Sobre a gatunagem
Consumidores uberabenses têm sido surpreendidos nas últimas semanas por correspondências da Cemig, informando a existência de débitos por “irregularidades”. A Cemig alega “gatunagem” na rede de energia elétrica, geralmente referente a períodos que ficaram pra trás. O estranho é a Cemig cobrar débitos pretéritos tantos anos depois de detectar as tais gatunagens. Por que não cobrou na época dos supostos "gatos"? Mais que iss é grave inscrever o nome dos consumidores em cadastros de inadimplentes, antes de lhes dar o direito de defesa. Alô, Procon! Tem muita gente nessa situação em Uberaba.
Como provar?
Os casos de gatunagem alegados pela Cemig dificilmente admitem contraprova pelo consumidor. Afinal, quem controla o fornecimento de energia é a Cemig. E a cobrança vem anos depois do suposto gato, quando já nem é possível ao consumidor tomar qualquer providência para se defender. Por outro lado, imóveis locados a terceiros deixam os proprietários em situação terrível, uma vez que os tais débitos com a alegada gatunagem supostamente praticada por locatários acabam arrastando o nome do locador para o cadastro de caloteiros. São verdadeiros absurdos!
Sete chaves
Desta vez o prefeito Paulo Piau foi mais cauteloso e preferiu ele próprio digerir os dados do relatório final da Libertas, antes de divulgá-los. As conclusões estão guardadas a sete chaves, mas, segundo consta, há uma série de irregularidades nas contas prestadas pelo ex-prefeito Anderson Adauto, relativas ao seu último ano de governo. Uma delas seria com despesas de viagens, incluindo gastos em cifras altas com hotel e restaurantes. Esse e outros fatos deverão vir à tona nos próximos dias.
Sem retorno – Estive com o governador Anastasia, em Belo Horizonte, durante a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Legislativo pela ALMG. O governador reafirmou que o nosso gasoduto é irreversível. Garantiu que uma posição definitiva sobre o assunto virá nos próximos dias.
Opção – Ao que tudo indica, a opção pelo trajeto do gasoduto por São Carlos pode ser a mais viável neste momento, mesmo não sendo a mais barata ou a mais desejada. O grande problema é que estamos correndo contra o tempo, pois 2014 será ano eleitoral, o que limita os prazos para licitação de obras públicas.
Prestação de contas
Administração Paulo Piau prepara uma grande campanha de prestação de contas do primeiro ano de governo. O trabalho já começou e todas as secretarias estão intimadas a apresentar seus balanços imediatamente.
Estreitando laços
A propósito, ontem, durante a já tradicional reunião de secretários realizada às segundas-feiras, o prefeito recebeu um grupo de servidores efetivos da PMU para um café da manhã. De um deles ouviu em alto e bom som que, embora exercesse cargo de chefia em outras administrações, nunca havia sido convidado para estar no Gabinete, ainda mais junto ao secretariado. Com gestos assim, Piau busca uma aproximação com os servidores, principalmente os efetivos, que têm experiência pra dar e vender.
No limite - Bomba lançada por torcedor em campo de futebol amador no final de semana irritou o prefeito. A questão da segurança pública já atingiu todos os níveis de tolerância e o pior é que a população não entende o papel do Estado nesse quesito. Alô, deputados estaduais!
Passo a passo - Quem viu a desenvoltura do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais durante o encontro de prefeitos, sexta-feira à tarde, em Araxá, e, depois, durante a festa Os 10 Mais, à noite, em Uberaba, teve absoluta convicção de que o deputado Dinis Pinheiro está pavimentando com “asfalto de primeira” seu futuro político.
Inversão
Durante Os 10 Mais, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, chegou a brincar com Dinis Pinheiro sobre sua posição de provável vice em dobradinha com o tucano Pimenta da Veiga: “Olha que vai acontecer com você a mesma inversão de posição esperada entre a Marina Silva e o Eduardo Campos”. Não duvidem. Dinis tem prestígio político e visibilidade que faltam a Pimenta da Veiga.
Gratidão
A repercussão da festa Os 10 Mais não poderia ser melhor. Mas todo esse sucesso não seria possível sem o apoio de todos os nossos parceiros, das madrinhas guerreiras, convidados elegantes, autoridades que prestigiaram o evento, nossos queridos homenageados, equipe do Buffet Renato Aguiar (o próprio Renato veio de Londres especialmente para o nosso evento), Fernando Cintra, Julinho Oliveira, e, principalmente, a equipe do JM, começando pela Mônica Faz-tudo-braço-direito, passando pela Mayara, Kayla, Gê, Indiara, Armando e sua turma do parque gráfico, Rousilin, até a Lindalva, que cuidou pessoalmente do guarda-roupa de Jorge Ben Jor. E quanta roupa ele trouxe na mala! Benza Deus! Mas valeu a pena, porque o show foi sensacional. Jorge tem 71 anos e fôlego de 17! Impressionante! Ainda estamos fechando a contabilidade da festa para, na sequência, repassar a renda líquida ao Hospital Dr. Hélio Angotti. Ao encerrar a coluna de hoje, deixo aqui um muito obrigada especial a todos os que participaram conosco de Os 10 Mais 2013! Foi muito bom ter vocês ao nosso lado nessa festa maravilhosa e poder homenagear tantas pessoas que fazem a diferença em nosso meio.