Em alta
Construção civil vai fechar 2018 com desempenho surpreendente. Apesar da crise econômica aguda e da choradeira dos empresários ao longo do ano, os números mostram que o setor cresceu e deixou os índices de 2017 “comendo poeira”. Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Planejamento mostra que no período de janeiro a novembro foram liberados 1.028 alvarás para construção, contra 792 registrados no mesmo período de 2017. Nesse número estão incluídos projetos em geral, desde os pequenos até as obras maiores, o que significa que Uberaba não ficou parada, nem retrocedeu, em função da crise. Pelo contrário. Está com o pé no acelerador...
Performance dos loteamentos
Se em metragem quadrada os loteamentos lançados este ano perderam para o ano passado, 2018 ganhou em número de lotes e média de preços. Para se ter uma ideia, os dados da Secretaria de Planejamento revelam que foram aprovados 3.040 lotes este ano, contra 2.321 no ano passado. Nos últimos dois anos, surgiram 5.361 lotes em Uberaba. É muita coisa. Se tomarmos por base os preços de referência do programa Minha Casa Minha Vida, esses lotes movimentaram investimentos em torno de 443 milhões 620 mil reais, por baixo...
Área construída
Os números também impressionam quando se observa o total de área construída na cidade, de janeiro a novembro. No total foram 406.091,5410 metros quadros construídos. Se tomarmos por base o preço do metro quadrado do Minha Casa Minha Vida (que é o mais barato), em torno de R$2.500, é possível ter uma noção da movimentação financeira impulsionada pela construção civil em Uberaba este an mais de R$1 bilhão. Claro que esse montante deve ser bem maior, mas na falta de parâmetros reais, a projeção já é suficiente para mostrar o peso da construção civil na economia local, principalmente considerando o raio de abrangência do setor, que vai desde arquitetos e construtoras, até lojas de materiais de construção, serralherias, vidraçarias, móveis, eletrodomésticos, etc.
Preferências
Um dado chama a atenção na leitura dos números da Seplan: Uberaba está crescendo nitidamente para a região sul. Naquela área estão os condomínios Dahma e Alphaville, assim como os conjuntos Rio de Janeiro, Isabel do Nascimento, dentre outros.
Migração
Secretário Nagib Facury, titular da Seplan, acredita que daqui pra frente Uberaba tende a crescer para o Norte. Com a aprovação do projeto da APA do rio Uberaba, o preço do metro quadrado naquela região deve valorizar sensivelmente, equilibrando os preços de mercado na cidade. Até aqui o metro quadrado na região norte é bem mais barato do que em qualquer outra da cidade.
Mãos à obra
Os alvarás para construção deslancharam a partir de março deste ano, quando foram expedidos 77 pela Seplan. No mês seguinte, subiu para 99. Maio chegou a 108 e julho, 150, mês recordista de alvarás de construção expedidos. Já os “habite-se” totalizaram 800, contra 657 do ano passado, tendo atingido seu ápice em outubro, quando a Prefeitura liberou 118.
Perfil das obras
As construções residenciais lideram o ranking da construção civil em termos de área construída, com 239.883 metros quadrados, até novembro. Na sequência vêm as construções mistas, totalizando 74.317 m2; o comércio, com 38.900 m2; setor de serviços, com 35.076 m2. As construções industriais somaram apenas 5.973m2.
Igrejas
No levantamento feito pela Seplan figuram dois templos religiosos edificados este ano, com 419 metros quadrados de área construída total.
Trânsito
Projeto de Ação Imediata de Tráfego deve ser concluído pela Seplan no começo de 2019. Além da esperada “onda verde” para sincronizar corretamente os semáforos da cidade, o projeto deve prever adequações pontuais no trânsito urbano. Será que Papai Noel existe e vai nos dar esse presente??? Oremos!
Pra depois
Dos sete viadutos pretendidos pelo governo municipal para desafogar o trânsito de Uberaba, apenas um terá chances de ser licitado e executado até o final do mandato de Paulo Piau. No caso, é o viaduto (ou trincheira, ainda não se sabe qual será o projeto definitivo) da Tonico dos Santos, em frente ao Parque Fernando Costa. Os outros vão ficar no projeto. Nessa lista estão, dentre outros, viaduto da Medalha Milagrosa com avenida Santos Dumont, Abílio Borges com Orlando Rodrigues da Cunha, Osvaldo Cruz com Leopoldino de Oliveira e Santa Beatriz com Edilson Lamartine Mendes. São todas obras caras, que demandam investimento de vulto e, portanto, difíceis de serem viabilizadas.
Mapeamento
Ficou para 2019 o mapeamento de todas as escolas, unidades básicas de saúde, hospitais, hotéis e demais pontos de interesse em Uberaba, com suas respectivas localizações. Por incrível que pareça, a Prefeitura não tem um cadastro para orientar as ações, as obras e a própria gestão urbana.