ALTERNATIVA

Dança das cadeiras

Uberaba pode perder a única secretaria conquistada no governo de Fernando Pimentel

Lídia Prata
Publicado em 21/01/2016 às 09:13Atualizado em 16/12/2022 às 20:24
Compartilhar

Reforma administrativa

Uberaba pode perder a única secretaria conquistada no governo Fernando Pimentel. Notícia divulgada pelo jornal “O Tempo”, de Belo Horizonte, dá conta de que o governador pretende promover uma reforma no primeiro escalão, bem como o enxugamento da máquina administrativa, para tentar conter gastos. Diz o jornal: “Entre as mudanças especuladas estão a saída do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, e até mesmo a do secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana. Além desses, o governo, que enfrenta complicada crise financeira, deve extinguir dezenas de autarquias e empresas estatais”. Segundo o jornal que circula na capital, o governo deve enviar para a Assembleia Legislativa projeto de lei dessa reforma administrativa, mas ainda estaria em fase de gestação.

Manguinhas de fora já!

Lideranças políticas e classistas de Uberaba precisam se articular desde já para tentar evitar o prejuízo da nossa representatividade no governo do Estado. Afinal, há anos que a cidade não é prestigiada na composição do secretariado mineiro e não pode perder espaço agora, que conquistou uma pasta de grande expressão, como o Desenvolvimento Econômico. Não dá para esperar que a saída de Altamir se concretize para começarmos a agir. As ações preventivas são emergenciais. Se não tomarmos atitudes efetivas agora, não vão adiantar as lamentações futuras. Vale destacar que dificilmente Uberaba conseguirá novamente uma secretaria de Estado com o status e a envergadura que tem o Desenvolvimento Econômico.

Desgaste da relação

Nos bastidores, os comentários dão conta de que a cogitada saída de Altamir seria consequência do desgaste na relação política entre o governador e o prefeito Paulo Piau. O pivô seriam as críticas feitas por Piau ao governo do Estado ao longo de 2015, motivadas pelas negociações envolvendo o gasoduto e a planta de amônia da Petrobras. Essas críticas teriam irritado o governador e atingido em cheio o indicado de Piau para o 1º escalão.

Cobrança legítima – Por sua vez, o prefeito Paulo Piau não acredita que esse possa ser o motivo da eventual saída de Altamir do comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Não houve crítica ao governo. Houve, sim, uma cobrança legítima, respeitosa e técnica em relação ao projeto de interesse de Uberaba”, reagiu Piau.

Temperamento difícil – Nos tempos em que era ministro, Pimentel conquistou a fama de ter um temperamento muito difícil. Não seria de se estranhar, portanto, que tivesse eventualmente interpretado a cobrança legítima como crítica. Aliás, depois que o também petista Fernando Haddad proibiu os taxistas de São Paulo de falarem sobre política com passageiros, tudo é possível...

Bom trabalho

“O Altamir tem feito um trabalho excepcional. Tem procurado trazer investimentos para Minas Gerais, tem o respaldo da Federação das Indústrias, enfim, não se pode cobrar mais dele, sobretudo considerando que o Brasil está em recessão e o ambiente é de desinvestimento”, avalia Paulo Piau. Analisando, portanto, a questão sob o aspecto da competência do secretário e dos resultados do seu trabalho, Piau também descarta qualquer motivo para o governador dispensá-lo.

Em xeque

Segundo o prefeito, Altamir Rôso chegou ao 1º escalão do governo de Minas na quota do PMDB, ao qual ambos são filiados. Por essa razão, o prefeito disse que ligaria para o vice-governador Antônio Andrade ontem mesmo, para ter uma informação concreta sobre o assunto e seus possíveis desdobramentos.

 Fogo amigo

Já a interpretação do presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande sobre essa notícia publicada no jornal de BH é que tudo isso não passa de fofoca. Segundo Nagib Facury, “existe uma publicidade negativa em BH contra o Altamir e não é de hoje. Sabemos que tudo não passa do chamado fogo amigo, principalmente porque Altamir é do interior. Mas o Altamir continua lá, trabalhando normalmente e fazendo um excelente trabalho, diga-se de passagem”.

Nem pensar

Ainda de acordo com Nagib Facury, “o PMDB não concorda e não vai concordar em perder espaço no governo estadual”, ainda que a secretaria comandada por Altamir seja extinta, na propalada reforma administrativa pretendida por Pimentel. Oremos!

Inadimplência

A inadimplência registrada pelo Codau em dezembro de 2015 chegou a 32,57%. Foi o mais alto índice do ano passado. Um recorde assustador! Para se ter uma ideia do salto olímpico, o mês de janeiro/2015 fechou com apenas 0,72% de inadimplência. Por conta desse quadro, a direção do Codau estuda a formatação de um convênio com a CDL/Uberaba para o registro dos débitos no SPC.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por