ALTERNATIVA

De saída

Beto Vasconcelos deixa a Secretaria Nacional de Justiça

Lídia Prata
Publicado em 02/03/2016 às 10:24Atualizado em 16/12/2022 às 19:53
Compartilhar

Uberabense Beto Vasconcelos deixa o governo Dilma

Beto deixa o governo

O uberabense Beto Vasconcelos está deixando a Secretaria Nacional de Justiça. Considerado um dos mais próximos assessores da presidente Dilma Rousseff, Beto já comunicou a ela seu desejo de deixar o governo para alçar novos voos na advocacia privada. Embora não haja ligação, o anúncio da saída de Beto praticamente coincide com a troca no Ministério da Justiça, do qual José Eduardo Cardozo se desligou na segunda-feira. Beto chegou a ser cogitado para assumir a Advocacia Geral da União, cargo agora ocupado por Cardozo.

Homem de confiança

Antes de assumir a SNJ, Beto Vasconcelos ficou um ano na chefia de gabinete da Presidência da República, além de ter sido subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil. Era considerado um dos homens de confiança da presidente Dilma. No comando da Secretaria Nacional de Justiça desde fevereiro de 2015, Beto Vasconcelos tinha entre suas principais atribuições as políticas de cooperação internacional, incluindo a coordenação de ações de combate à lavagem de dinheiro e de recuperação de ativos, tema recorrente no noticiário nacional desde que a Operação Lava Jato ganhou visibilidade.

Ladeira abaixo

Com as recentes baixas, o governo Dilma Rousseff vai se enfraquecendo mais e mais. Até quando ela irá se segurar no cargo, só Deus sabe. Sem apoio político até mesmo do seu partido, o PT, e com uma rejeição popular jamais vista na República, Dilma escreve capítulos dramáticos da sua biografia e da história do Brasil.

E agora, Dilma? – A situação da presidente Dilma vai ficando cada vez mais insustentável. Ontem a Construtora Andrade Gutierrez admitiu ter pago dívidas de campanha da Presidente. O pagamento foi feito através de um contrato fictício de prestação de serviços...

Perda – Para Uberaba, a saída de Beto Vasconcelos da SNJ é uma perda significativa, pois ele era uma das vozes mais eloquentes na defesa dos interesses da cidade em Brasília. Mas é certo que ele deu valiosa contribuição à sua terra durante o período em que ocupou postos de destaque em Brasília.

Presentaço de aniversário

Inauguração da expansão da fábrica da FMC em Uberaba, ontem, mostrou números grandiosos, a ponto de levar o prefeito Paulo Piau e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, às comemorações. O investimento da empresa chegou a R$10 milhões, voltados para tecnologia robótica e máquinas automáticas.

Rasgando o verbo

A propósito, o prefeito Paulo Piau “rasga o verbo” na edição especial de aniversário de Uberaba. Fala sobre eleições, realizações e indignações. Vale a leitura.

Sai Zika

Nem no aniversário de Uberaba o Aedes será esquecido. Pelo contrário. Terá lugar de destaque na programação festiva oficial, com ações desenvolvidas pela Prefeitura no combate ao mosquito. Cerca de 200 agentes de endemias e de saúde vão percorrer as ruas do bairro Santa Marta para a checagem dos focos e criadouros do Aedes.

Na bronca

O vereador Edmilson de Paula (PMN) está indignado com as regras de concessão dos benefícios do velório social pela Seds. Somente as pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família têm o custeio do velório de parentes pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Outras pessoas igualmente (ou até mais) pobres têm de passar o chapéu para enterrar seus familiares. Convenhamos: o vereador tem toda razão de “rodar a baiana” nesse caso.

Resultados

A troca no comando das Polícias Civil e Militar em Uberaba já começa a dar resultados. Nas últimas horas, a Polícia agiu rápido e prendeu autor de assalto a joalheira de shopping e os suspeitos do assassinato do cabeleireiro desaparecido há um ano, para citar apenas alguns exemplos. Tomara que o Judiciário atue com rigor para deixar esses bandidos longe das ruas por muito tempo!

Tolerância zero

Ainda que o Estado não faça sua parte, as forças de segurança da cidade têm meios de atuar em conjunto – como já vem sendo demonstrado – para implantar um programa de tolerância zero contra a criminalidade em Uberaba. Só com atuação realmente firme e determinada das forças de segurança será possível reduzir os índices de violência na cidade e resgatar a paz que perdemos diante de tantos assaltos, tiroteios, roubos e similares.

Substituição

Esta coluna estará sob a batuta da colega jornalista Marilu Teixeira pelos próximos 10 dias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por