Com dois meses de atraso em relação ao cronograma previsto, a retomada das obras do conjunto Alfredo Freire 4 está prevista para a próxima semana. Informação é da presidente da Cohagra, Erika Martins. Ela contou em entrevista o programa O Pingo do Jota desta quinta-feira que tem mantido contato permanentemente com o empreiteiro, cobrando o início das obras. Ele teria garantido à presidente que está em fase final de contratação do seguro da obra. Segundo Érika, os recursos para o custeio já estão disponíveis na Caixa. Vale destacar que a construtora tem dois anos de prazo para concluir o serviço, mas nada impede que entregue uma parte das casas bem antes, já que o contrato prevê duas etapas.
SELEÇÃO
As 380 famílias que já foram selecionadas para as casas do Alfredo Freire 4 não terão de passar novamente pela burocracia do processo de contratação. Mas a Caixa vai fazer um pente fino para excluir da lista aqueles que faleceram enquanto esperavam a casa própria, assim como aqueles que nesses 10 anos foram beneficiados em outro programa habitacional.
FEIRÃO
A propósito da Cohagra, começa nesta sexta-feira e vai até domingo o Feirão da Casa Própria. Serão ofertadas 1.500 unidades habitacionais, sendo mil apartamentos e 500 casas. Três construtoras participam do Feirão, que será realizado no Praça Uberaba Shopping, no espaço onde funcionou a Casa do Chocolate. A presidente Érika Martins adianta que as inscrições de interessados poderão ser feitas no local, na hora, pela equipe da Cohagra.
EM ALTA
Presidente do PP em Uberaba, o pré-candidato a deputado federal Franco Cartafina ganhou um espaço considerável no jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Em entrevista ao “Café com Política”, exibido pelo YouTube também, Franco defende o voto regionalizado, para que os parlamentares possam atender com mais efetividade as demandas dos municípios que representam no Congresso.Foi além: “A falta de representantes da cidade impacta diretamente a chegada de recursos. A prefeita e os vereadores ficam passando pires em Belo Horizonte e Brasília. Aquilo vai pingando e é igual a gota d´água numa frigideira quente: pouco demais” – destacou Franco, falando especificamente da situação de Uberaba.
MÚLTIPLOS FATORES
Ainda comentando a ausência de representatividade política de Uberaba em BH e Brasília, Franco atribuiu o fato à pulverização dos votos em candidatos diversos e ao desperdício de votos dos eleitores uberabenses em forasteiros. “Isso enfraqueceu as chances dos candidatos locais”.
PERIGO
Franco não escondeu sua preocupação com o cenário atual em Uberaba, com a multiplicidade de candidaturas colocadas ao pleito de 2026. “Nós corremos um sério risco de não ter deputado novamente”. Ele afirmou que a prefeita Elisa “sinalizou que pretende ajudar na construção de uma frente ampla para recuperar a representatividade perdida pela cidade”.
(Foto/Divulgação)
PRÊMIO
A agência de publicidade uberabense Ótima Mkt, capitaneada pelo competente José Maria Barra Filho, conquistou o primeiro prêmio no “Oscar” do marketing do agronegócio. Com a campanha para a Ballagro Agro Tecnologia ela ganhou o troféu Espantalho de Ouro, prêmio máximo, e outro troféu de bronze, em outra categoria. Resultado foi anunciado pela ABMRA na noite desta quinta-feira (foto acima). Orgulho dessa moçada criativa de Uberaba, que faz bonito pelo país afora!!!
VAPT-VUPT
Nem bem o projeto foi aprovado na Câmara e o Porta Voz desta quinta-feira já publicou a lei nº 14.485/2025, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A., com garantia da União, até o valor de R$ 28 milhões para o financiamento de obras de infraestrutura nos Distritos Industriais, 2ª etapa da Zona de Processamento de Exportação - ZPE, revitalização e duplicação da via de acesso ao Complexo Turístico de Peirópolis e impermeabilização do Aterro Sanitário Municipal. A publicação foi mais ligeira do que a tramitação do projeto de lei.
LOA
Nesta sexta-feira, a sessão da Câmara vai começar às 9h para dar tempo de discutir e votar a Lei Orçamentária Anual, a LOA. Se o vereador Túlio Micheli não tiver exagerado, serão apresentadas mais de 400 emendas ao projeto do Executivo, o que significa que a sessão deve se arrastar até à noite.
LUTO OFICIAL
Prefeita Elisa decretou luto oficial por três dias em Uberaba pelo falecimento de Neusa Venceslau, ex-secretária de assistência social do municipio. Neusa foi uma mulher diferenciada, com seu coração aberto para acolher o próximo. Fez um trabalho extraordinário na SUPAM, entidade à qual se dedicou por décadas, formando adolescentes e lhes proporcionando uma vida digna.
COSTURAS
Prefeita Elisa está em BH e retorna a Uberaba no final da tarde desta sexta-feira. Ela foi participar do encontro da Associação Mineira de Municípios (AMM) e aproveita a viagem para reunião com o presidente estadual do seu partido, PSD, deputado Cássio Soares. As eleições de 2026 serão o assunto principal da pauta, obviamente.
O TROCO
Radialista Tony Carlos “rasgou o verbo” no seu programa na Rádio América para responder à prefeita Elisa, sobre a entrevista por ela dada ao programa O Pingo do Jota. “Terrorista é o governo da senhora, que não concedeu aumento aos servidores, mas concedeu para si e para os secretários. Terrorismo é não concluir as obras, que pararam no tempo, como a reforma do Cine Vera Cruz, que continua fechado até hoje; a Biblioteca Municipal, uma vergonha; o Jockey Club, fechado até hoje na Praça Rui Barbosa” – disparou Tony.
VISITINHA
Em plena véspera da votação mais importante para o Executivo, que é a da Lei Orçamentária, o Secretário de Governo, Beethoven Oliveira, fez uma pausa nas negociações com os vereadores para receber o presidente estadual do seu partido, o PRD, Hércules Marques, o Chicão. O vice-presidente do partido em Uberaba, empresário Hermany Andrade Júnior, o Jota Júnior, e a vereadora Denise Max, acompanharam o líder estadual da sigla na visita. (foto abaixo)
(Foto/Divulgação)