Cuidado com as redes sociais
Críticas e comentários com intenção de macular a honra e a dignidade de alguém, feitos em rede social, estão levando os falastrões a condenações por danos morais. Felizmente, estão ficando para trás os tempos em que as pessoas usavam Facebook para “desancar” desafetos. E mais: se a pessoa atingida é exposta a situação vexatória numa pequena comunidade, onde todos se conhecem, a situação se complica para o autor dos comentários. Ou para seus pais, se o autor for menor de idade. Recentemente, no Rio Grande do Sul, o Judiciário condenou um advogado a pagar indenização no valor de R$ 5 mil por ofensas dirigidas pelo filho (menor de idade) contra uma colega de escola, via Facebook. O rapaz postou comentário contra ela, chegando a apelidá-la de “mulher 1,99”, ao argumento de que “ela fica com todo mundo” e “não vale nada”. “A situação toma maior proporção, atingindo o âmbito escolar, familiar e social, quando a localidade é pequena e todos sabem a quem se dirige a ofensa”, completou a relatora do processo. Pois é. Que se cuide quem ainda usa o Facebook para desabafos e posts levianos!
Novela do Calçadão
Depois do BRT, agora é a vez da novela do calçadão. O projeto de reforma e revitalização das fachadas das lojas instaladas no Calçadão da rua Artur Machado volta à discussão na quarta-feira pós-feriado, a partir das 16h, no plenário da Câmara Municipal. Reunião técnica contará com a presença de representantes da CDL e da Aciu, além do secretário de Planejamento, Marcondes Nunes de Freitas.
Pegando carona
Depois do Calçadão, bem que a Prefeitura poderia encarar um projeto de reforma dos carrinhos e barracões de lanches. Alguns são vergonhosos, de tão feios e mal cuidados. Acontece que os proprietários levantam um barraco de qualquer jeito, fazem um puxadinho de lona e espalham mesas e cadeiras nas calçadas para atender os fregueses. O aspecto visual é da pior qualidade! Ora, se vamos exigir o embelezamento das lojas do Calçadão, por que não exigir um mínimo de padrão estético dos pontos de lanche?
Ao vivo – Muitos comerciantes estão se queixando das dificuldades na obtenção de alvarás para a execução de música ao vivo ou som mecânico em bares e restaurantes legalmente estabelecidos. A PMU não libera esses alvarás ou o faz com muitas restrições. Porém, alguns pontos de lanche espalhados nas praças e calçadas de bairro colocam som no último volume até de madrugada, sem alvará algum, e não são incomodados. Apenas estacionam carro ou picape “bombada” e ligam a música sertaneja num volume de estourar os tímpanos (dos vizinhos, claro).
Vai mal – Futuro da Copervale é preocupante. Advogado com acesso aos autos do processo de recuperação judicial acha difícil que a McGrif do Brasil consiga honrar os compromissos assumidos com os credores. Como se sabe, a McGrif assumiu o controle acionário da cooperativa de leite, responsabilizando-se por um passivo superior a R$ 43 milhões. Porém, segundo consta, nem os empregados conseguiram receber seus salários, que estariam atrasados há mais de seis meses.
Sem espaço
A mudança dos pontos de ônibus para os canteiros centrais e a proibição de estacionamento na avenida Leopoldino de Oliveira fizeram despencar o movimento em duas das mais tradicionais lojas do centro da cidade. O proprietário de uma delas está à procura de outro ponto para se mudar da avenida. O outro comerciante, por sua vez, já está avisando aos empregados que deve fechar as portas após o Dia das Mães.
Responsabilidade
Não se sabe quem ficou encarregado de fiscalizar as obras de engenharia na avenida Leopoldino de Oliveira para a implantação do BRT, mas uma coisa é certa: a fiscalização cochilou. As passagens elevadas para pedestres foram construídas “em cima” de bocas de lobo, verdadeiro absurdo. Aliás, o piso rebaixado para acesso de cadeirantes, não raro, também “cai” nas bocas de lobo. Alô, PMU! Está faltando atenção.
Cadê a luz?
Rua que contorna o Hospital Universitário Mário Palmério continua sem iluminação pública até hoje. Os postes estão lá, há mais de um ano. Mas faltam-lhes os braços com as lâmpadas, por incrível que pareça. A escuridão no local tem colocado em perigo pacientes e funcionários do hospital. Como proibiram o estacionamento na avenida Nenê Sabino, quem deixa o carro atrás do Hospital corre o risco de assalto, furtos etc.
Feriado
No feriado que comemora o Dia de Tiradentes, terça-feira, as lojas do Shopping Uberaba estarão abertas das 14h às 20h, e a Praça da Alimentação funcionando normalmente, bem como as demais operações do setor da Gastronomia e Lazer. A partir das 19h, o Menu Cultural apresentará Tito Rios, na Praça de Alimentação. Outra atração é a exposição de arte contemporânea de Nana Cunha, ao lado do Cinemais. A mostra permanecerá até o dia 15 de maio. Os visitantes ainda poderão conferir a Exposição O Mundo dos Dinossauros, que marca os 16 anos do Shopping Uberaba. Aproveite!
A um passo
Ma-ra-vi-lho-sa! Assim está a nova JM Magazine, que estará nas bancas na sexta-feira, pós-feriado. Edição totalmente inovadora e lindíssima, a começar pela garota da capa, a estudante de Medicina Aline Curado Machado Borges, filha dos grandes amigos Rosália e Rivaldo Machado Borges Jr. Aliás, ninguém melhor do que a linda, bem-educada e bem-informada Aline para embelezar a capa da edição de aniversário da JM Magazine. E logo depois do lançamento da JM Magazine, já estaremos preparando a JM Noivas para maio. Fique de olho!