ARO EM UBERABA
Secretário de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro, estará em Uberaba nesta sexta-feira. Na sua agenda estão reuniões com representantes do terceiro setor e visita à Aciu, onde se reunirá com presidentes e representantes de entidades de classe que integram a Adub - Associação para o Desenvolvimento de Uberaba.
ENCONTRO COM ELISA
Aro será recebido pela prefeita Elisa e pelo ex-deputado Franco Cartafina, de quem é amigo pessoal, compadre e correligionário. Ambos são filiados ao Progressistas. Certamente as eleições de outubro estarão na pauta do encontro, dentre outros assuntos, evidentemente. Jovem, contando apenas 38 anos de idade, Aro é considerado um dos mais promissores políticos mineiros.
RUMO AO SENADO
Marcelo Aro também é nome cotado para disputar assento no Senado.
NA BRONCA
Prefeito Luís Falcão, de Patos de Minas, que também é presidente da Associação Mineira de Municípios, e o vice-governador Mateus Simões estão em rota de colisão há algum tempo. Mas nesta semana a situação se agravou. Em pronunciamento público, Simões retrucou queixa de Falcão sobre a transferência de responsabilidade e despesa do estado aos municípios. O vice-governador disse que Patos de Minas oferece apenas “dois estagiários” ao Estado e que não fariam falta. Para quê?! Falcão rebateu dizendo que Simões não conhece a realidade do interior e que seu município custeia muitas despesas na saúde, educação e em outros setores, e não apenas “dois estagiários”. O bate-boca entre os dois coloca o vice-governador numa situação de constrangimento, dada a liderança de Falcão junto aos prefeitos do interior, e, por outro lado, desgasta Simões num momento em que ele precisa de apoio e votos para se eleger governador de Minas. É o tipo de situação que Simões deveria evitar!
EIXO BRASÍLIA
Por falar em prefeitos mineiros, as redes sociais do prefeito de Campo Florido, Alysson da Saúde, único eleito do PT na região, mostram agenda intensa em Brasília e proximidade crescente com a cúpula nacional do partido. Esteve nessa semana com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e com o assessor especial da Presidência, Gilmar Machado (foto abaixo).
ARTICULAÇÃO REGIONAL
Bem relacionado também com os deputados federais Dandara, Reginaldo Lopes e com o ex-ministro Anderson Adauto, Alysson amplia espaço político. Nos bastidores, cresce a aposta de que ele coordenará a campanha de Lula nos 27 municípios do Triângulo Sul. A jornalista Indiara Ferreira, que comandou a campanha vitoriosa em Campo Florido — decidida por 12 votos —, seguiria com ele no núcleo estratégico.
SÓ DE BRINCADEIRA
Autoridade em pesquisas eleitorais, Luiz Cláudio Campos esteve no programa Pingo do J dessa quinta-feira e explicou a diferença entre pesquisa eleitoral e enquete. Isso porque nos últimos dias os bastidores políticos estão em polvorosa, com uma enquete lançada no grupo Política Uberaba 2026. Luiz Cláudio explicou que enquete é apenas uma forma de engajamento das pessoas e de suscitar o debate. Mas não reflete o cenário político ou a intenção de votos da população. Apenas de um grupo de participantes, sem qualquer conotação científica e fora dos padrões técnicos. Tanto assim que a Justiça Eleitoral não olha as enquetes com o rigor voltado às pesquisas de intenção de votos. “Qualquer um pode votar na enquete, mesmo quem mora na Austrália e sequer vota em Uberaba”. Por isso seu resultado deve ser visto com parcimônia.
ANÁLISE TÉCNICA
De acordo com Luiz Cláudio Campos, a pesquisa eleitoral é diferente e por isso mais confiável, pois segue padrões técnicos e científicos. Usa dados do IBGE ou do Tribunal Superior Eleitoral para estratificar a entrevista de acordo com o perfil da população, levando em consideração dados como renda, grau de escolaridade, sexo, etc.
NEM AÍ
As últimas pesquisas de 2025 sobre tendências do eleitorado uberabense revelam que os eleitores ainda não estão sensibilizados para as eleições de outubro. “O eleitor está muito distante das eleições e das possíveis candidaturas”, destacou Luiz Cláudio Campos.
VAI COM QUEM?
Além de expert em pesquisas, Luiz Cláudio Campos também é vice-presidente do PSDB em Uberaba. Segundo ele, o partido está firme no propósito de lançar uma dobradinha nas eleições de outubro. Mariscal está confirmado para federal pelo partido. Mas o candidato a deputado estadual continua indefinido. Tanto pode ser Tulio Micheli quanto Thiago Mariscal. Os tucanos não estão com pressa para definirem seus nomes. Nem têm data para trazerem à tona suas intenções.