ALTERNATIVA

Confirmando rumores, Elisa troca comando da Seplan

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 01/10/2025 às 22:31
Compartilhar

Arquiteta Fúlvia Mendes é a Secretária de Planejamento (Foto/Divulgação)

Mudança no comando da Secretaria municipal de Planejamento, confirmando o zunzunzum que já vinha correndo nos bastidores políticos há algumas semanas. Isabella Nascimento deixa o cargo, e será substituída pela arquiteta Fúlvia Mendes. A adjunta será Simone Florentino Magnino.
 
DESCONTENTAMENTO
Embora já fosse cogitada desde o início do segundo mandato de Elisa, a troca de comando na Seplan foi atribuída nos bastidores à demora na finalização do projeto de atualização do Plano Diretor, assim como à morosidade nas soluções de demandas na secretaria, o que teria gerado reclamações à prefeita Elisa. Mas é preciso lembrar que a prefeita tinha intenção de dividir a Seplan em planejamento e gestão, tendo Juliana Petek como secretária, e Isabella como adjunta. O projeto de segmentação da Seplan foi adiado, mas a substituição no comando da pasta se confirmou.
 
TINTIM POR TINTIM
A pedido do vereador Almir Silva, o anteprojeto do Plano Diretor deverá ser submetido à análise criteriosa das entidades de classe, antes de entrar na pauta de votação da Câmara. Há muitos pontos controversos que o presidente do Sinduscon, Luciano Velludo, por exemplo, defende um estudo mais aprofundado. Aliás, o projeto trouxe muita contrariedade também ao Sindicato dos Produtores Rurais. Presidente Vinícius Rodrigues reclama que há muitas propostas que poderão acarretar sérios prejuízos ao setor. Enfim, agora, sob nova direção, caberá à Seplan contemporizar essas questões.
 
MUDANÇAS
Além de Isabella Nascimento, o governo Elisa já promoveu várias alterações no seu time este ano, incluindo Aguinaldo Silva, titular da Agricultura, Coronel Antônio, da SDS, Gledson Morelli, da Cohagra, e Paulo Fernando Rocha Ventura, da presidência da Codiub.  
 
RODA QUADRADA
Guarda Civil Municipal passou um “dia de cão” sem viaturas. Nos bastidores as versões foram as mais variadas, indo de atraso no pagamento à locadora dos veículos à demora na assinatura do novo contrato, o que teria acarretado o recolhimento da frota pela então fornecedora. Problema foi contornado ainda na quarta-feira.
 
TODOS JUNTOS
Prefeita Elisa recebeu os vereadores da base governista para um jantar, à noite passada, acompanhada pelo marido, Juliano Arantes, e secretários Caio Presotto, Beethoven Oliveira, Marcos Ferreira e Netão. Lá estavam Lu Faquinelli, Fernando Mendes, Samuel Pereira, Cabo Diego Fabiano, Almir Silva e Luiz da Farmácia. O último a chegar foi o presidente da Câmara, Ismar Marão, virtual candidato a deputado estadual pelo PSD. No cardápio só assuntos amenos para celebrar o “dia do vereador”.
 
TEMPO QUENTE
Por falar na Câmara, os rumores sobre as “costas quentes” de comissionado estão “fervendo”. Nas redes sociais, consta que o rapaz teria passado dois meses no exterior, sem prejuízo dos salários. Se não for fake news, a situação exigirá medida severa e imediata por parte do presidente Ismar Marão.
 
DIVERSIFICAÇÃO
Casa cheia na ACIU para a última etapa do Circuito E-Minas, promovido pela Federaminas, nesta quarta-feira. Uberaba foi a cidade escolhida para sediar as discussões sobre desenvolvimento econômico. A necessidade de diversificação dos investimentos não apenas na região, mas em Minas Gerais como um todo, deu o tom aos debates, que contaram com a participação do secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, dos diretores do Invest Minas, Leandro Andrade, e do Sebrae, Douglas Cabido, além do presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, e da prefeita Elisa Araújo.
 
POLO DE RESPEITO
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, destacou que Uberaba hoje é um dos principais polos de atração de investimentos no Estado. “Aqui tem um bom ambiente de negócios e mão de obra qualificada, que é o que as empresas mais precisam”, explicou. E deixou claro que Minas tem dinheiro (e muito). O que falta são projetos para captação desses recursos. Por isso, Bruno Araújo sugeriu que os empresários fiquem atentos aos editais e aprendam a fazer projetos para ter acesso ao dinheiro.
 
DO PÃO AOS PROCESSOS
Bruno Araújo ainda contou, durante o Circuito E-Minas, que o financiamento de projetos pelo governo de Minas já contemplou padaria que buscava aumentar a crocância do pão, assim como empresa que buscava melhorar os processos internos de gestão. Mas é preciso saber escrever e apresentar o projeto.
 
INSPIRAÇÃO
O Circuito E-Minas contou também com a apresentação do case de sucesso da empresa uberabense Fardas Uniformes. Fundador da empresa, Arnaldo Santos Junior não escondeu as dificuldades por que passou até consolidar a Fardas como uma potência do parque industrial uberabense. Começou pequeno, com uma ideia na cabeça e pouco dinheiro no bolso, enfrentou anos “no vermelho”. Deu a volta por cima com muito trabalho e determinação e hoje a Fardas fornece uniformes para grandes empresas, como Cervejaria Petrópolis, Mosaic, Coca Cola, dentre outras. Está, inclusive, presente no mercado canadense. Aliás, Arnaldinho Neto revelou uma particularidade interessante. No Canadá, os trabalhadores recebem os uniformes em casa, o que obrigou a empresa a adaptar sua logística de entrega.  
 
GARGALO

A maior dor dos empresários mineiros na atualidade é a falta de mão de obra. Seja no comércio, na indústria, no setor de serviços a queixa é a mesma. Provocado sobre o assunto pelo CEO da Cervejaria Petrópolis, Everaldo Miranda, o secretário Bruno Araújo disse que o Governo Zema está empenhado em capacitar pessoas para atuar nos segmentos onde há demanda por mão de obra. Citou o Trilhas do Futuro e orientou os empresários a entrar no site do programa e apresentar sua demanda, seja por técnico para atuar na indústria cervejeira, ou do vestuário ou outra. Segundo Bruno Araújo, o Governo vai comprar os cursos demandados e oferecer na cidade.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por