ALTERNATIVA

Crise hídrica se agrava em Uberaba e Uberlândia

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 16/09/2024 às 20:04Atualizado em 17/09/2024 às 20:13
Compartilhar

O quadro de torneiras secas em Uberaba, no domingo (15), repetiu-se nessa segunda-feira durante todo o dia. Situação é dramática, conforme detalhou o presidente da Codau, Rui Ramos, em entrevista ao Pingo do J. Rio Uberaba está completamente seco. Para piorar, os incêndios do fim de semana danificaram linhas de transmissão da Cemig, afetando o funcionamento das bombas elétricas que fazem a transposição da água do rio Claro para o rio Uberaba. Foram mais de 30 horas sem energia, e, com isso, a água dos reservatórios foi diminuindo até chegar a preocupantes 20%. Nessa segunda, a Codau voltou a fechar os reservatórios ao meio-dia para tentar recuperar o nível da água.

AJUDA AÍ, PESSOAL!
Na entrevista, o presidente da Codau voltou a frisar que a população precisa economizar água, deixando de lavar carro, reduzindo o tempo do banho, parar de “varrer” o passeio com água e outras ações que resultam em desperdício. Rui Ramos chegou a acenar com a possibilidade de editar um decreto estabelecendo punição para quem for flagrado lavando calçada, por exemplo. Até aqui ele vinha resistindo a adotar medida mais drástica, mas a população não colaborou o suficiente para evitá-la. É o tal negócio: o que não vem pelo amor vem pela dor...

NO SUFOCO
Em Uberlândia, a situação está desafiadora também. Departamento de Água e Esgoto (DMAE) vem fazendo campanha de conscientização da população para evitar o desperdício e reduzir o consumo de água.

ACELERA, ELISA
Prefeita Elisa fez carreata no sábado (14), com mais de 700 veículos no cortejo, segundo números da coordenação da campanha. E no domingo (15), Elisa teve um encontro com profissionais da educação no município, no comitê da Marcus Cherém. Quem marcou presença nesse encontro foi o professor José Wandir de Oliveira, que foi secretário de Educação no governo Anderson. José Wandir também é pai do atual secretário de Governo, Beethoven Oliveira.

OLHA ELE!
Nessa segunda-feira, Elisa se reuniu com o deputado Zé Silva, numa padaria do centro da cidade. Tomaram café juntos. Zé Silva deve aparecer em breve no horário eleitoral, apoiando a reeleição da prefeita.

REFORÇO
Campanha de Paulo Piau e José Renato Gomes ganha reforço de marketing e comunicação nessa reta final. A Fúria Publicidade, do jornalista e vereador Tulio Micheli, assumiu mais esta função.

NADA PESSOAL
Jornalista Gê Alves se desligou da campanha tucana no fim de semana, “em paz”. “Continuo torcendo muito por Piau e Zé Renato e vejo ambos como os mais preparados para governar Uberaba”, explicou a colega.

ELEVANDO O TOM
Por falar nas campanhas majoritárias, os candidatos elevaram o tom dos discursos e das críticas. Repare o horário eleitoral gratuito para ver. Situação deve piorar, com a aproximação da eleição. Espera-se que os candidatos não cheguem ao nível do que se viu em São Paulo, com agressão física do candidato Datena contra o adversário Pablo Marçal, quebrando costelas e dedos da vítima.

WIND BANNER
Legislação eleitoral precisa ser revista no que se refere à propaganda dos candidatos. Essas bandeirolas chamadas wind banner são horríveis, embora permitidas por lei. Além de não serem eficientes como meio de comunicação com o eleitorado, esses monstrengos estão colocando o motorista e pedestres em perigo. Basta um vento mais forte para desestabilizá-las, atrapalhando a visão dos motoristas, dentre outros problemas. Verdadeiro absurdo!

VITÓRIA
A propósito, a representação por propaganda eleitoral irregular apresentada pela campanha de Elisa contra a campanha de Tony/Franco não prosperou. Em sentença publicada na tarde de sábado, o juiz Alexandre de Jesus Gomes seguiu parecer do Ministério Público, sustentando não haver irregularidade na distribuição de material e na utilização das bandeirolas ao longo das vias públicas, incluindo rotatórias. 

QUEIMADAS
Candidatos da direita apoiados por Bolsonaro, a dobradinha Samir-Romeu aproveitou a onda de queimadas na propaganda da campanha nas redes sociais. “Estão falando em desapropriar suas terras por conta de queimadas. Estão querendo de vocês os seus imóveis. A reação vai partir de Uberaba.”

EMPREGOS
Veja só como anda a situação em Uberaba: as empresas oferecem vagas de emprego, mas não conseguem mão de obra. O chefe da seção de Apoio à Geração de Trabalho e renda da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Ivo Moratelli, revela que há grande demanda por parte de supermercados, hospitais, hotéis e vários outros segmentos produtivos, tanto do comércio quanto da indústria. Na sexta-feira (13), o Emprega Cras realizado no Tutunas não conseguiu preencher todas as vagas de emprego oferecidas.

AÇOUGUE
No caso específico de supermercados, a maior demanda é por açougueiros. Além do emprego, o interessado ainda recebe curso de capacitação para aprender o ofício. Mesmo assim está difícil encontrar interessados, segundo Ivo Moratelli.

CURSOS
De olho na demanda e na chegada de novos empreendimentos do setor, começa na semana que vem o curso para formação de mão de obra para hotelaria e turismo, ofertado pelo Minas Forma, programa do Estado em parceria com o Senac. 

SÓ EM 2026
Início das operações do crematório de Uberaba, no Cemitério Memorial Parque, deve acontecer até 2026, conforme prevê o contrato. Gestor do cemitério privado, Paulo Frasson conta que as obras já tiveram início e agora ele está pesquisando os equipamentos mais adequados ao formato a ser adotado aqui. Quando entrar em operação, o preço do serviço deve se equiparar ao praticado em Uberlândia, que hoje está na faixa dos R$3 mil.

VEJA ESTA
Acredite, se quiser: Paulo Frasson revela que hoje a decomposição dos cadáveres está mais difícil do que antigamente. Em recente seminário, foi apontado como causa o excesso de Botox, preenchimento e vitaminas que as pessoas andam ingerindo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por