Arena multiuso
Vem em boa hora a sugestão do presidente do Legislativo, vereador Luiz Dutra, de transformar o estádio municipal Uberabão numa arena multiuso.
Não se justifica manter aquele “elefante branco” no meio da cidade, torrando uma grana violenta com sua manutenção mensal, para ser usado só de vez em quando. Nossos times de futebol não aproveitam o Uberabão, até porque estão parados à espera da Terceirona. O estádio não tem perfil para jogos do Campeonato Amador. E aí o Uberabão fica lá, às moscas. Se de fato houver a possibilidade de aproveitamento do estádio para outros fins, melhor será. Podem ser shows, feiras setoriais etc. Qualquer coisa será melhor do que deixar o estádio parado, só consumindo recursos públicos para sua manutenção.
E o barulho?
Antes que a ideia de transformar o Uberabão num espaço multifuncional seja colocada em prática, convém encomendar um estudo técnico do impacto do som na vizinhança. E, se for o caso, tomar providências antes para evitar que os futuros eventos mais barulhentos incomodem os moradores da região.
Saúde na mira
A propósito, na sexta-feira, 27, o plenário da Câmara Municipal será palco para debate técnico sobre a saúde pública em Uberaba. Dentre outros temas, estão na pauta as mudanças que a inauguração oficial do Hospital Regional causará no atendimento à população. Vereadores também querem discutir a origem dos recursos para custeio da estrutura médico-hospitalar na cidade. Prefeitos da região, secretários de Saúde, lideranças classistas, equipe da Pró-Saúde, conselheiros de Saúde, representantes do Ministério Público, dentre outros, foram convidados. Todavia, para ser verdadeiramente técnico, o debate requer a participação de técnicos, para não se perder em discussões meramente políticas, sem resultados práticos.
Vazio – Respeitada corretora de imóveis em Uberaba estima que existam hoje cerca de 500 apartamentos desocupados na cidade, variando de unidades em prédios antigos até os recém-entregues pelas construtoras. Sinal evidente de que a crise está batendo à porta do setor imobiliário...
Reflexo – Preços de aluguéis de apartamentos já começaram a despencar também. A explicação dos corretores é simples: o valor das taxas de condomínio subiu muito a partir do novo salário mínimo e do reajuste das tarifas públicas. Puxaram as taxas condominiais lá pra cima.
O martírio dos clientes
Com a proibição do estacionamento de veículos no centro da cidade, os clientes de bancos instalados na avenida Leopoldino de Oliveira estão na bronca. Não conseguem ir às agências, exceto a pé. Os estacionamentos particulares mais próximos estão sempre lotados, embora tenham reajustado o preço da hora ou fração. A queixa está generalizada!
Incendiando
Sábado pós-carnaval foi quentíssimo na famosa “Roda de Fogo”, grupo de amigos capitaneados pelo empresário Tião Silva que se reúne semanalmente para discutir política e jogar conversa fora. No sábado, o ex-deputado federal Juarez Batista, o deputado estadual Lerin e o federal Caio Narcio estavam lá e participaram ativamente de todas as conversas. Os três foram ouvidos, receberam cobranças, contaram suas histórias e deixaram evidente o respeito que possuem pela “Roda de Fogo”. Afinal, a turma da Roda de Fogo pode não decidir nada, mas dá seus pitacos e ai de quem desdenhar deles...
Mostra
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Shopping Uberaba montou a exposição “Guerreiras”, com fotos assinadas por Francis Prado. Mostra reúne fotos de 12 mulheres, que já superaram ou ainda lutam contra o câncer. Abertura está marcada para hoje, às 19h, na entrada do Mousse Cake.
Ranking
A Apple continua liderando o ranking das marcas mais valiosas no mundo, segundo levantamento feito pela consultoria BrandFinance. Marcas brasileiras como Itaú (134º), Caixa (267º), Banco do Brasil (201º), Skol (446º) e Natura (484º) estão entre as quinhentas. A primeira colocada no Brasil foi o Bradesco (94º), com uma marca no valor de US$ 12,38 bilhões, a única a ficar entre as 100 primeiras.
Quem tem padrinho...
Os “arranjos” políticos e os jeitinhos se tornaram sistêmicos no país. Agora em Minas, a mudança no comando da Assembleia Legislativa trouxe também alterações nos cargos de confiança. E, nesse arranjo, os funcionários de carreira Carla Prates Correia, mulher do deputado Rogério Correa (PT), e Luiz Fernando Souza Cruz, primo do secretário de Estado do Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz (PMDB), foram premiados com cargos de alto escalão. Carla tornou-se secretária-geral adjunta da Mesa Diretora e Luiz Fernando, diretor de Infraestrutura, ambos com salário de R$ 12.400,00 cada, quase o triplo do que recebiam até 4 de fevereiro. E viva a democracia!!!
Tempo passa
Fevereiro vai chegando ao fim, o governo Pimentel completando dois meses, e as nomeações para cargos de confiança do Estado em Uberaba continuam em banho-maria. O tempo passa, o tempo voa, e o governo estadual não toma atitude!
De olho
Última (e demorada) audiência do prefeito Paulo Piau na sexta-feira, 20, foi com o deputado federal Marcos Montes. A portas fechadas. O pretexto foi a entrega, em mãos, do convite para a posse de MM na presidência da Frente Parlamentar da Agricultura. Mas o assunto entre os dois foi longe...