Prestigiando Uberaba
Conselho de Administração da Vale S/A reúne-se hoje à tarde em Uberaba, sob a presidência do uberabense Murilo Ferreira. É a primeira vez que os 12 conselheiros visitarão juntos a fábrica da Vale Fertilizantes no DI-3. Aqui estarão diretores do Bradesco, da Previ, do BNDES, da Mitsui, além de conselheiros independentes, para essa reunião do Conselho de Administração da Vale S/A. O fato ganha maior relevância ainda quando se sabe que o Conselho de Administração da Vale S/A só se reuniu fora do Rio em duas oportunidades anteriores, sendo uma na Austrália e outra no Canadá! Porém, como presidente da Vale S/A, mais uma vez Murilo Ferreira prestigia sua terra-natal ao trazer os conselheiros para conhecer Uberaba. Muito bom!
Em Tapira
Os conselheiros da Vale S/A estiveram ontem em Araxá, visitando o complexo de Tapira. Desembarcam hoje pela manhã em Uberaba para conhecer a fábrica de fertilizantes fosfatados e a planta de fosfato bicálcico, que entrará em operação por esses dias. A reunião do Conselho de Administração terá início às 12h30.
Desumanidade
Chega a ser desumano o tratamento dado às famílias de pessoas vítimas de morte considerada violenta. Quando o óbito é registrado após as 18h, o corpo fica no Instituto Médico Legal até o dia seguinte, aguardando a chegada de legista para liberação à família. No ano passado, o deputado Antônio Lerin anunciou solução para o problema. Mas, infelizmente, essa situação persiste em Uberaba ainda hoje. É preciso adotar, com urgência, um esquema de plantão noturno para legistas. Esse cargo não pode ser comparado ao de funcionários administrativos, que têm jornada das 8h às 18h, sob pena de continuar impondo um sofrimento adicional e desnecessário às famílias das vítimas.
Controle – Leitor da coluna sugere ao prefeito que adote medidas de segurança no Cemitério São João Batista para impedir a ação dos larápios que andam “depenando” os túmulos. São três providências: levantar o muro do cemitério, instalar cerca elétrica ou concertina em toda a divisa do campo santo e, por último, permitir o acesso das pessoas apenas pela entrada principal, fechando as outras. Com isso, o leitor entende que seria possível manter maior vigilância e controle sobre quem entra e quem sai do cemitério.
Na escola - O programa Saúde na Escola será lançado oficialmente no dia 4 de setembro pelo prefeito Paulo Piau. Exames oftalmológicos já estão sendo feitos nos alunos da rede municipal. Aqueles que forem diagnosticados com algum problema vão receber óculos gratuitamente.
Marina Presidente?
Marina Silva impressionou no primeiro confronto direto entre os candidatos a Presidente da República. Transmitido pela Band na noite de terça-feira, 26, o debate mostrou que Marina não está na disputa apenas para tapar o buraco aberto com a morte de Eduardo Campos. Partiu para o ataque contra os principais adversários. Criticou a polarização entre PT e PSDB, que, segundo ela, é responsável pelo atraso político do país. Apesar da aparente fragilidade física, Marina Silva tem bala na agulha e disparou artilharia pesada contra a Presidente Dilma e o senador Aécio Neves. Mas foi Aécio quem mais contra-atacou Marina. Primeiro, apontando contradições nos seus posicionamentos políticos. E, depois, arrematand “O Brasil não é para amadores”, em clara alusão à falta de experiência administrativa da candidata.
Entrando de gaiato
Por mais reformas eleitorais que o Congresso nacional promova, nenhuma conseguiu até agora evitar a participação de gaiatos no processo sucessório. É piada ver certos candidatos, como aquele Levi Fidélix, participando de debate em condição de igualdade com quem realmente está na disputa para valer. Francamente.
Pra inglês ver
O debate entre os candidatos serviu também para mostrar que ainda vamos eleger o próximo Presidente da República pela simpatia de um candidato ou pela antipatia a outro. Infelizmente, nenhum deles apresenta propostas concretas, objetivas, viáveis para os temas que afligem os brasileiros no cotidiano, especialmente saúde, segurança pública, emprego, escola. Tudo o que falam é pura teoria estudada para fisgar eleitores...
Limpeza
Governo Paulo Piau abriu processo licitatório para contratação de empresa de limpeza para cuidar do Centro Administrativo. Abertura das propostas será no dia 5 de setembro. O valor estimado para a prestação desse serviço por um ano gira em torno de 1 milhão de reais. Não é de se jogar fora. Tomara que desta vez as empresas locais não deixem as concorrentes da capital invadir nosso mercado, como aconteceu com o videomonitoramento escolar.
Não pode!
A legislação eleitoral é clara em relação à propaganda de candidaturas através de cavaletes, bonecos, cartazes e bandeiras móveis. Mas tem candidato se fazendo de bobo. Embora seja permitida a colocação desses cavaletes em vias públicas, eles não podem dificultar a circulação de pedestres e veículos. Em Uberaba tem cavalete instalado em locais que atrapalham a visibilidade dos motoristas e outros que foram colocados em ilhas justamente nos pontos usados por pedestres para aguardar o momento de atravessar a avenida. Alô, Ministério Público Eleitoral!
Mudança já!
O que custa à Prefeitura sinalizar melhor o entorno das ruas que estão em obras? Nada. Mas a medida evitaria aborrecimentos para a população e críticas ao prefeito. Ontem, o recapeamento da avenida Fidélis Reis careceu justamente de informação aos motoristas, que foram surpreendidos com trânsito impedido, sem alternativa de retorno. Isso sem contar os acessos também impedidos ao tráfego, falta de guardas para evitar que apressados entrassem pela contramão e, pior, filas quilométricas nas ruas onde ainda era possível transitar. Cartão vermelho para quem está cuidando dessa sinalização de obras de trânsito na cidade.