ALTERNATIVA

Confirmado Marcos Montes como ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 30/03/2022 às 14:21Atualizado em 18/12/2022 às 23:18
Compartilhar

TEMOS MINISTRO

Marcos Montes será o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Confirmação oficial veio através de convite expedido para a cerimônia de transmissão do cargo pela ministra Tereza Cristina, nesta quinta-feira, às 15 horas, no auditório Olacyr de Moraes, na Esplanada dos Ministérios.

Para Uberaba, a notícia não poderia ser melhor!

É O CARA!

A confirmação de Marcos Montes como ministro coroa uma trajetória política de sucesso, que começou aqui em Uberaba como secretário municipal de Esportes e Lazer. Logo depois, indicado pelo então prefeito Luiz Guaritá Neto, Marcos Montes se elegeu prefeito. Cumpriu dois mandatos, até agosto de 2004, quando passou o cargo ao seu vice, Odo Adão, para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais. Marcos Montes foi deputado federal por três legislaturas. Na eleição passada, compôs a dobradinha majoritária com o ex-senador Antônio Anastasia na disputa pelo governo de Minas. Foram derrotados. Mas em seguida veio o convite da ministra Tereza Cristina e Marcos Montes assumiu o cargo de secretário executivo do Mapa.

MEMÓRIA

Para refrescar a memória: Um dos principais projetos criados por Marcos Montes, ainda quando secretário municipal de Esportes e Lazer, foi o “Bom de Bola, Bem de Rua”. Na época. MM contratou o bicampeão mundial de futebol Djalma Santos para comandar o programa, que chegou a ter, de uma só vez, mais de 4.000 crianças/adolescentes praticando o esporte. Foi um enorme sucesso e tirou das ruas milhares de crianças, às quais oportunizou aprender a jogar futebol com um dos maiores craques da história da Seleção Brasileira.

MAIS FEITOS

Foi no governo de Marcos Montes que foi criada a Guarda Municipal. Na mesma época foi implantado o Centro de Atenção à Saúde da Mulher/Caism, e outros tantos programas na área da saúde, especialmente de atenção a idosos e portadores de Aids, que naquele tempo era considerada uma doença tabu. Foi no governo dele que “nasceu” o Centro de Atenção Psicossocial, voltado ao atendimento a pacientes com problemas mentais. No Caps eles passaram a receber assistência psiquiátrica, psicológica, social e de esporte e lazer, até terapia ocupacional, através de trabalhos manuais.

CIDADE ATIVA

Desde o governo Marcos Montes, quando foi criado, o programa Cidade Ativa tem prestado um enorme serviço à população. Talvez seja um dos programas sociais mais longevos da história recente do município, sobrevivendo a diferentes gestões. Além disso, muito antes do governo federal lançar programas de incentivo à contratação de jovens no país, aqui em Uberaba já existia o Primeiro Emprego, criado também no governo MM.

FORA DOS TRILHOS

Quem não se lembra do descarrilamento de composição da FCA, no governo Marcos Montes? Em plena seca, Uberaba padeceu com a falta d´água, mas foi ali que nasceu o acordo para indenizar a cidade, através das obras de transposição do rio Claro, que ainda hoje socorre o abastecimento na época da seca. E por falar em água, o Piscinão também é dessa época e foi construído para armazenar água da chuva e evitar as recorrentes enchentes no centro da cidade.

INFLUÊNCIA POSITIVA

Na época em que foi deputado federal, MM esteve presente no ranking dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, naquela famosa lista feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). E marcou sua atuação na Câmara Federal com a autoria e co-autoria de projetos importantes para o país. Um deles nasceu aqui em Uberaba, pelas mãos do advogado Paulo Leonardo Vilela Cardoso, que foi Lei 12.441/2011, que criou a empresa individual de responsabilidade limitada – a Eireli, possibilitando o registro de empresas sem a necessidade da presença de um sócio minoritário, muitas vezes chamado de “laranja”. Milhares de empresas foram criadas a partir da lei.

PARTICIPAÇÃO NO AGRO

Além de médico e político, Marcos Montes tem fortíssimas ligações com o agro. Foi presidente da Frente Parlamentar da Agricultura e chegou ao cargo de secretário executivo do MAPA há três anos, pelas mãos da ministra Tereza Cristina, que foi deputada na mesma época de MM. E agora está tendo a oportunidade de consolidar sua trajetória, chegando a titular da pasta.

CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Marcos Montes nasceu em Sacramento. Mas veio ainda criança para Uberaba e aqui cresceu, cursou Medicina, casou-se com Marília e constituiu família. Está sempre por aqui. Continua indo ao Shopping, pegar um cineminha com os netos, e frequentando o Mercadão aos domingos, para rever os amigos e falar sobre política. Neste ano, de modo especial, ele virá para a inauguração da Expozebu como o ministro da Agricultura.

MELHOR, IMPOSSÍVEL

A confirmação de Marcos Montes no MAPA deixou o presidente da Aciu particularmente contente. Segundo Anderson Cadima, “este é um reconhecimento ao trabalho do nosso ex-prefeito Marcos Montes como secretário-executivo do MAPA. Para nossa cidade, é muito positiva esta ascensão dele, pois coloca Uberaba numa posição de ainda mais prestígio no Governo Federal, o que pode render muitos frutos para nosso município. Vejo esta nomeação com muita alegria, pois sei da competência do Marcos Montes. Muitas demandas que levamos a ele foram prontamente atendidas. No caso da vinda do 5G Agro, por exemplo, a participação e o incentivo dele foram primordiais para o sucesso da iniciativa. Nosso acesso a ele é muito tranquilo, o que nos deixa, com certeza, muito satisfeitos com esta notícia”.

CACIFE ALTO

Com a ascensão de Marcos Montes a ministro, a situação eleitoral do presidente Ismar Marão deve melhorar substancialmente.

BLOCOS DE MULTAS

Secretaria de Defesa Social mandou imprimir emergencialmente um lote de talões de multas, para possibilitar a continuidade do trabalho dos agentes de trânsito. Acontece que ao abrir a caixa de talões confeccionados em 2020, a SDS deparou com erro no número de série, inviabilizando o uso. Como as notificações não podem conter rasuras, o jeito foi descartar os talões e abrir sindicância para apuração de responsabilidades. “O prejuízo ao erário existiu e será encaminhado ao Dr José Carlos”, afirma o secretário Glorivan Bernardes.

SÓ AGORA

O problema só foi detectado agora, porque os talões estavam armazenados em caixas que foram abertas em meados do ano passado. Daí a opção por confeccionar um lote emergencial, com nova série, em empresa local, para manter a fiscalização ativa.

MULTA ELETRÔNICA

Ainda de acordo com o secretário Glorivan Bernardes, a SDS pretende modernizar as notificações o mais breve possível. Tanto assim que estão sendo cotados aplicativos junto a empresas especializadas. A demanda também foi encaminhada para a Codiub. “Mas me reservo o direito de continuar prospectando outras plataformas” - afirmou o secretário, ressaltando que, ”ao final, a Codiub será chamada a também sentar à mesa de negociação. O app tem que ter interface com os sistemas do Detran/MG e Prodemge.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por