Fot L.Adolfo
Presidente Fulvio Ferreira ladeado pelos homenageados com o Mérito Lojista, na megafesta da CDL na noite de sábado
Mudança de rumos
Por ordem do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, está suspensa a votação pelos deputados estaduais da autorização para abertura de ação penal contra o governador mineiro Fernando Pimentel. Com isso, o ministro acatou pedido feito pelos deputados estaduais Gustavo Valadares (PSDB-MG), Gustavo Corrêa (DEM-MG) e Sargento Rodrigues (PDT-MG) para paralisar o processo, ao fundamento de que o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, não disponibilizou aos parlamentares a íntegra das acusações contra o governador. Por esse motivo, o ministro do STJ, além de suspender a votação, determinou que a votação só seja realizada depois de a Assembleia disponibilizar, em até 5 dias, aos deputados, cópia integral da ação contra Pimentel.
Cozinhando o “galo”
Corte Especial do STJ decidiu que só poderia ser aberta ação penal contra o governador Pimentel se houvesse autorização da Assembleia Legislativa mineira. Essa decisão foi conhecida no dia 5 de outubro, ocasião em que o tribunal deu 30 dias para o Legislativo votar o assunto. Mas até agora os deputados estaduais de Minas cozinham o “galo”. E Pimentel ganha tempo para costurar apoios.
Goela abaixo
A propósito, no fim de semana circulou pelas redes sociais um vídeo em que o deputado estadual Arnaldo Silva, do PR, reclama de estar sendo coagido pela direção do partido a votar contra eventual autorização para abertura de processo criminal contra o governador Pimentel. Não é a primeira vez que o partido do deputado Aelton Freitas adota essa postura ditatorial em relação a seus filiados...
Orelha em pé – No trajeto rumo ao aeroporto de Uberlândia, sábado, onde embarcou rumo a Portugal na comitiva do Sebrae, o prefeito Paulo Piau lotou o whatsApp do grupo de secretários municipais com observações e cobranças. Reclamou, por exemplo, da morosidade das obras na avenida Interbairros. Deixou tarefa para todo secretariado durante sua ausência.
Mãos à obra – Na ausência do prefeito, o secretário Toninho Oliveira comandou ontem reuniões individuais com os colegas, para tratar de assuntos da administração de cada pasta, visando ao diagnóstico para o próximo governo de Paulo Piau.
Recado direto
Com salão lotado para a festa do Oscar do Comércio, a CDL Uberaba entregou sete troféus de Mérito Lojista na noite de sábado. Foi uma festa impecável! Ponto alto da noite, porém, foi o pronunciamento do presidente Fulvio Ferreira. Ele alertou os empresários presentes sobre a necessidade de se reinventarem nesse momento de crise, em vez de se renderem às lamentações. Arrematou citando a música “Como nossos pais”, imortalizada na voz de Elis Regina: “É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem”. Recado diret está na hora de todos sairmos da nossa zona de conforto.
Enxugamento da máquina
Das 402 agências que o Banco do Brasil anunciou que serão fechadas nenhuma é de Uberaba. Isso significa que a movimentação financeira em Uberaba justifica a manutenção das nove agências locais. Do total, 222 agências são do Estado de São Paulo. Em Minas, 11 de Belo Horizonte, 3 de Uberlândia e 2 de Juiz de Fora, além de uma agência em Governador Valadares, outra em Contagem, e mais uma em Montes Claros. Também será desativada a agência no Aeroporto de Confins.
Buccanero
Por falar em inovação, a Buccanero´s Barber Shop abre suas portas hoje às 19h, no Edson Prata Boulevard Mall. Com um conceito diferenciado de barbearia, dotado de um bar moderno, com wi-fi e outras atrações interessantes, o Buccanero´s traz para Uberaba um modelo que faz o maior sucesso nas capitais. À frente do empreendimento estão Guto, Adrian e Xando, três jovens empreendedores que vão “fazer a cabeça” do público masculino.
Acerto de contas
Porta-Voz de sexta-feira trouxe outra lista nominal extensa de devedores de ISSQN e IPTU, cobrados pelo Município para acerto de contas. São débitos vencidos entre 2012 e 2016.
De leve
Foi branda a pena imposta ao empresário Jota Júnior e ao advogado Lawrence Borges no desfecho da ação de investigação de crime eleitoral iniciada com denúncia de tentativa de compra de votos pela ex-candidata a vereadora Ana Nader. A sentença foi conhecida no início da noite dessa segunda-feira. Os dois foram condenados apenas à inelegibilidade por oito anos. Por outro lado, o juiz Habib Jabour julgou improcedente o pedido de condenação do prefeito Paulo Piau e do vice eleito Ripposati. Não viu crime algum praticado por eles. A menos que haja recurso, assim se encerrará mais um capítulo da batalha judicial que marcou a eleição municipal deste ano em Uberaba...
Por cima
Piau não perdeu nenhuma batalha judicial até agora. É um colecionador de vitórias, assim como seu advogado, Jacob Estevam.