Desde a semana passada o CRAS da Vila Paulista já estava interditado. É o que garante a prefeita Elisa Araújo, contando que na quinta-feira esteve lá e constatou os problemas do imóvel onde funcionava o CRAS, bem como no seu entorno. Com isso, ela conta que determinou o fechamento do Centro de Referência. Segunda-feira, os servidores estavam no local providenciando a limpeza, quando o vereador Tulio Micheli lá chegou. A prefeita, porém, afirma que em novembro os problemas já haviam sido constatados e notificados à empresa RCR, responsável pela manutenção predial da PMU, para providências. Ocorre que, segundo Elisa, o contrato com a RCR venceu antes que os reparos fossem feitos.
DRENAGEM DESAFIADORA
Na avaliação de Elisa, o grande problema do CRAS da Vila Paulista e do seu entorno está na drenagem daquela região, que inclui a avenida Marcus Cherém. Um estudo está sendo realizado pela Codau para encontrar alternativas de solução para o problema.
MAIS DRENAGEM
Outro desafio que a Codau terá de enfrentar com urgência é a drenagem da Rua Varginha, próximo ao Shopping Uberaba. Segundo consta, esta será uma obra de aproximadamente R$ 9 milhões.
CO-GESTÃO
Gestão compartilhada: esta é proposta que a Administração municipal apresentou ao Promotor Rafael Moreno, no termo de referência para a licitação das UPAs. Embora com atraso, o termo de referência foi apresentado no final da tarde de sexta-feira, e já na segunda um pequeno ajuste foi feito pela Procuradoria Geral, para garantir maior segurança jurídica ao município. Agora é esperar a manifestação do MP para do start ao processo licitatório.
MODELAGEM PRÓPRIA
A maior preocupação da prefeita Elisa é evitar que Uberaba volte a enfrentar problemas sérios, como aconteceu quando a Organização Social Pró-Saúde estava à frente da gestão das UPAs.
Segundo revela a prefeita, Uberaba terá uma modelagem própria para a licitação da gestão das UPAs. Mas, para chegar a esse modelo, muitos outros municípios foram pesquisados, em especial Uberlândia. Ela conta que os erros e acertos do município vizinho foram amplamente debatidos com o secretário de saúde de lá, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho.
MAIS UM POUCO
Co-gestão também será adotada para a Casa de Acolhimento de Idosos, que o município vai implantar em Uberaba este ano. Essa casa é aquela que ocupará um motel desativado e adaptado para receber idosos em situação de vulnerabilidade. Embora o projeto de reforma do imóvel esteja pronto e o proprietário disposto a iniciar as obras imediatamente, entraves burocráticos deverão retardar em pelo menos 30 dias o trabalho de adaptação do prédio. Lá poderão ser abrigadas até 100 pessoas. No entanto, a prefeita Elisa quer inaugurar a Casa até o final deste ano.
SANGUE NOVO
Vem de BH o novo secretário municipal de Comunicação. Trata-se de Marcos Vinícius Cotta Ferreira. Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras, Marcos Ferreira já atuou profissionalmente em Blumenau e outras cidades. Mais recentemente, comandou o gabinete do deputado estadual Sérgio Vitor, do Partido Novo, em São Paulo. Marcos já está em Uberaba. Na manhã de terça-feira, ele visitou o JM em companhia da prefeita Elisa, a quem acompanhou durante todo o dia, incluindo o coquetel de lançamento do Carnaval 2023, no final da tarde.
Seu primeiro grande desafio será a licitação da publicidade, já em curso e marcada por muita polêmica e recursos…
JUSTO RECONHECIMENTO
Promotor de Justiça Carlos Valera foi designado pelo Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais para exercer a função de coordenador do Núcleo Integrador para a Tutela da Água e do Solo (NUTAS), que é o primeiro do gênero em Minas Gerais. A função do inovador Núcleo é discutir as políticas públicas para a tutela jurídica ambiental de forma preventiva, em todo o Estado. A escolha do Promotor Carlos Valera para coordenar esse núcleo pioneiro é prova indiscutível reconhecimento à sua competência e ao trabalho criterioso por ele desenvolvido na nossa comarca e em toda a região. É, seguramente, um dos maiores expoentes do Ministério Público de Minas Gerais em todos os tempos.
BARBAS DE MOLHO
A propósito, na semana passada o Promotor Carlos Valera foi entrevistado na Rádio JM e foi taxativo: todos os envolvidos na aprovação do projeto do Alfredo Freire 4, desde prefeito até quem bateu o carimbo, vão ser incluídos na ação por dano moral coletivo que o MP deve propor com base nos problemas detectados naquele loteamento. Nas esferas criminal e administrativa, Valera entende que ja se operou a prescrição. Mas na esfera cível, a responsabilidade ambiental é imprescritível. Ele não vai deixar barato.
DIRETRIZES PRETÉRITAS
Segundo consta, as diretrizes para o loteamento Alfredo Freire foram dadas com a obrigação de o loteador fazer toda a drenagem. Mas ele teria apresentado um projeto sem essa premissa e, mesmo assim, a Codau teria aprovado o projeto, em 2012. Para checar a veracidade dessas informações de bastidores, o Promotor Carlos Valera já oficiou à Prefeitura, pedindo vários documentos daquela época.
INOVAÇÃO
Rodrigo Silva, diretor de operações (ao centro na foto abaixo), Arthur Kimelblat Ostrovsky, diretor comercial (dir), e José Roberto Ribeiro, superintendente regional (esq), executivos da Saphyr Shopping Centers, administradora do Shopping Uberaba, participaram em Nova York, da NRF 2023-National Retail Federation, a maior feira internacional de varejo. Silva garante que entre outros importantes itens o evento destacou a aplicabilidade de conceitos novos como web3 e metaverso.
Executivos da Saphyr Shopping Centers, administradora do Shopping Uberaba, participaram em Nova York, da NRF 2023-National Retail Federation (Foto/Divulgação)