Efeitos da pandemia
O distanciamento social imposto como medida de contenção do coronavírus provocou diminuição acentuada do número de acidentes de trânsito na cidade. No entanto, provocou outro efeit aumento de 27,6% nas ocorrências de acidentes domésticos. Revelação é do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Anderson Passos. Um dos casos de maior incidência é o de engasgamentos, que já somam seis este ano. Vale destacar que o engasgamento pode levar à morte em alguns casos.
Casamento perigoso
Bebida e ri esse casamento é altamente perigoso. Nessa época de coronavírus, muita gente tem entendido distanciamento social como oportunidade para descansar em ranchos à beira de rios, pescando ou praticando esportes náuticos. Para se ter uma ideia, os bombeiros já registraram 15 ocorrências de afogamento na região, até domingo, sendo seis apenas em Uberaba. No ano passado inteiro foram 10 casos de afogamento aqui, o que significa que em quatro meses de 2020 já passamos da metade do total registrado em 2019.
Cuidado com o álcool
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, o comandante Passos chamou a atenção para os riscos de deixar frascos de álcool líquido perto de fogões, micro-ondas e até carregador de celular. Podem causar explosões, incêndios, produzindo queimaduras graves. Com crianças em casa em tempos de confinamento, melhor prevenir...
Que sujeira!
A pandemia tem provocado outro efeito bastante negativ por toda a cidade o mato cresce, sem cerimônia. Capina parece que foi abandonada, tanto nas áreas públicas quanto particulares. Não é de se espantar que as ocorrências de incêndio venham se multiplicando em Uberaba.
Abandono total
A avenida Nonô Prata, que deveria ser uma das belas entradas de Uberaba, está que é puro mato. Aliás, até hoje não há passeios públicos naquela via e a iluminação continua extremamente precária.
Ventiladores do bem
Dinheiro depositado em juízo pela mineradora Samarco, na ação de indenização movida pelo Estado por causa dos danos ambientais decorrentes do rompimento da barragem em Mariana, será usado para a compra de 747 ventiladores pulmonares. No total, o Estado vai levantar R$44 milhões, com autorização da Justiça Federal, onde tramita o processo. Aleluia!
Ponto de bala
Hospital de Clínicas está em ponto de bala para iniciar nos próximos dias os testes para coronavírus. Segundo a superintendente do HC, Ana Lúcia Simões, os R$600 mil prometidos pela Mosaic serão suficientes para a compra de 10 mil kits, através da Funepu. Embora não tenha data definida para o início dos testes, é certo que serão priorizados os profissionais de saúde e pacientes. Aliás, o esquema de testagem ainda não está definido. Será objeto de discussão com a superintendência do Hospital Mário Palmério e Regional de Saúde.
Apoio de peso
Além dos kits que serão custeados com a doação da Mosaic, o laboratório do Hospital de Clínicas da UFTM vai reforçar o trabalho de testagem para coronavírus, com credenciamento da Funed. Na realidade, as universidades públicas mineiras estão sendo credenciadas para agilizar o serviço de testagem, pois a Funed está assoberbada. São frequentes as queixas contra a demora na liberação de resultados dos exames em Minas Gerais e decorrem da falta de estrutura da Fundação. Agora, com o reforço das universidades públicas mineiras, os números de infectados em Minas tendem a aumentar. Porém, quanto mais pessoas testadas, maior a segurança para as autoridades tomarem decisões sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19.
Novo point
Sem shopping, nem clubes, nem barzinhos abertos, o uberabense está transformando a ida à farmácia num hábito de fim de semana. Só pode! Impressionante o movimento de pessoas nas drogarias. Pátios de estacionamento ficam superlotados e há até filas para entrada na farmácia. Pior é ver que os pais levam as crianças nesse “passeio à farmácia”...
Do fundo do baú
Ex-deputado Tony Carlos foi às redes sociais para perguntar se seus adversários estão desesperados com sua presença na disputa para prefeito de Uberaba. Questionamento foi motivado pela publicação em redes sociais de uma foto antiga em que Tony aparece ao lado do ex-presidente Michel Temer e do prefeito Paulo Piau, acompanhada de comentário maldoso. “Essa foto foi feita na época da inauguração da ExpoZebu” – ressaltou Tony, queixando-se da “maldade daqueles que querem confundir o eleitor”.
Mais um
Por falar em eleições municipais, Fabrício Araújo está se apresentando como pré-candidato a prefeito pelo Psol.