ALTERNATIVA

Dados mostram que nem sempre a grama da vizinha é mais verde e Uberlândia lidera casos de dengue no estado

Lídia Prata
Publicado em 02/09/2015 às 08:50Atualizado em 16/12/2022 às 22:29
Compartilhar

Bicudo X Bicuda

Fundador do PT, o advogado e ex-deputado federal Hélio Bicudo apresentou nessa terça-feira à Câmara Federal um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. No documento, Bicudo afirma que o país está mergulhado em profunda crise e que a atual situação econômica nada mais é do que reflexo da crise moral escancarada nos desdobramentos da Operação Lava-Jato. Diz, também, que o governo maquiou números para enganar a população, ao passar a impressão de que a economia brasileira era saudável e, portanto, teria condições de manter os programas sociais que favoreciam as classes sociais menos abastadas. Cita a responsabilidade da presidente Dilma no escândalo que abalou a estrutura financeira e a credibilidade da Petrobras; argumenta que ela agiu com “dolo” e arremata dizendo que a governante não pode continuar “blindada”, sem o devido julgamento pelos demais poderes. Como o pedido de impeachment foi protocolado, a Câmara Federal terá de se posicionar oficialmente.

Uberaba X Uberlândia

Uberabense adora comparar nossa cidade com a vizinha rica e quase sempre Uberaba perde essa “disputa”. No entanto, há alguns casos que precisam ser considerados. Por exempl a imprensa uberlandense divulgou recentemente que já são 67 áreas urbanas e rurais ocupadas por movimentos sociais e famílias sem-teto em Uberlândia. Pasme, o maior número de invasões está em Uberlândia também: 45. É por isso que ao passar às margens da BR 050 o viajante fica assustado com bairros inteiros de ruas de terra e esgoto a céu aberto no trecho que dá acesso ao aeroporto de lá. Em Uberaba, ao contrário, tem prevalecido a mão de ferro. Até casas da Cohagra invadidas estão sendo recuperadas. Em áreas públicas e particulares, as reintegrações de posse têm sido uma constante.

Uberaba X Uberlândia 2

A vizinha gosta de números macro. Mas em matéria de dengue não tem do que se vangloriar. Uberlândia lidera o ranking mineiro de casos notificados da doença. Já são 16.537. Uberaba, ao contrário, ocupa a 19ª posição. Não que nossa cidade esteja em posição confortável nesse controle da dengue, mas há que se considerar que Uberlândia tem apenas o dobro da população nossa. Era de se esperar que tivesse, no máximo, a metade do nosso número de casos notificados. Mas, ser a primeira do Estado em dengue?

Sinal de alerta – Em que pese Uberaba ter 1.130 casos oficiais de dengue, não dá para esmorecer. Esse número ainda é alto. E as chuvas nem começaram... Todo cuidado é pouco. Aliás, é preciso cobrar do Estado que intensifique as ações de combate ao mosquito, com o Fumacê. Faz tempo que não se vê o Fumacê circulando na cidade.

Última – Dados do Sebrae também põem Uberaba na frente da vizinha rica. Em números de investimentos, Uberaba foi a primeira cidade do Triângulo. Aliás, esta semana a Câmara Municipal recebeu mais um projeto que prevê R$234 milhões em investimentos de empresas que, juntas, vão gerar mais de 1.810 empregos. Vêm em boa hora, sem dúvida!

Falta pouco

Faltam pequenos detalhes para o acerto final da parceria entre Aciu, Sebrae, Prefeitura de Uberaba e Sicoob, visando a criação de uma sociedade garantidora de crédito. Esse foi o tema principal da reunião da diretoria da Associação na noite de segunda-feira, ocasião em que o presidente Manoel Rodrigues Neto detalhou as vantagens dessa sociedade para pequenos e microempresários locais. O principal deles é incentivar esses empresários a participarem de licitações da Prefeitura de Uberaba, com a garantia de pagamento. Isso significa que se a PMU não pagar no prazo, o empresário poderá recorrer à sociedade para levantar aquele valor. Futuramente, quando receber da PMU, ele então poderá quitar o empréstimo junto à sociedade garantidora. À primeira vista parece um bom negócio para os pequenos empresários, já que a PMU não tem conseguido manter os pagamentos em dia a fornecedores, como de resto em todas as prefeituras brasileiras.

Fim da fila eletrônica?

Em entrevista coletiva marcada para esta quarta-feira, o prefeito Paulo Piau vai apresentar o Prontuário Eletrônico da Saúde. Segundo o prefeito, esta ferramenta será o passo mais importante para acabar com a famigerada fila eletrônica. Com o Prontuário, a Prefeitura vai poder ter em mãos dados fidedignos dos pacientes e dar o melhor encaminhamento possível. Com isso, o médico da UBS terá acesso ao usuário da UPA e vice-versa, e se inteirar do histórico do paciente, facilitando e agilizando o atendimento. Dentre outras vantagens, o prefeito deverá ressaltar que, a partir da implantação do Prontuário Eletrônico, o paciente não precisará mais ficar aguardando o telefonema para saber quando e onde será atendido. Ela já vai sair da Unidade com data e horário para consultas e exames definidos. Oremos!

Inovação na Comunicação

A Comunicação da Prefeitura vai inovar e transmitir a entrevista coletiva pelo Periscope, um aplicativo (app) que faz transmissão de vídeo ao vivo diretamente de um celular. Mais uma iniciativa que tem o objetivo de aproximar a Prefeitura dos uberabenses. Para ver no computador é só acompanhar os perfis oficiais da Prefeitura de Uberaba no Twitter (www.twitter.com/PrefUberaba) e no Facebook (www.facebook.com/PrefUberaba). Assim que a entrevista começar, será publicado um link nos dois perfis para que as pessoas possam assistir à transmissão pelo browser.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por