ALTERNATIVA

Construtora diz que inadimplência da PMU atrasa Hospital Regional

Lídia Prata
Publicado em 27/10/2015 às 08:52Atualizado em 16/12/2022 às 21:36
Compartilhar

Explicações para a demora do HR

Construtora Guia, responsável pela construção do Hospital Regional, reagiu à crítica desta coluna contra a morosidade na entrega daquela obra. Em nota encaminhada ao Jornal da Manhã, a empresa esclarece, textualmente, o seguinte: “o fato do cronograma da obra não ter sido cumprido, o prazo exceder o inicialmente previsto e a lentidão na execução se devem exclusivamente à inadimplência do Município de Uberaba, que não cumpre com suas obrigações de pagamento junto à Construtora Guia”.

Tudo em dia

Questionado sobre o mencionado atraso nos pagamentos à empreiteira, o secretário municipal de Fazenda, Wellington Gaia, assegurou que não há nenhuma medição pendente. “O Município não deve nada à Construtora Guia”, afiançou, lembrando que a última fatura foi quitada há meses, no valor de R$ 750 mil.

Obra do Fórum

Embora a crítica desta coluna à atuação de construtoras de fora na cidade não tenha citado a Construtora Guia no descompasso da obra do Fórum Melo Viana, ainda assim a empresa esclarece na nota que a vencedora inicial da licitação foi a Engefort, que abandonou a construção no meio do caminho, por dificuldades financeiras. A Guia venceu o processo licitatório para terminar o serviço, a partir do ponto em que foi deixado pela Engefort.

Agora vai – Por outro lado, a Construtora Guia garante que a obra do novo Fórum será entregue em meados de novembro para inauguração pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Tem resposta? – Mais adiante, a nota encaminhada pela Guia ao JM diz o seguinte: “Quanto ao fato de as empresas de Uberaba não estarem executando as obras (grandes) isso ocorre em razão de não terem disputado ou vencido as licitações. E o fato de não vencerem as licitações ocorre em virtude de inabilitação por ausência de qualificação necessária ou preços superiores ao de outras concorrentes”. Com a palavra o Sinduscon!

Ponto morto

Leitora desta coluna está indignada com a morosidade das obras de duplicação da BR 262. No trecho entre Uberaba e Araxá, cuja duplicação foi prometida para ter início em maio, não há nem sinal de máquinas trabalhando. Por outro lado, os postos de pedágio foram erguidos num piscar de olhos e já operam a todo vapor no percurso entre Uberaba e BH. Ela lembra que o prazo contratual estabelecido para a duplicação é de cinco anos e já se passaram dois. “Será que a vencedora da licitação vai dar conta de duplicar tudo nos 3 anos que faltam?”

Lenga-lenga

Por falar em morosidade, a Petrobras também anda cozinhando em banho-maria a decisão sobre a venda (ou não) da planta de amônia paralisada em Uberaba. Segundo fonte fidedigna, a empresa ora sinaliza positivamente para a parceria com iniciativa privada visando à conclusão da fábrica, ora recua. Até certo ponto esse jogo faz algum sentido, especialmente para cacifar o negócio e chegar a um preço mais robusto. No entanto, nossas lideranças não podem se contentar com a espera da decisão. Precisam pressionar vigorosamente a Petrobras, antes que vire pó o investimento de 1 milhão de reais na fábrica de amônia em Uberaba.

Convênio

Secretário de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso, esteve em BH nessa segunda-feira, para tentar encaminhar o convênio com a Polícia Federal visando ao armamento da Guarda Municipal. Uma vez celebrado o convênio, Wellington ressalta que haverá obviamente uma preparação do pessoal, tanto sob o aspecto técnico quanto psicológico, por parte de empresa credenciada para esse treinamento. Hoje a GM atua no policiamento usando praticamente apenas o “gogó” e correndo o risco de enfrentamento de bandidos em desvantagem de forças.

Mãos ao alto

Em matéria de segurança, Uberaba pode até apresentar números oficiais apontando para a queda nos índices de criminalidade. Mas, na prática, todo cidadão se sente intranquilo em andar pela cidade, a pé ou de carro, a qualquer hora do dia ou da noite. Não apenas nos bairros mais distantes, como também no centro, ninguém está seguro. Isso tem que mudar. Nossas forças de segurança pública precisam atuar com mais rigor na prevenção e repressão ao crime, endurecendo o jogo contra a bandidagem.

Pode piorar

Se hoje as pessoas já estão matando por conta de corrida de mototáxi, ou briga com vizinho, a situação pode piorar quando os efeitos do desemprego forem sentidos mais de perto pela população. Muitos daqueles que foram demitidos este ano ainda estão vivendo de seguro-desemprego. Mas, quando esse dinheiro acabar, não será surpresa se a violência se agravar em Uberaba. É uma questão de tempo...

Fechando o cerco

O cerco está se fechando contra Lula. Ontem a Polícia Federal fez buscas e apreendeu documentos no escritório de Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-Presidente. O rapaz está sendo investigado na Operação Zelotes, que apura fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Novos cursos

Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro acaba de receber aprovação para oferecer novos cursos a partir do segundo semestre de 2016, incluindo Odontologia e Gastronomia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por