Lenha na fogueira
Situação política do deputado federal Paulo Piau vai se complicando no PMDB. Se já não bastasse a rejeição declarada de seu nome pelo prefeito Anderson Adauto, Piau agora ouve elogios públicos da oposição e declarações reiteradas em tom de torcida para que ele seja o candidato peemedebista a prefeito. Não é a primeira vez que Marcos Montes, Lerin e outros expoentes dos partidos de oposição dão declarações sugerindo que poderiam apoiar Piau, se ele conseguisse vencer a convenção do PMDB em “outra instância”. Essas declarações praticamente incentivam Piau a recorrer ao “tapetão” (leia-se interferência do diretório estadual) para referendar sua candidatura.
Silêncio absoluto
O silêncio de Paulo Piau sobre as declarações de antigos aliados e hoje oposicionistas também intriga. Da primeira vez em que elas foram feitas, consta que o então presidente do PMDB ligou para o deputado, pedindo que ele se posicionasse publicamente sobre o assunto. Luiz Humberto Alves Borges chegou a sugerir a Piau que agradecesse as palavras gentis, mas deixasse claro que ele, Piau, era “candidato do PMDB”. Piau teria pedido tempo para pensar, porém, ao final, descartou qualquer posicionamento público dando um chega pra lá em Marcos Montes e companhia. Ao que tudo indica, foi a partir daí que o grupo do prefeito teria começado a minar a pré-candidatura de Piau, sacando Rodrigo Mateus da cartola.
Bastidores
O que há por trás das declarações de líderes da oposição favoráveis a Piau? Para alguns experts em política partidária, essa estratégia visa a enfraquecer a candidatura do parlamentar junto ao PMDB, à medida que “cola” seu nome aos da situação, dando a entender que Piau “serve a dois senhores”. Outros acreditam que a oposição quer mesmo é “peitar” o prefeito Anderson Adauto, apoiando um nome que não lhe agrada e metendo a colher no caldeirão do partido alheio. Há ainda quem interprete esse “apoio” a Piau como um ato maquiavélico da oposição, que, na verdade, quer mesmo é ver Rodrigo Mateus (situação) enfrentando o deputado Lerin (oposição) no voto a voto. Afinal, seriam dois nomes novos na disputa para prefeito...
Gestor
A propósito de Lerin, em entrevista ontem à Rádio JM AM 730, ontem, ele traçou o perfil indispensável ao próximo prefeito de Uberaba: “precisa ser um bom gestor, que saiba ouvir a população e não fique só no ar condicionado do seu gabinete”, disse o parlamentar.
Números
A julgar pelo resultado da enquete do JM Online, os uberabenses aprovam a decisão dos vereadores que manteve inalterada a representação legislativa na Câmara Municipal. Dos quase 700 internautas que votaram, 52% acham que 14 vereadores são suficientes para representar a população.
Na mira
O prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, quer transformar a cidade em um centro de desenvolvimento tecnológico, contando com parceria de universidades, inclusive da Europa. Na semana passada, ele convidou os professores da Uniube para reunião que discutiu o assunto. O prefeito esteve em alguns países, como Israel e Espanha, e acredita na possibilidade de obter êxito implementando proposta similar em Araxá, inserindo neste contexto a participação de grandes empresas da região já instaladas e outras que estão para chegar. O milionário Eike Batista, por exemplo, já descobriu Araxá e na esteira dele certamente virão outros investidores...
Sem politicagem
Critérios de seleção para inscrição do programa “Minha Casa Minha Vida” serão tema de debate em Reunião Pública marcada para quinta-feira, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador José Severino Rosa (PT) e partiu da indignação geral com as enormes filas de candidatos à casa própria que se formaram nas imediações da Cohagra, dias atrás. Difícil vai ser acabar com a politicagem por decreto ou só no blablablá...
Memorial da Imprensa
Não fosse a sensibilidade do deputado Narcio Rodrigues, atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e o apoio incondicional do prefeito Anderson Adauto, o Memorial da Imprensa seria apenas uma “ideia sem pernas”. Todos os méritos são deles na viabilização desse marco na história de Uberaba e que irá disponibilizar o acervo digitalizado de mais de 100 anos de informações publicadas pelos jornais locais, desde o Correio Católico, Lavoura e Comércio, até o JORNAL DA MANHÃ e Jornal de Uberaba. O Memorial da Imprensa receberá, ainda, equipamentos usados para produzir os exemplares antigamente e instrumentos que contam a história do rádio e da TV em nossa cidade.
Preparativos
Já estão a pleno vapor os preparativos para as comemorações dos 40 anos do JORNAL DA MANHÃ. No sábado tivemos a primeira reunião com a equipe editorial encarregada de dar forma a uma revista que será especialmente produzida para marcar a data. Por que revista? Porque revista é, sem dúvida, uma das marcas emblemáticas do sucesso do Jornal da Manhã nos últimos 10 anos. Vale lembrar que a JM Magazine surgiu exatamente da excelente repercussão de uma revista feita para celebrar os 30 anos do JM. Daí a nossa opção. Posso garantir que o projeto da revista dos 40 anos está belíssimo e seguramente vai emocionar os leitores.