Outros tempos
Governo Paulo Piau começou oficialmente ontem. Embora ainda esteja com equipe incompleta, Piau conseguiu compor um time eclético, contemplando as mais variadas cores partidárias. Assim que o secretariado foi revelado, deu para compreender a demora e as dificuldades do atual prefeito em “escalar seu time”. Piau formou uma espécie de “governo de coalizão” – guardadas as devidas proporções.
Adivinhômetro em dia
Silvana Elias, na Educação, e Fahim Sawan, na Saúde, foram antecipados por esta coluna, assim como o ex-prefeito Luiz Guaritá Neto na presidência do Codau e Wagner Júnior, na Cohagra. Surpresa mesmo foi a indicação da dirigente comunista Sumayra Oliveira para presidir a Fundação Cultural, já que seu nome andou cotado inicialmente para a Secretaria de Esportes. Aliás, Sumayra passará por sua primeira prova de fogo dentro de 30 dias, com a organização do carnaval de rua...
É o cara!
Na ausência de Anderson Adauto, o juiz eleitoral Fabiano Rubinger deu posse ao prefeito Paulo Piau e ao vice Almir Silva, dia primeiro, tendo vereadores por testemunhas. No entanto, na primeira fila da plateia estava sentado o ex-vice-prefeito Paulo Mesquita, que poderia ter sido chamado para representar o governo que deixava o poder. O lapso não passou despercebido. Porém, antes de iniciar seu pronunciamento oficial já como prefeito, Paulo Piau fez questão de agradecer a presença do xará, enaltecendo publicamente as qualidades pessoais e profissionais de Paulo Mesquita. Os aplausos foram tão imediatos quanto merecidos.
Oração
Antes de se sentar na cadeira de prefeito, Piau rezou com os servidores, ontem pela manhã. Depois deu posse aos secretários e colaboradores.
Rabo de foguete
Na rápida cerimônia de posse do primeiro escalão, Wagner Junior e Luiz Guaritá Neto foram os mais aplaudidos pelos presentes. Os dois ocuparão postos tão estratégicos quanto espinhosos no governo. Afinal, casa popular é o sonho de consumo de todo brasileiro, mas nem todos a conseguem. Já água e esgoto sempre foram as grandes dores de cabeça da população, além de fonte inesgotável de problemas para os gestores do Codau.
Mudança de rota
Se na Prefeitura de Uberaba o clima começou na base da “paz e amor”, na Câmara Municipal a guerra está declarada entre veteranos e novatos. Elmar Goulart ganhou a eleição, de virada, tornando-se o primeiro presidente do Legislativo na atual legislatura. Até o Natal estava certo que Luiz Dutra continuaria no cargo de presidente da Câmara. Porém, na sexta-feira, o PSL deu o grito e os novatos impuseram o nome de Elmar. Os veteranos ainda tentaram contornar a situação, sem sucesso.
Puxando o tapete
Segundo consta, a derrota de Dutra teve mais que um dedo de João Franco, seu arqui-inimigo.
Amargo veneno
O que se viu no dia 1º foi uma lição para os veteranos. Isso porque, no finalzinho do ano, Cleber Cabeludo emplacou uma alteração regimental para fixar a eleição simultânea de todas as mesas diretoras da Casa no dia 1º de janeiro e reduzir o mandato de cada uma para um ano. Estava tudo certo para Dutra, Tony, Cleber e Samuel ocuparem a presidência nessa sequência, conforme publicado nesta coluna. Dos quatro, só Cleber conseguiu um ano como presidente, em 2015.
Prestígio
Em Sacramento, o prefeito Bruno Cordeiro provou mais uma vez o seu enorme prestígio popular. Ginásio poliesportivo estava lotado na solenidade de posse e Bruno foi aplaudidíssimo. Ao contrário do que se viu em Uberaba, lá o ex-prefeito Baguá compareceu à cerimônia para entregar o cargo ao seu sucessor. O governador Anastasia foi representado pelo deputado Marcos Montes, e o Grupo JM de Comunicação, pelo repórter Carlos Paiva.
Solução
Havia três filas imensas de carros, ônibus e até carroças lado a lado, num engarrafamento interminável na avenida Leopoldino de Oliveira, no último dia de 2012. Impossível chegar ao Mercado Municipal. Com a mudança de governo, espera-se que Paulo Piau convoque especialistas (de verdade) em trânsito para melhorar o escoamento de veículos na cidade. De “achismos” e gente metida a entender de trânsito já estamos fartos. Como não dá para evitar o centro (onde estão os bancos, o Mercado Municipal etc), o jeito é estudar alternativas racionais para fazer o trânsito fluir.
Férias
Em tempo de férias, o Shopping Uberaba prepara uma atração inédita especialíssima: Circuito de Minigolfe, na Praça de Eventos, de 7 de janeiro a 7 de fevereiro, voltado para todas as faixas etárias. Serão diversão e compras em uma tacada só. Quem é craque deve participar do torneio que revelará o melhor jogador.