DATA MARCADA
Agora está batido o martelo: a convenção municipal do MDB será no dia 27, às 10h. A pré-candidatura de Tony Carlos deve ser apenas referendada, sem maiores dificuldades. Aliás, como presidente do partido, Tony não deixou por menos: escolheu o salão VIP da Casa do Folclore para sediar a convenção.
QUEM VEM?
Para a convenção municipal, há expectativa da vinda dos presidentes nacional e estadual do MDB, os deputados Baleia Rossi, que é de Ribeirão Preto, e Newton Cardoso Junior, respectivamente. Tony Carlos já fez o convite a ambos, mas deve reforçá-lo por telefone neste fim de semana. Também pode vir para prestigiar Tony Carlos outro expoente do partido, o deputado Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa e Minas.
E O VICE??
Tony ainda não revela o nome do seu provável vice. Como bom mineiro que é, ele justifica que a construção está em curso. Mas é certo que a mudança da data da convenção, que seria no dia 20 e agora será no dia 27, foi motivada justamente por essas tratativas. Façam suas apostas!
PALAVRA DE ORDEM
Por falar em vice, em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira, o pré-candidato Anderson Adauto também não quis revelar o nome provável para compor a dobradinha majoritária com ele. Disse que, a princípio, seria um nome provisório, porque a convenção do seu partido aconteceria no dia 20. Com o adiamento, o nome deverá ser definitivo. No entanto, Anderson foi taxativo: o vice terá de ser da sua absoluta confiança.
OLHA A FOGUEIRA!
Pelo menos dois partidos em Uberaba estariam “no sufoco”, o Mobiliza e o DC. Segundo informações extraoficiais, ambos estariam enfrentando o mesmo problema: os membros da executiva municipal não estariam todos filiados, e, com isso, há entendimento de que os atos praticados pela executiva seriam nulos, incluindo convocação para convenção. Consultado sobre a questão, o dirigente do Mobiliza, vereador Luizinho Kanecão, não se manifestou até o fechamento desta coluna. Já o presidente do DC, Weber Januário, disse que todos estão devidamente filiados. "No nosso partido está tudo ok" - assegurou o presidente.
Esse fato faz lembrar o que o amigo Fabiano Elias disse certa vez em entrevista ao Pingo do Jota, ainda que não se aplique de imediato ao caso concreto: Direito eleitoral e contabilidade eleitoral não são para “clínico geral”. Precisa ser especialista!
PALIATIVO
Tratativas para cessão da área para a Marinha do Brasil estabelecer sua representação regional em Uberaba só poderão ser retomadas após o período eleitoral. Mas, até lá, a solução alternativa foi encontrada: a Prefeitura vai acomodar a delegacia no imóvel que servia à Aisp, na avenida Guilherme Ferreira. Será uma providência provisória, até porque a Marinha já definiu para outubro o início do curso de formação da sua 1ª turma. Informação é do vereador Cabo Diego Fabiano, que participou da composição envolvendo o governo Elisa, a Câmara e a Marinha, juntamente com entidades representativas da sociedade, como Adesg.
CONSTRANGIMENTO
Ainda de acordo com o vereador Cabo Diego Fabiano, é “constrangedora” a situação para os vereadores por causa da resistência do presidente Fernando Mendes em exonerar o servidor de confiança recentemente denunciado pelo Ministério Público, por uso desautorizado do CPF da prefeita Elisa para habilitar celular. “Nós estamos sendo questionados a todo instante” – ressaltou.
SEM SAÍDA
Na avaliação de Diego Fabiano, que é relator da Comissão de Ética (e não presidente, como equivocadamente constou nesta coluna antes), a exoneração é a única medida cabível no caso, pois o servidor ocupa cargo de direção de uma Casa que funciona em harmonia com o Executivo e assim deve permanecer. Em decorrência do cargo, o servidor tem acesso a dados e informações diversas. A denúncia do MP põe em xeque a credibilidade da Câmara.
No entanto, na edição do Porta Voz desta sexta-feira não foi publicada exoneração alguma na Câmara.
PEGOU MAL
“Não concordo com a leitura de carta anônima no plenário da Câmara. Quem quer fazer denúncia deve ter coragem para colocar seu nome e CPF, ir à Polícia, ao Ministério Público”. Declaração foi do vereador Cabo Diego, recriminando a decisão que levou o Legislativo a passar por outro desgaste, co a leitura de carta apócrifa contendo denúncia leviana contra o pré-candidato Tony Carlos.
DE MUDANÇA
Posse de Marcos Montes na vice-presidência executiva da Cemig está marcada para o dia 22. “Será mais um desafio”, diz MM, que já anda afiado sobre a companhia: R$ 37 bilhões de faturamento, R$ 6 bi de lucro líquido, construção de mais 200 subestações para dobrar a sua capacidade em Minas e por aí vai. “Estou chegando para trabalhar” – reforça Marcos Montes.
SÃO TOMÉ
Marcos Montes vai deixar o cargo que ocupa na Gasmig, para assumir a Cemig. Ele observa, no entanto, que há 30 anos ouve falar da chegada do gás em Uberaba, mas não é tão rápido como se pensa. O investimento é muito alto. Ele não tem dúvida de que um dia o gás vai chegar aqui, porém vai depender de ação política forte junto ao governo federal e à Petrobras.
VIVA O MEMORIAL!
Duas caravanas de turistas em visitas ao Memorial Chico Xavier nesta sexta-feira foram motivo de comemoração para a Prefeita Elisa Araújo. A primeira, vinda de Florianópolis com 41 passageiros, chegou às 13 horas. Pouco mais tarde chegou outro grupo com o mesmo número de turistas chegou para conhecer o novo Memorial. Procura para agendamento e busca de informação de horários de funcionamento do Memorial vem crescendo desde a reinauguração com estrutura totalmente remodelada e adequada para receber os visitantes.
EFEITO COLATERAL
A vinda de comitivas de fora para conhecer o belíssimo Memorial tem um “efeito colateral” inesperado: o aumento extraordinário de visitantes nos centros espíritas da cidade. Com isso, será necessário que as forças de segurança montem um esquema minucioso para garantir que os turistas levem de Uberaba uma boa imagem. Isso envolve também o trânsito nas proximidades dos centros espíritas mais requisitados por visitantes. Nesta sexta-feira à noite, um ônibus de turismo estacionou em via de mão dupla, porém estreita, atrapalhando o complicado escoamento de veículos nas imediações da rua Moreira César.