ALTERNATIVA

Consultor se irrita com a forma de divulgação da licitação do plano de saúde

Lídia Prata
Publicado em 23/08/2017 às 08:33Atualizado em 16/12/2022 às 02:08
Compartilhar

Tempo quente

Secretário Rodrigo Vieira acabou comprando uma briga sem querer, ao comemorar a economia expressiva do município com o pregão para contratação de serviços de saúde. Dentre os motivos para o barateamento do preço, o secretário de Administração citou a realização do certame com a equipe própria da PMU, sem intervenção de consultores técnicos externos, que na prática, segundo ele, oneram o custo do serviço. Pois bem. O consultor Rogério Tauaf Carneiro, embora não tivesse sido citado nominalmente, ficou indignado e considerou “infeliz” a colocação feita pelo secretário Rodrigo Vieira.

Preto no branco

Rogério Carneiro conta que, em 2011, foi contratado para desenvolver o Termo de Referência do primeiro plano de saúde dos servidores, uma vez que o Município não possuía em seu quadro um profissional com conhecimento técnico no assunto. Na época, a Unimed não teve interesse em participar da concorrência e a RN Metropolitan foi a única licitante. Segundo Rogério, mesmo assim foi possível reduzir o custo médio de mercado em aproximadamente 46%, mas, no decorrer de sua vigência, o contrato passou a ter “uma gestão política que prejudicou os resultados”. Portanto, não foi a consultoria técnica que encareceu o preço pago pelo serviço.

Visão míope

Rogério Carneiro ainda afirma que “a consultoria não onera o custo do serviço”, ao contrário do que disse o secretário de Administração. “Isso é falta de conhecimento técnico”, dispara Rogério, acrescentand “trata-se de um trabalho sério, que exige amplo conhecimento da legislação e práticas de mercado, inclusive realizado por empresas multinacionais com quem já mantive parceria. Quando há consultoria no contrato, esta é remunerada pela operadora, uma vez que a gestão do contrato é compartilhada”.

Negociador - Nos períodos em que a operadora manteve ativo o plano dos servidores, mesmo diante da inadimplência da Prefeitura, Rogério Carneiro conta que foi chamado para interceder junto à RN para negociar a continuidade da prestação de serviço. “O Município chegou ao cúmulo de dever 6 meses à operadora”, ressalta, lembrando que “foi um trabalho árduo, com várias rodadas de negociação, até dirimir o conflito.

Novo edital - Para finalizar, o consultor Rogério Carneiro se diz “satisfeito” em constatar que o novo edital manteve 95% do texto por ele desenvolvido em 2011. E lamenta que os itens alterados pelo Município geraram questionamentos e atraso do processo de licitação.

Divergências internas

Ex-presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra de Oliveira Silva, está deixando a presidência do Comitê Municipal do PCdoB, que vinha exercendo desde 2009. O motivo alegado foi discordância dos posicionamentos da Comissão Política local do partido.

Terra e poeira

Além de acionar o deputado estadual e padrinho político Tony Carlos, o vereador Thiago Mariscal aproveitou a visita do deputado federal Marcos Montes à Câmara para pedir que o parlamentar interceda a favor da execução de asfaltamento na avenida Geraldo Formiga do Nascimento, no bairro Recreio dos Bandeirantes. Essa rua de terra também não tem luz nem sinalização, apesar do tráfego intenso de veículos, já que liga os condomínios residenciais Terra Nova e Moradas Uberaba até a avenida Adail Gomes, no Jardim Maracanã. Na realidade, o vereador precisa insistir com o prefeito para liberar esse asfaltamento...

Divisor de águas

A Fazu vai sediar em novembro a terceira edição do Startup Weekend Uberaba. O SW é um evento internacional, já realizado em milhares de lugares no mundo. Consiste em um final de semana intensivo que reúne jovens estudantes e empreendedores de várias áreas, como gestão, comunicação, marketing, tecnologia e outras, para criarem protótipos de empresas ou projetos, em apenas 54 horas. O Startup Weekend é conhecido internacionalmente como divisor de águas para os participantes.

Visita

Ministro da Justiça, Torquato Jardim, desembarca amanhã em Uberaba. Na pauta, a segurança pública na visão do governo federal. Encontro com lideranças uberabenses está marcado para as 10h, no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba. Tomara que o ministro anuncie aqui alguma ação efetiva de combate à criminalidade, porque a insegurança pública anda cada dia mais assustadora. Assaltos à luz do dia, homicídios tentados e consumados quase todos os dias, latrocínios, roubos a bancos e por aí vai o “rosário” de ocorrências policiais diárias que recheiam nossos noticiários e trazem pânico e medo à população. Hoje em dia as pessoas estão com medo de sair à rua a qualquer hora do dia ou da noite. Por essas e outras, o ministro deve estar preparado para ouvir desabafos, críticas e reclamações da comunidade na sua visita à cidade.

Definido

O lançamento da 58ª edição da JM Magazine será na Casa di Giulietta, na próxima terça-feira, dia 29, com direito a show da cantora Leslie de Paula. A revista chegará às bancas no dia seguinte, contendo 212 páginas, uma das mais robustas desses 14 anos de vida da JM Magazine. Na capa, a bela empresária e apresentadora de TV Paula Chagas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por