Desgaste desnecessário
Não sei o que foi pior: prorrogar o vencimento do IPTU depois do prazo, ou submeter aquela multidão ao castigo da espera interminável por atendimento no saguão da Prefeitura. Mas posso garantir que essa confusão em torno do IPTU pegou muito mal para a Administração municipal. Depois de sete anos de governo, a Administração já deveria saber (de cor e salteado) que as pessoas precisam se programar para pagar impostos, o que significa saber com antecedência o valor cobrado, em especial em começo de ano, quando acumulam despesas com escola, IPVA, etc. Não era hora para um desgaste político desse tamanho para o governo municipal.
Respeito ao cidadão
Além disso, é uma questão de respeito ao contribuinte informá-lo com transparência sobre o valor cobrado, índices de reajuste aplicados e suas razões. Nada disso foi feito e confesso que em tantos anos de profissão, jamais vi tanta gente revoltada com IPTU como nesses dias. Se o prefeito tinha a intenção de adiar a data de pagamento, que o fizesse antes, pois foi alertado pela imprensa e pelos vereadores de que a entrega dos carnês estava atrasada, os valores estavam incompreensíveis, havia erros, e a estrutura da Secretaria da Fazenda mostrava-se insuficiente para atender à demanda de contribuintes irresignados com os valores cobrados.
Dizer a verdade
Quero crer que o prefeito Anderson Adauto foi mal informado por sua assessoria sobre o que estava realmente acontecendo em Uberaba, porque ele se encontrava fora da cidade no começo da semana. Precisava saber que havia uma fila imensa de gente revoltada na Prefeitura. A atitude tardia que se viu ontem, com a prorrogação por 15 dias, ficou igual à história da remenda ao soneto...
Biônico
Na coletiva de ontem à tarde, o prefeito tentou explicar o reajuste altíssimo no valor do IPTU, argumentando que o georreferenciamento mudou a categoria dos imóveis, principalmente aqueles que passaram por melhorias. Ou seja, não cobrou somente pela ampliação; houve alteração na alíquota se o cidadão trocou o piso, colocou laje... Mas como é que o satélite poderia saber que tipo de piso tinha o imóvel antes?
Se passar...
Se a Câmara Municipal aprovar projeto de autoria do vereador Marcelo Borjão (DEM), os hospitais da cidade terão um novo alento. Borjão propõe que 20% do valor arrecadado com multas de trânsito em Uberaba sejam destinados aos hospitais da Criança, Pênfigo, Hélio Angotti e Beneficência Portuguesa. É justo.
TV Câmara Digital
Assinado ontem o convênio para implantação da TV Câmara digital em Uberaba. Do ato participaram o presidente do Legislativo, Luiz Dutra, e o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia. Com isso, Uberaba torna-se uma das primeiras cidades brasileiras contempladas com canal próprio e digital, com possibilidade de funcionamento 24 horas por dia. Mérito deve ser creditado ao presidente Luiz Dutra, que testou toda a sua paciência e persistência para conseguir viabilizar a TV Câmara.
O que muda
O interessante da TV Câmara digital é que há uma proposta do presidente Luiz Dutra de abrir a programação para a comunidade, além das transmissões oficiais da Casa. Dutra está entusiasmado com a conquista e revela, dentre outras vantagens, que haverá opção para enquetes on line sobre determinados temas, com possibilidade de votação pelo telespectador, usando apenas o controle remoto. Assim, em votações de temas polêmicos os vereadores poderão conhecer na hora o que pensam os eleitores, através dessas enquetes.
Próximo passo
Agora que conseguiu concluir a licitação para reforma do plenário e assinar o convênio da TV Câmara digital, Dutra vai batalhar para conseguir do prefeito Anderson Adauto a doação da área para a construção do prédio do Legislativo na “praça dos 3 poderes” de Uberaba.
Tiro no pé
A Toesa, empresa de atendimento médico pré-hospitalar que foi denunciada pelo Fantástico, por fazer parte do esquema de fraudes em licitações na área da saúde no Rio, trabalha para a Globo. Mesmo depois da denúncia, neste domingo, ambulâncias e funcionários da Toesa continuaram circulando pelo Projac.
FAZU na Fenicafé
Alunos e professores do curso de Agronomia da FAZU já preparam a participação em uma das mais importantes feiras sobre cafeicultura do Brasil, a Fenicafé 2012, que acontece em Araguari/MG, na semana que vem. A FAZU vai aproveitar para divulgar, em seu estande na Fenicafé, os seus cursos de graduação e pós-graduação e serviços de análises de solo e água.