ALTERNATIVA

Custa dinheiro

Secretário não vê com bons olhos a municipalização da Segurança Pública

Lídia Prata
Publicado em 24/11/2016 às 09:36Atualizado em 16/12/2022 às 16:26
Compartilhar

Marcha à ré

A proposta de municipalização da segurança pública não é vista com bons olhos pelo titular da Secretaria de Defesa Social e Transportes, Wellington Cardoso. Na opinião do secretário, “segurança custa muito dinheiro, muito mesmo. Precisa de homens e tecnologia, no que praticamente inexistem investimentos. A segurança pública tem sido feita pelo esforço de homens que se expõem diuturnamente nas ruas, enfrentando ataques e críticas de quem os julga a partir do conforto da poltrona. O policial, na rua, tem fração de segundo para tomar uma decisão, que pode representar a vida ou a morte. E acerta na maioria absoluta das vezes. No entanto, segurança pública no país tem sido prioridade apenas nos discursos”.

Reestruturação da GM

Ainda segundo o secretário Wellington Cardoso, o que se pretende com a readequação da Guarda Municipal – cujo projeto nesse sentido foi retirado de pauta esta semana na Câmara – é que ela esteja organizada para ajudar a defender o maior patrimônio de Uberaba: sua gente. “A GM não é nem nunca será, isoladamente, a solução para os problemas de segurança pública, mas, devidamente preparada, poderá ajudar muito” – acredita Wellington.

Vista grossa

A propósito das denúncias recentes dando conta de que guardas municipais estariam trabalhando armados para se defenderem, o secretário foi categóric “Desconheço esse fato”. Por outro lado, salientou que, de todos os órgãos públicos municipais, a Sedest é o único que tem Corregedoria: “Quem conhece alguma irregularidade, querendo ajudar, deve denunciar ao corregedor. Tudo tem sido apurado. E te asseguro que de toda a estrutura, o órgão que mais apura desvios é a Sedest. À exceção da Controladoria, claro”.

Quem diria! - Com direito a chapéu na cabeça do comunista Aldo Rebelo, ex-presidente da Câmara e ex-ministro dos governos petistas de Lula e Dilma, e a muita crítica contra o atual ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, a reunião/almoço desta terça-feira na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), fervilhou.

Dose dupla - O presidente da FPA, vice-líder do PSD e do governo Michel Temer (PMDB) na Câmara, deputado federal Marcos Montes, comemorou a presença de Aldo Rebelo – inusitado em se tratando de gente da esquerda em almoço da frente dos parlamentares ruralistas -, e já antecipou que vai levar ao presidente da República as reclamações contra Sarney Filho.

Dia de caos

Sábado tem tudo para ser dia de caos no trânsito central da cidade, com a anunciada interrupção no fornecimento de energia elétrica na avenida Guilherme Ferreira, entre as ruas Padre Jerônimo e José de Alencar. Semáforos desligados, prédios sem luz desde as 7h30 até 18h, comércio às escuras... tudo em nome da remoção de postes para as obras do BRT. Tomara que todos esses transtornos e prejuízos que o BRT tem nos causado venham a valer a pena quando todo o sistema estiver funcionando. Tenho cá minhas dúvidas de que isso será possível, mas...

Há controvérsia

Proposta dos comerciantes do centro visando ao estacionamento de veículos dos dois lados da rua Artur Machado dividiu opiniões, desde que foi divulgada. Leitor da coluna lembra que a rua é estreita e o estacionamento bilateral tende a dificultar ainda mais o trânsito na via. Sem contar que em caso de incêndio, o caminhão-pipa dos Bombeiros não teria como acessar o local. Pra pensar.

Como assim?

O furto ao Sicoob, no fim de semana, deixou muitos correntistas de cabelos em pé diante da constatação de falta de câmeras e demais equipamentos de segurança na sala onde ficava o cofre. De lá os ladrões levaram mais de R$ 160 mil, numa facilidade enorme. Entraram na agência provavelmente pulando o muro dos fundos e quebraram a parede com marreta, sem que nem alarme tocasse. Cá pra nós: o Sicoob confiou demais na sorte...

Despedida

Depois de 34 anos residindo em Uberaba, o ex-secretário municipal de Indústria e Comércio e ex-Satipel, César Augusto dos Reis, está retornando às origens. Ele e a esposa Clara voltam a residir em Belo Horizonte, deixando aqui grande círculo de amigos e uma folha enorme de serviços prestados à nossa cidade.

Tudo azul

Parceria entre a TV Integração, Shopping Uberaba e Unimed marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer com ação envolvendo orientações e atendimentos visando à prevenção da doença. A ação antecipada começou ontem e prosseguirá até amanhã, das 14h às 20h. Tem mais: a campanha Viva Uberaba continua. Você ainda pode fazer uma selfie no monumento, na rotatória da avenida Santa Beatriz, e postada com a hashtag #vivauberaba, renderá doação de um real pelo Shopping Uberaba ao Hospital Dr. Hélio Angotti. Durante o mês de outubro, o número de fotos chegou a 11.457. A meta é alcançar 20 mil fotos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por