ALTERNATIVA

Conphau continua análise de imóveis inventariados

Lídia Prata
Publicado em 27/08/2019 às 19:35Atualizado em 17/12/2022 às 23:46
Compartilhar

Gê Alves - redatora interina

gealves13@gmail.com

Não posso defender a ameaça de crime – como feito pelo tenente-coronel da reserva da Polícia Militar em áudio contra o governador Romeu Zema e já retratada. Mas não há como ficar contra o seu desabafo e a causa que defende. Ele critica o atraso no pagamento do salário dos servidores – parcelado desde 2016 – e pede melhorias nas condições de trabalho para os membros da segurança pública. Corajoso, disse o que eu concord "...tenho Romeu Zema como estelionatário... achei que combateria mordomias e privilégios para valorizar a educação, segurança e saúde...". Sim, foi aí que Zema ganhou a eleição em Minas Gerais: na esperança do povo cansado e descrente. Ontem fez um ano que prometeu – com registro em cartório – não receber (como se isto fosse possível) e não pagar salários ao primeiro escalão (como se isto também fosse possível ou se fosse achar alguém com talento para trabalhar de graça) enquanto um servidor não estivesse recebendo em dia. Mas o que se vê é bem diferente disto

Vamos combinar. O adjetivo utilizado pelo militar reformado em forma de metáfora cai muito bem ao atual governador, já que obteve a vantagem eleitoral induzindo ao erro o eleitor, mediante artifício do novo tudo, que na verdade não se consuma. Ou seja, presente está toda a cadeia causal, uma sequência ordenada de atos cometidos. Tão lamentável quanto é lembrar que para a consumação do estelionato a vítima [o povo] realiza o ato de disposição patrimonial, no caso o voto, que é o maior patrimônio do cidadão na democracia. A gente precisa acordar! De verdade!

Educação. E agora, na surdina, sem diálogo, goela abaixo, me aparece com a famigerada junção de turmas na educação. Todo mundo em sã consciência sabe que não temos uma educação pública dos sonhos ou medianamente necessária e que os resultados no processo ensino-aprendizagem, com grupos menores, são mais positivos. Daí, no intervalo para o segundo tempo do ano letivo, bem claramente demonstrando que a preocupação é resolver o seu lado, vem o governo querendo juntar turmas? Nota zero, bem sonora, para o governador Zema neste quesito também. Que fosse planejado, explicado, discutido com a comunidade escolar e, se fosse o caso, implementado, mas nunca a toque de caixa. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, a intenção é liberar espaço para reforço escolar de alunos que estavam em vias de abandonar a escola. Ah... tá!

Que mundo, hein!? Financeira que tem espalhado propaganda de casa em casa, nos bairros maiores da cidade, sem cerimônia quando questionada pelo cliente sobre a taxa de juros para de crédito pessoal, informa cerca 12% ao mês. Leitor relata que naturalmente, ao ouvir isto da funcionária, deixou escapar que parecia agiotagem. O pior foi a resposta da atendente: “É! Mas agiota mata e banco o senhor pode negociar se tiver alguma dificuldade no pagamento”. Tudo isto por telefone e cuja ligação foi gravada.

Em análise. Presidente do Conphau, Daniel Rodrigues recebeu as propostas de alteração na lei de preservação de prédios históricos, apresentadas por entidades de classe capitaneadas pela Fiemg. "Já estou analisando", foi o que disse Daniel, adiantando que até setembro deve estar formatado Projeto de Lei a ser enviado à Câmara Municipal. Daniel adianta que o Conphau continua catalogando os imóveis inventariados e os tombados, para saber o real estado de conservação de cada um e analisar a relevância de mantê-los ou não na condição de bem cultural. Hoje o Conphau já sabe quais são, onde estão e por quem foi tomado ou inventariado cada imóvel particular. Menos mal. Se o Conphau já admite rever essa lista exagerada de imóveis particulares inventariados e tombados, já é um bom começo.

Tem chovido. Cada vez mais empresas se mostram de olho no turismo de Uberaba. “Está chovendo demandas”, entre elas do Graal, que demonstra interesse em entrar com tudo no Geopark e cuja proposta segue em ritmo acelerado, segundo a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba (Comdesu), Anne Nóbrega, sem entrar em detalhes do projeto. Apurei, no entanto, que obra será erguida no local e entre as alusões estará ao médium espírita desencarnado Chico Xavier, que tem seguidores em todo o mundo.

Vitrine. Aproveitando o gancho do turismo, bacana a iniciativa de Sacramento de divulgar as potencialidades turísticas da cidade que é o berço da civilização do Brasil Central e que guarda riqueza histórica cultural e natural das mais importantes e ecléticas. Lado outro, considerando horários nobres da maior rede de TV do país e a duração da campanha, o município – diferente da maioria brasileira – deve estar com bala na agulha no quesito orçamento.

Disse não! Marcus Pestana, com história política de décadas, disse não à vaga aberta na Câmara Federal com a ida de Bilac Pinto para o comando da Secretaria de Governo de Minas. Radicalização nas redes sociais, rejeição da sociedade aos políticos e adaptação sua à iniciativa privada foram às justificativas. Detalhe: se assumisse, não teria garantia de cumprir o mandato integral, já que o titular não renunciou, só se licenciou.

Parabéns. A Câmara entrega dia 12 o título “Mulher destaque do ano”. Entre elas, Iara Marquez, que imprimiu um novo conceito ao que é ser primeira-dama da ABCZ, a maior entidade pecuária zebuína do mundo. Com simplicidade própria dos mais elegantes e requintados, Iara “bombou” mesmo. Representa o que é ser uma mulher forte, determinada, moderna, sensível, de destaque, independente da classe social ou da área em que atue. Tem trabalhado bem no olhar comunitário, nos momentos solenes, na valorização da mulher na pecuária. A indicação do nome de Iara foi do vereador Agnaldo Silva.

Fico com vocês esta semana inteirinha! Até amanhã! 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por