Papai Noel permanece em seu trono na Praça de Eventos, no Shopping Uberaba, todos os dias, das 13h às 21h, até o dia 19 de dezembro. As crianças têm a chance de fazer uma foto especial com o bom velhinho, produzida pela fotógrafa Rita Lacerda. Um postal custa a bagatela de R$ 10.
Correção excessiva
O percentual de 33% de correção do IPTU causou toda espécie de crítica à administração municipal. O índice de reajuste supera os de inflação, comparando-se apenas à oscilação cambial que guindou o dólar à estratosfera. Inadmissível, sob todos os aspectos. Pior que escolher um índice tão disparatado quanto esse é pensar que a planta de valores dos imóveis já foi corrigida nesta administração, elevando os valores dos imóveis, em muitos casos, acima dos preços de mercado. O contribuinte só percebe essa correção quando compra um imóvel e vai passar a escritura. Na hora de recolher o imposto vêm a facada e a terrível constataçã a avaliação pela Prefeitura supera o preço pago pelo imóvel. E não adianta chiar: tem de pagar e pronto. Por essa razão, o reajuste proposto pela administração atual para o IPTU soa ainda mais absurdo.
Voz geral
Entre corretores de imóveis ouvidos pela coluna, todos são unânimes em criticar o reajuste do IPTU proposto pelo governo Anderson Adauto. Acham que a administração “exagerou na dose” e, consequentemente, se vier a prevalecer o índice de 33% de aumento, a inadimplência deverá aumentar na mesma proporção. Ou mais. Sem contar que IPTU mais alto vai prejudicar muito a compra e venda de imóveis menores em Uberaba, que já não andam lá essas coisas em razão da crise internacional.
Área nobre
Grupo de Belo Horizonte acaba de adquirir área nobre, próxima à igreja da Medalha Milagrosa, para investimento. São mais de 15 mil metros quadrados, o que sinaliza empreendimento de peso, até aqui guardado a sete chaves.
Mudança de mãos
Está mudando de mãos, também, um dos terrenos mais bem localizados da cidade, na avenida Leopoldino de Oliveira, próximo ao COC. Foi adquirido pelo empresário Milton Carlini.
Canteiro de obras
Em entrevista exclusiva à revista JMmagazine que chegará às bancas no dia 13, o prefeito Anderson Adauto adiantou uma série de ações e realizações programadas para seu segundo mandato. Segundo o prefeito, 2009 será marcado por muitas obras em Uberaba, algumas delas com reflexos diretos sobre o trânsito urbano. “Creio que o mais importante é reconhecer que hoje temos um número muito maior de carros, em determinados lugares e momentos, além de certa dificuldade de transitar, o que exige a correção desses gargalos. Chegou a hora de Uberaba ter binários, ou seja, ruas com mão única, para o tráfego poder fluir. Rever o processo de estacionamentos, principalmente nas ruas estreitas com estacionamentos dos dois lados. Vamos ter que assumir este desgaste e criar novas normas para que o trânsito flua melhor. Mas, todas as medidas em estudo visam a melhorar o transporte coletivo, sempre, o transporte em massa em primeiro lugar”, revelou Anderson.
Mudança
Embora sem falar em mudança de gestores, o prefeito adiantou também que quer promover mudanças na área cultural no segundo mandato. Nas entrelinhas fica claro que o foco do setor terá de voltar-se para eventos mais populares e abrangentes.
Clic
Novo site do Jornal da Manhã entrou no ar domingo, em caráter ainda experimental, mas recebeu mais de 10 mil vistas até ontem à tarde. Para se ter uma idéia, a primeira enquete registrou 1.388 votos até 18h de segunda-feira. Nos próximos dias serão concluídos os ajustes, embora até agora só estejamos recebendo elogios dos internautas, tanto por e-mail quanto por telefonemas à Redação.
Sucesso
Muitos elogios, também, à 3ª edição da JM Extra, a revista caçulinha das publicações do Jornal da Manhã e que desta vez tratou a fundo a educação. Trabalho espetacular da equipe comandada por Indiara Ferreira, que valorizou, em especial, o trabalho das famílias dedicadas ao ensino e dos profissionais responsáveis pela consolidação de Uberaba como um pólo cultural de qualidade no país.
Casa nova
Fórum Desembargador Hércules Quasimodo da Mota Dias, da Justiça Federal, será inaugurado nesta sexta-feira, às 18h, com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª região, desembargador Jirair Aram Meguerian. Confirmadas também as presenças do diretor do foro da Seção Judiciária de Minas, Juiz federal Carlos Roberto Carvalho.