Evidências da crise
Se São Paulo é o coração financeiro do país, ele já infartou e corre risco de morte. Quem estava acostumado a passar pela avenida Rebouças e ver lojas grudadas umas nas outras nem mais irá reconhecê-la. As vitrines com belos vestidos de noivas agora estão limitadas a uma ou duas, no máximo. Os outros imóveis hoje têm cartazes de “Aluga-se” ou “Vende-se”. A famosa rua Oscar Freire e sua vizinhança nos Jardins também perderam grande parte das griffes de sucesso que movimentavam aquela região até dois ou três anos atrás. Nos principais shopping centers da cidade, a situação não é diferente. Lojas fechadas, outras com espaços comerciais temporários e – pasme – promoção de Natal premiando consumidores apenas com panetones de marca brasileira. Aliás, nunca se viu uma decoração natalina tão espartana quanto a deste ano no badalado Shopping Iguatemi. Só pinheiros com cordões de minilâmpadas vermelhas e caixas de bolas de Natal no mesmo tom. Chocante, mas serve de alerta a todos nós.
Na ponta do lápis
O G9 está criando um grupo de trabalho para avaliar tecnicamente e acompanhar pari passu a evolução das receitas e dos gastos do Município. Intenção é traduzir em miúdos para a população o verdadeiro quadro das finanças públicas municipais e até mesmo orientar os futuros candidatos a prefeito de Uberaba.
Aperto extremo
Com fornecedores fazendo fila à espera de pagamento, a PMU vai empurrando as contas para priorizar o 13º dos servidores. Como o “cobertor” é curto, muito fornecedor vai passar “frio” nesse final de ano, sem perspectiva de recebimento no começo de 2016. Vai mal...
Recuperação – Em novembro, o Pace/Aciu recuperou mais de R$ 900 mil para os cofres da Prefeitura de Uberaba, provenientes das negociações com devedores do Município.
Mutirão – A propósito, o Pace tem registrado filas quase diárias de contribuintes que querem aproveitar o Mutirão da PMU para acertar seus débitos com IPTU, ISSQN etc. Esse esforço concentrado para recebimento de créditos termina nesta sexta-feira, e certamente vai render um bom dinheirinho para a Prefeitura.
Rendendo...
Deu o que falar no fim de semana a entrevista do JM com o ex-prefeito Luiz Guaritá Neto, atual presidente do Codau. O “x” da questão foi a possível candidatura dele a prefeito em 2016. Ainda filiado ao DEM, Luiz Neto disse textualmente na entrevista: “Não duvidem de minha lealdade ao Paulo Piau. Entretanto, hoje já é uma possibilidade real o fato de eu vir a disputar o pleito no ano que vem. Há apenas uma dúvida: por qual partido isso deveria acontecer”. Bastaram essas declarações para pipocarem as especulações nos bastidores. Paulo Piau vai desistir da reeleição? Luiz Neto está blefando? Ou está querendo medir a aceitação popular ao seu nome? Ou apenas desviando o foco das atenções para dar mais liberdade de ação política ao atual prefeito? O que está por trás dessa declaração? Essas e outras perguntas são ouvidas a todo instante.
Por aqui, não
“Como membro da executiva do DEM em Minas e, com o consentimento dos nossos presidentes estadual e nacional, posso lhe assegurar que não existe a menor chance de o Luiz Neto sair candidato pelo partido”. Foi o que garantiu Antônio Marques Oliveira Neto, hoje um dos nomes fortes do Democratas e provável candidato a prefeito de Uberaba no ano que vem.
Esperança
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, o ex-prefeito Anderson Adauto reafirmou sua confiança em participar das eleições municipais de 2016 como candidato. Apesar das recentes derrotas nos recursos por ele interpostos no Superior Tribunal de Justiça, AA assegura que sua advogada acredita em chances de reverter a sua condenação por improbidade.
Muito mal
Aliado do governo federal, Anderson não se faz de rogado ao avaliar o desempenho do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff como péssimo.
Erro estratégico
A escolha do horário de 13h num domingo para a manifestação pró-impeachment foi um tremendo erro de estratégia, que acabou esvaziando as ruas em todo o país e dando a impressão de que o movimento enfraqueceu.
Medalha
Que título ou homenagem faltará a Gilberto Resende, seguramente um dos uberabenses mais laureados do nosso tempo? Hoje, por exemplo, Gilberto Resende e o querido acadêmico Pedro Lima vão receber a Medalha Dr. José Mendonça, em solenidade marcada para as 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba.
Foto/Jairo Chagas
Empresários José Ferreira Peixoto e Anderson Cadima são os candidatos a presidente e vice, respectivamente, da Aciu. Em companhia do atual presidente Manoel Rodrigues Neto, eles visitaram o JM à tarde passada. Eleição está marcada para o dia 25 de janeiro, e logo em seguida a diretoria eleita tomará posse