Nocaute. O conselheiro estadual de Saúde, Jurandir Ferreira, retruca com documentos manifestação do vereador Marcelo Machado Borges (“Borjão”) na coluna de ontem, onde negou veementemente que no dia 3, quando de reunião polêmica, já estivesse na Câmara projeto acerca da Saúde/Organização Social. Disse o vereador: “...Não havia esse projeto, sendo “mentirosa” tal afirmação...”. Diante disto, Jurandir treplica: “Minhas forças estão em documentos e não em achismos!”. De fato, a mensagem 165, do governo municipal, com encaminhamento do projeto à Câmara, é datada de 20 de agosto, pontuando alterações na lei que autorizou o município a qualificar e ou contratar Organizações Sociais para gerir a saúde (fac-símile).
Explicadinho. Jurandir aproveita para justificar a questão do impedimento dos trabalhadores, o Conselho e o presidente do Sindicato dos Servidores de se reunirem no interior da UPA Mirante. Quem impediu não foi o vereador “Borjão”, mas a então coordenadora da unidade.
Estava certo. Ainda sobre o palpitante tema Organização Social para gerir a Saúde, de outra coisa não dá para discordar. O conselheiro Jurandir Ferreira tinha razão também ao dizer à coluna que o Ministério Público recomendou que não haja a cessão dos servidores para o Hospital Regional, fruto de reunião com o Executivo no dia 3, portanto há quase 60 dias. A matéria “MP proíbe cessão de servidores municipais para Hospital Regional”, assinada pela colega jornalista Daniela Brito, na edição de ontem, tendo como fonte o promotor João Davina, corroborou, coincidentemente, com a nota da coluna acerca do tema.
Momento. Sem desconsiderar a importância do BRT/Vetor, preciso, como formadora de opinião, expor opiniões diversas. Uma delas vem de José Carlos Cruz, para quem é preciso levar em conta a enorme frota de veículos por habitante da cidade. Diante disto, faz um alerta interessante com relação à inversão das ruas Manoel Borges e São Sebastião, chamando a atenção para as obras do “Água Viva” naquela região.
100% destro?! “Eu tenho a impressão de que o responsável pelo trânsito em Uberaba deva ter alguma coisa contra conversão à esquerda, pois eliminou a conversão à esquerda do Bretas, no Parque do Mirante, obrigando a gente a ir ou à rotatória seguinte, perto da UPA, ou retornando por detrás do Bretas. Eliminou a conversão à esquerda no final da João Alfredo, na Campos Sales, para atingir a Saldanha Marinho, obrigando o motorista a fazer a conversão uma esquina antes e passar por uma rua superestreita. Agora vem eliminar a conversão pela Leopoldino de Oliveira para chegar à Guilherme Ferreira”, observa o leitor.
O caos. Impressionante a deficiente estrutura da Justiça Estadual. Lembram-se da última chuva mais ou menos forte que caiu em Uberaba (que saudade de chuva!), há cerca de 40 dias? Pois é, a sede do Juizado Especial, com sua fragilidade, apresentou problemas sérios. Agora, durante conserto do forro de gesso, surgiram novas áreas danificadas em virtude do estado precário, colocando em risco magistrados, serventuários, advogados, funcionários, jurisdicionados e partes. Diante do perigo, Portaria 231/2014, assinada pelos juízes Fabiano Rubinger e Cinthia Fonseca, suspendeu o expediente forense e os prazos processuais da Secretaria Criminal por dois dias esta semana, sem prejuízo ao atendimento às emergências.
Cruzando. Falando em Justiça, não será surpresa para os leitores de Alternativa se for deflagrada greve a qualquer momento na Justiça Federal, dando sequência à operação “tartaruga” instalada.
Fique “Atemto”. Como está a saúde dos seus funcionários? A Clínica Atemto auxilia na elaboração de relatório anual gerencial e epidemiológico, com a finalidade de se traçar um perfil de saúde dos trabalhadores, permitindo assim o direcionamento mais adequado das ações de saúde a serem adotadas.
Chegando. Falta menos de um mês para o festão que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba realiza anualmente. O Mérito Lojista CDL Uberaba/2014 será dia 14 de novembro com jantar festivo, por adesão, no Centro de Eventos da ABCZ. Reservas: 3319-4407/3319-4400.
HELIODORA
A Facthus (Faculdade de Talentos Humanos) foi eleita a entidade parceira. Dirigida pela professora Heliodora Collaço (foto), a faculdade, que reúne mais de três mil alunos, prepara a oferta de cursos novos de graduação, pós e extensão e dispõe de corpo docente altamente qualificado e atualizado, estrutura física de ponta e acessibilidade
Legal. Advogado trabalhista de primeira linha, Cândido Castejon é o convidado da Uniube – onde já lecionou – para palestra, dentro do projeto “Terça legal”. Coordenada pelo professor doutor Renê Bernardes, a iniciativa promove encontros entre estudantes de Direito e especialistas em diversas áreas para discutir a importância das leis e do Direito no cotidiano das pessoas. Castejon palestra terça-feira, às 11h20, sobre “Bullying/Mobbing e preconceito em face dos princípios constitucionais do Trabalho”.