer, tanto no número de páginas diárias quanto na tiragem. E mais: possibilitará o acréscimo de cores nas páginas hoje impressas em p&b, abrindo novas perspectivas para os leitores e para os anunciantes. Enfim, esta é uma nova etapa de desenvolvimento que o Grupo JM de Comunicação inicia nos seus 41 anos de circulação. E vem num momento em que muitos títulos tradicionais estão desaparecendo do mercado editorial brasileiro e outros tantos jornais mudando de mãos. Chega também num momento em que Uberaba se prepara para investimentos do porte da fábrica de amônia da Petrobras e do gasoduto. É o JM apostando num futuro promissor para Uberaba e fazendo a sua parte, inclusive na geração de empregos.
Região metropolitana
Não é pacífico o entendimento em torno da criação de regiões metropolitanas em Minas Gerais. Se Uberaba e Uberlândia estão lutando para conseguir viabilizar esse projeto, outras cidades do entorno não veem com bons olhos a iniciativa. Empunhando a bandeira, a deputada estadual Liza Prado está comandando audiências públicas para discutir o assunto, muitas das quais contando com a presença do presidente da Assembleia Legislativa mineira, deputado Dinis Pinheiro. Ontem foi a vez de Patos de Minas e Patrocínio.
O futuro
Por falar em Dinis Pinheiro, o deputado esteve ontem em Uberaba. Foi homenageado com almoço oferecido pelo colega Lerin e no fim da tarde recebeu título de cidadania uberabense. Cogitado como provável candidato do PSDB à sucessão do governador Anastasia, Dinis desconversa sempre que perguntado sobre o assunto. Mas que ele está cacifado, isso está. Além de ter sido campeão de votos nas disputas por cadeira na ALMG, Dinis tem construído sua imagem pública muito além de seu principal reduto eleitoral, Ibirité. Basta ver que durante seu mandato presidencial, ele tornou a Assembleia mais presente e atuante no interior.
Prestígio – Deputado Lerin provou seu prestígio no almoço de ontem. Além de levar dois prefeitos da região (Veríssimo e Campo Florido) e cinco vereadores de Uberaba, Lerin conseguiu reunir na mesma mesa os presidentes de CDL, Sindicato Rural, OAB, G9, comandantes da PM, polícias civil e federal, bombeiros e boa parte da imprensa local.
Pane – Centro da cidade padeceu à tarde passada com o apagão. Sistema de informática dos bancos pifou. Sinaleiros não funcionaram. Elevadores dos edifícios comerciais pararam... um caos. E tudo isso na hora de maior movimentação, por volta de 14h.
Na bronca
Departamentos de RH e escritórios de contabilidade que prestam assistência a empresas locais estão na maior bronca com o IBGE. Reclamam que os recenseadores transferiram para eles a obrigação da coleta de informações para os levantamentos setoriais. Pior do que isso é saber que o IBGE despeja serviço nesse pessoal, e deixa de usar dados de que o governo dispõe, seja na Receita Federal, Ministério do Trabalho, Previdência Social, Juntas Comerciais, prefeituras, estados...
Foco errado
Ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, não viu com bons olhos a proposta do prefeito Paulo Piau para a Zona de Processamento de Exportação, a ZPE. Pela proposta, se não der certo o modelo que será experimentado aqui, a área poderá ser transformada num novo distrito industrial. Mas, segundo Carlos Assis, “Uberaba não precisa de mais um distrito industrial, pois já existem quatros deles no Município, com lotes disponíveis, que nem doados promovem investimentos”.
Empresa individual
Procurador-geral do Município, Paulo Leonardo Vilela Cardoso estará em Goiânia no dia 9 de setembro, proferindo palestra sobre a Eireli, lei que nasceu de um projeto de sua autoria apresentado na Câmara Federal pelo deputado Marcos Montes. Entre outras informações, Paulo Leonardo vai destacar que esta nova pessoa jurídica representou 9% das empresas constituídas em 2012, e com uma movimentação em investimentos superior a R$2 bilhões.
Pegando fogo
Deve desaguar nas mãos do Ministério Público Federal a queixa de candidatos que estão se sentindo prejudicados com o edital lançado pela UFTM no feriado do dia 15. Pelo edital, os interessados nas vagas de auxiliar bibliotecário e assistente administrativo terão de provar experiência mínima de 12 meses na área. Há entendimento de que essa exigência fere o princípio da isonomia. Esse mesmo procedimento foi aplicado na Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal da Paraíba. Nos dois casos, o MPF interveio e os editais foram alterados para excluir a exigência de experiência comprovada na função.