ALTERNATIVA

Convênio da Prefeitura com a Aciu vira palanque para oposição na Câmara

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 10/07/2025 às 22:20Atualizado em 11/07/2025 às 19:59
Compartilhar

O que deveria ser uma manifestação unânime de apoio a mais uma parceria no projeto de revitalização do centro da cidade acabou virando palanque para a oposição na Câmara, na sessão plenária desta quinta-feira. O projeto, no caso, visava apenas a renovação de um convênio entre a Prefeitura de Uberaba e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Aciu), para instalação de um ponto de atendimento a contribuintes no centro da cidade. Em vez de apoiarem a iniciativa, vereadores de Oposição levaram o debate para o campo político, sem sequer estudar o projeto que prevê ônus de R$ 4 mil por mês para o Município, para uso de uma sala no prédio da Aciu, para prestação de serviços à população. Vale destacar que esse convênio já existia há muito tempo, tendo sido interrompido no ano passado, porque venceu durante o período de campanha eleitoral. A Prefeitura está simplesmente retomando essa parceria.
 
RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
Esse espaço que a Prefeitura ocupava no prédio da ACIU até outubro do ano passado era muito utilizado por contribuintes em busca de impressão de guias de IPTU, orientações sobre ISSQN, negociação de débitos tributários, dentre vários outros serviços ali prestados. Vale destacar que por esse convênio, a Prefeitura conseguiu recuperar milhões de reais através das negociações via PAPRE, que é um posto avançado de recuperação de receitas, extrajudicialmente. Ou seja, em vez de protestar o nome do contribuinte de uma vez, esse posto servia para negociação com os devedores, e os acordos saíam da Aciu já homologados pelo Judiciário. Tudo isso agora vai poder ser retomado, de forma ágil e resolutiva, sobretudo nesse momento em que o Refis está aí como oportunidade para quem quer acertar suas dívidas com o Município.
 
PERDA DE TEMPO
A melhor definição do cenário da votação desse projeto de convênio com a ACIU foi do vereador Marcos Jammal. Com tantos temas relevantes para o desenvolvimento de Uberaba, a Câmara perde tempo discutindo “as passadas da centopeia, o quanto a centopeia andou, se o passo foi alto, se foi grande. Discutindo o humor do ornitorrinco... Difícil”...
 
CERTEIRO
Por falar no vereador Marcos Jammal, ele emplacou na Câmara a aprovação do projeto assinado em conjunto com o colega Anderson Dois Irmãos, que regulamenta a titularidade da dívida de água e esgoto, para efeito de cobrança pela Codau. Só falta a sanção da prefeita Elisa para entrar em vigor a lei que fixa a responsabilidade do devedor pelos débitos no seu CPF. É um avanço enorme, sobretudo para livrar os proprietários de imóveis do ônus de ter de pagar contas de água e esgoto deixadas por locatários inadimplentes.
 
POR QUE NÃO?
Uma das vozes que se levantou contra a inércia da Caixa na solução do problema envolvendo o abandono das obras do conjunto Alfredo Freire 4, Jammal defende que às famílias selecionadas para aquele núcleo habitacional seja dada a opção de ocupar as unidades habitacionais do Residencial Magnólias. De acordo com o vereador, essas famílias estão há mais de 10 anos esperando a casa própria. Por outro lado, as obras do Alfredo Freire IV ainda vão demorar para serem concluídas, enquanto os 192 apartamentos do Magnólias serão entregues em dezembro deste ano. Ou seja, 192 famílias poderão passar o Natal na casa própria, se assim desejarem. Porém, para essa troca, será necessário contato com as famílias para saber quais delas topam essa antecipação do sonho.
 
BATIDA POLICIAL
Mais um vereador em Uberaba recebeu a “visita” da Polícia na manhã desta quinta-feira. A turma da “maldade” já abriu o bolão de apostas para saber quem será o próximo...
 
FORA DO JOGO
Pessoas ligadas ao presidente da Codau, Rui Ramos, descartam toda e qualquer hipótese de uma eventual candidatura dele a deputado no ano que vem. Segundo as fontes, Rui Ramos está focado na missão dada pela prefeita Elisa, que é a obra de captação de água no Rio Grande.
 
PRECOCE
Julho nem bem começou e a transposição do Rio Claro para ajudar no abastecimento de água já está sendo ligada. Essa ligação precoce sinaliza que pode faltar água na torneira, se a população não evitar o desperdício durante o período de seca.
 
AGORA VAI
Apesar de ter sido finalizada há um bom tempo, a obra do heliponto do Hospital de Clínicas será inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, às 10h, com cerimônia agendada para o Auditório Esmeralda da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. É aguardada a vinda do ministro da Educação, Camilo Santana, para a cerimônia. O governador Romeu Zema, que liberou os recursos para viabilizar a construção do heliponto, não virá.
 
PERSONAGENS
Por questão de justiça, é preciso ressaltar a importância de algumas personalidades locais para a conquista do heliponto. A começar pelo ex-presidente da Aciu, José Peixoto, que batalhou muito para conseguir manter o helicóptero Arcanjo, dos Bombeiros, em Uberaba durante sua gestão. Idem o Coronel Anderson Passos, que era comandante do 8º Batalhão dos Bombeiros e defendeu a construção de um heliponto para agilizar o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, transportadas de helicóptero para o Hospital de Clínicas. Idem ao então prefeito Paulo Piau, que não titubeou em ceder uma das pistas da avenida Frei Paulino para viabilizar as obras do prédio que hoje abriga o heliponto. E, finalmente, o então deputado Franco Cartafina, que trabalhou politicamente para viabilizar recursos para a obra. Que esse quarteto seja devidamente lembrado e reverenciado na festa de inauguração do heliponto.
 
BYE BYE
Com apenas 7 meses no cargo, Wellington Wagner renunciou à presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba – Comdicau. Os motivos da renúncia ainda não estão claros. Até que uma nova eleição seja marcada, a vice-presidente Mariana Coimbra responderá interinamente pelo Comdicau.
 
JOGO DURO

Dos 24 recursos julgados pela Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), nas sessões dos dias 01 e 30 de junho, apenas um foi julgado procedente.
 
CACAU DO CERRADO
Comitiva de Uberaba (foto abaixo) integrada pelo vereador Luiz da Farmácia e pelo presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Vinícius Rio, e seus diretores Romeu Borges e Pepito Zafra, além de Vinícius Filla, pesquisador da Fazu, estão em Barreiras, na Bahia, participando do maior congresso dos produtores e da indústria brasileira do cacau, que reúne os maiores players do setor. A programação inclui diversas palestras sobre o cultivo do cacau no cerrado, irrigação, produção de mudas, seleção de mudas mais produtivas para novos biomas, dentre outros temas. Comitiva de Uberaba está de olho em trazer essa cultura para a nossa região.

(Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por