DATA MANTIDA
Está mantida a data de 13 de setembro para o início das inscrições dos interessados no concurso público para provimento de 875 vagas de professores em Uberaba. Confirmação foi feita pelo secretário municipal de Educação, Celso Neto, em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira. O processo foi submetido ao Tribunal de Contas do Estado no mês passado, que tem prazo peremptório de 60 dias para análise e devolução ao município. Segundo Celso Neto, o processo foi muito bem feito por uma equipe experiente no assunto, e, por esta razão, ele não acredita que o Tribunal determine alterações substanciais no conteúdo. Quando muito fará algumas observações fáceis de ser incluídas no texto.
CRONOGRAMA APERTADO
Embora o secretário avalie que o cronograma do concurso público segue o previsto, na verdade a Semed corre contra o relógio. Os prazos estão bastante apertados. Para se ter uma ideia, os 60 dias que o TCE tem para análise e devolução do processo vencem exatamente no dia 13 de setembro, que é a data de abertura das inscrições para os professores interessados. As provas serão realizadas no dia 5 de novembro, mesma data do ENEM, que é o mais importante exame do ensino médio nacional e envolve não apenas os estudantes, como também os professores. A data das provas do concurso público não pode ser antecipada, por impedimento legal, nem adiada, porque não daria tempo de correção das provas e homologação do resultado até 20 de dezembro, que é a data limite. Vale destacar que a Semed está com a corda no pescoço em razão de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público que obriga o município a contratar professores por concurso público, e não mais por contrato temporário.
AOS POUCOS
O secretário Celso Neto quer que os classificados no concurso do magistério possam comemorar a vitória com brinde no Natal, já se preparando para as nomeações previstas para início de janeiro. Mas não serão convocados todos os 875 aprovados simultaneamente. A princípio serão chamados os classificados para atuarem em áreas mais emergenciais. Num segundo momento virão os demais.
NO PONTO
Outro assunto que vem tirando o sono dos professores da rede municipal é o projeto do novo Plano de Carreira do Magistério. Esse assunto vem se arrastando há um bom tempo e o secretário Celso Neto, enquanto ainda ocupava cadeira de vereador, participou ativamente das discussões com os professores sobre o tema. Na entrevista desta sexta-feira, o secretário assegurou que falta pouco para o projeto ser enviado à Câmara. Antes, porém, ele pretende passar um pente fino no texto, reunindo-se com os professores, mais uma vez, nos próximos dias. Assim, quando chegar às mãos dos vereadores, o projeto já terá sido exaustivamente discutido com a categoria. A intenção é que o novo Plano de Carreira do Magistério entre em vigor no ano que vem.
REFORÇO IMEDIATO
Avaliação a que os alunos da rede municipal foram submetidos no meio deste ano revelou que eles têm grande dificuldade com interpretação de textos e com a matemática. Tanto assim que a Semed adotou o 6º horário em todas as escolas municipais, para reforço de aprendizado pela garotada.
Celso Neto revelou, ainda, que outro grande desafio tem sido a alfabetização das crianças na idade certa. Isso sem contar que há mais de mil crianças com idade de 0 a 5 anos fora da escola por falta de vagas.
QUESTÃO DE ECONOMIA
Quem também esteve na Rádio JM nesta sexta-feira foi o presidente da Codau. Explicou detalhadamente as razões da troca dos hidrômetros, argumentando que ficaria muito mais caro aferir os hidrômetros antigos do que instalar novos equipamentos nas residências. Daí a opção pela troca. Por outro lado, o presidente disse que tão logo tomou conhecimento pela imprensa (leia-se Jornal da Manhã) da liminar concedida pela juíza Régia Ferreira de Lima, ele determinou a suspensão das novas substituições de hidrômetros. Garantiu, no entanto, que a Codau vai recorrer da decisão.
PAGAR OU PAGAR
Segundo José Waldir, não há amparo legal para suspender os cortes no fornecimento de água a consumidores inadimplentes, como sugeriu a vereadora Rochelle Bazaga durante a audiência pública de quinta-feira. Ele argumentou, por outro lado, que os consumidores podem parcelar suas contas em até 36 meses, o que já vai aliviar um pouco. Fora isso, nada poderá ser feito.
SEM CHANCE
Durante a audiência pública de quinta-feira, a certa altura foi ventilada a ideia de propor à Codau a disponibilização de equipe técnica para caçar vazamentos nas casas onde a conta de água assusta o consumidor. No entanto, o assessor jurídico da companhia, Guilherme Rosa, descartou essa possibilidade. Ou seja, vai continuar assim: da porta pra fora a responsabilidade é da Codau. Da porta pra dentro, do consumidor.
TOC TOC TOC
Em vez de procurar redes sociais e vereadores, o presidente José Waldir aconselhou os consumidores a baterem na porta certa, que é o atendimento da Codau, no Praça Uberaba Shopping, a fim de sanar suas dúvidas sobre os valores lançados na conta de água. E confirmou que fará um reforço no time para agilizar o atendimento a partir da próxima semana.
NOVO MORADOR
Réplica do dinossauro megarraptor já está instalada no Mirante da Univerdecidade. Segundo explicação do secretário Rui Ramos, essa réplica estava guardada no Museu, em Peirópolis, aguardando definição sobre seu destino. Agora achou um espaço para chamar de seu. A réplica mede 2,2 metros de altura, por 6 metros de comprimento, e deve se transformar numa nova atração turística na Univerde.
TROCA TROCA
Mãe do vereador Caio Godoi, a servidora de carreira Rosângela Fonseca Godoi foi exonerada do cargo comissionado que vinha exercendo na Secretaria de Administração. Publicação foi feita no Porta Voz desta sexta-feira.
SEBO NAS CANELAS
Neste domingo tem Corrida dos 100 anos da ACIU, a partir das 8h, saindo da Praça Por do Sol. Além da corrida, haverá brinquedos infláveis para as crianças e muitas outras atrações. Mesmo que você não vá correr, passe por lá para aproveitar a manhã de domingo de modo diferente.